Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/342 |
Resumo: | A obra faz uma reflexão sobre a história da matemática, sua origem e difusão confrontando-a com a realidade atual. Introduz o conceito de etnomatemática, que trata não somente do ensino de Matemática nas diversas etnias, mas também engloba um conceito mais amplo. D’Ambrosio explica o conceito de etnomatemática por meio da junção de três radicais: etno, matema e tica. Etno representa a realidade natural e sociocultural dos povos, matema a arte de saber conviver e tica (habilidades, técnicas). O autor defende a necessidade de modernização dos currículos, principalmente devido ao processo constante de globalização e inovação tecnológica e das características de cada região. Além disso, sugere uma nova proposta de avaliação escolar, valorizando a realização de projetos em grupo, de relatórios e sínteses de aulas. Assim como, rejeita a aplicação de provas escritas e de questionários e a insistência docente de manter os rudimentos do ensino tradicional. |
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Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’AmbrósioEducaçãoMatemáticaA obra faz uma reflexão sobre a história da matemática, sua origem e difusão confrontando-a com a realidade atual. Introduz o conceito de etnomatemática, que trata não somente do ensino de Matemática nas diversas etnias, mas também engloba um conceito mais amplo. D’Ambrosio explica o conceito de etnomatemática por meio da junção de três radicais: etno, matema e tica. Etno representa a realidade natural e sociocultural dos povos, matema a arte de saber conviver e tica (habilidades, técnicas). O autor defende a necessidade de modernização dos currículos, principalmente devido ao processo constante de globalização e inovação tecnológica e das características de cada região. Além disso, sugere uma nova proposta de avaliação escolar, valorizando a realização de projetos em grupo, de relatórios e sínteses de aulas. Assim como, rejeita a aplicação de provas escritas e de questionários e a insistência docente de manter os rudimentos do ensino tradicional. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/342Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/342/225da Silva Filho, Manoel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-28T16:08:45Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/342Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-03-28T16:08:45Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
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