Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Filho, Manoel Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/342
Resumo: A obra faz uma reflexão sobre a história da matemática, sua origem e difusão confrontando-a com a realidade atual. Introduz o conceito de etnomatemática, que trata não somente do ensino de Matemática nas diversas etnias, mas também engloba um conceito mais amplo. D’Ambrosio explica o conceito de etnomatemática por meio da junção de três radicais: etno, matema e tica. Etno representa a realidade natural e sociocultural dos povos, matema a arte de saber conviver e tica (habilidades, técnicas). O autor defende a necessidade de modernização dos currículos, principalmente devido ao processo constante de globalização e inovação tecnológica e das características de cada região. Além disso, sugere uma nova proposta de avaliação escolar, valorizando a realização de projetos em grupo, de relatórios e sínteses de aulas. Assim como, rejeita a aplicação de provas escritas e de questionários e a insistência docente de manter os rudimentos do ensino tradicional.  
id UNIVASF-1_d09dc450153dabbd22eccf3461d71e6e
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/342
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’AmbrósioEducaçãoMatemáticaA obra faz uma reflexão sobre a história da matemática, sua origem e difusão confrontando-a com a realidade atual. Introduz o conceito de etnomatemática, que trata não somente do ensino de Matemática nas diversas etnias, mas também engloba um conceito mais amplo. D’Ambrosio explica o conceito de etnomatemática por meio da junção de três radicais: etno, matema e tica. Etno representa a realidade natural e sociocultural dos povos, matema a arte de saber conviver e tica (habilidades, técnicas). O autor defende a necessidade de modernização dos currículos, principalmente devido ao processo constante de globalização e inovação tecnológica e das características de cada região. Além disso, sugere uma nova proposta de avaliação escolar, valorizando a realização de projetos em grupo, de relatórios e sínteses de aulas. Assim como, rejeita a aplicação de provas escritas e de questionários e a insistência docente de manter os rudimentos do ensino tradicional.  Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/342Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/342/225da Silva Filho, Manoel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-28T16:08:45Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/342Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-03-28T16:08:45Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio
title Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio
spellingShingle Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio
da Silva Filho, Manoel Pereira
Educação
Matemática
title_short Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio
title_full Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio
title_fullStr Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio
title_full_unstemmed Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio
title_sort Etnomatemática: resenha sobre a obra Educação matemática:: da teoria à prática de Ubiratam D’Ambrósio
author da Silva Filho, Manoel Pereira
author_facet da Silva Filho, Manoel Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Filho, Manoel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática
topic Educação
Matemática
description A obra faz uma reflexão sobre a história da matemática, sua origem e difusão confrontando-a com a realidade atual. Introduz o conceito de etnomatemática, que trata não somente do ensino de Matemática nas diversas etnias, mas também engloba um conceito mais amplo. D’Ambrosio explica o conceito de etnomatemática por meio da junção de três radicais: etno, matema e tica. Etno representa a realidade natural e sociocultural dos povos, matema a arte de saber conviver e tica (habilidades, técnicas). O autor defende a necessidade de modernização dos currículos, principalmente devido ao processo constante de globalização e inovação tecnológica e das características de cada região. Além disso, sugere uma nova proposta de avaliação escolar, valorizando a realização de projetos em grupo, de relatórios e sínteses de aulas. Assim como, rejeita a aplicação de provas escritas e de questionários e a insistência docente de manter os rudimentos do ensino tradicional.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/342
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/342/225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 2 (2012)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488399585280