O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir como professores compreendem o processo das aulas remotas, utilizando as tecnologias digitais, em tempos de distanciamento social. Os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores de duas escolas de ensino médio localizadas em uma cidade do norte de Santa Catarina. Foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista com cinco professores. A coleta ocorreu em 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas e passaram a ser de forma remota, com o uso das tecnologias digitais. Os resultados apontaram que os professores tiveram uma formação técnica para desenvolver suas aulas de forma remota, porém acentuaram as dificuldades em utilizar sua casa como sala de aula. Também indicaram que as práticas educativas pós-pandemia serão afetadas pela experiência com as tecnologias digitais das aulas remotas. |
id |
UNIVASF-1_d0c4dbebc7b679aefe8b988d42754cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1580 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIOTecnologias digitaisEnsino remotoPráticas educativasEste artigo tem como objetivo discutir como professores compreendem o processo das aulas remotas, utilizando as tecnologias digitais, em tempos de distanciamento social. Os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores de duas escolas de ensino médio localizadas em uma cidade do norte de Santa Catarina. Foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista com cinco professores. A coleta ocorreu em 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas e passaram a ser de forma remota, com o uso das tecnologias digitais. Os resultados apontaram que os professores tiveram uma formação técnica para desenvolver suas aulas de forma remota, porém acentuaram as dificuldades em utilizar sua casa como sala de aula. Também indicaram que as práticas educativas pós-pandemia serão afetadas pela experiência com as tecnologias digitais das aulas remotas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 155-1742177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580/1156Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPesce, Marly Krüger deUlbrich , Raquel Terezinha 2022-10-04T11:14:27Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1580Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T11:14:27Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO |
title |
O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO Pesce, Marly Krüger de Tecnologias digitais Ensino remoto Práticas educativas |
title_short |
O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO |
author |
Pesce, Marly Krüger de |
author_facet |
Pesce, Marly Krüger de Ulbrich , Raquel Terezinha |
author_role |
author |
author2 |
Ulbrich , Raquel Terezinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pesce, Marly Krüger de Ulbrich , Raquel Terezinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Ensino remoto Práticas educativas |
topic |
Tecnologias digitais Ensino remoto Práticas educativas |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir como professores compreendem o processo das aulas remotas, utilizando as tecnologias digitais, em tempos de distanciamento social. Os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores de duas escolas de ensino médio localizadas em uma cidade do norte de Santa Catarina. Foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista com cinco professores. A coleta ocorreu em 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas e passaram a ser de forma remota, com o uso das tecnologias digitais. Os resultados apontaram que os professores tiveram uma formação técnica para desenvolver suas aulas de forma remota, porém acentuaram as dificuldades em utilizar sua casa como sala de aula. Também indicaram que as práticas educativas pós-pandemia serão afetadas pela experiência com as tecnologias digitais das aulas remotas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580/1156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 155-174 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489413558272 |