O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pesce, Marly Krüger de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ulbrich , Raquel Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir como professores compreendem o processo das aulas remotas, utilizando as tecnologias digitais, em tempos de distanciamento social. Os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores de duas escolas de ensino médio localizadas em uma cidade do norte de Santa Catarina. Foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista com cinco professores. A coleta ocorreu em 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas e passaram a ser de forma remota, com o uso das tecnologias digitais. Os resultados apontaram que os professores tiveram uma formação técnica para desenvolver suas aulas de forma remota, porém acentuaram as dificuldades em utilizar sua casa como sala de aula. Também indicaram que as práticas educativas pós-pandemia serão afetadas pela experiência com as tecnologias digitais das aulas remotas.
id UNIVASF-1_d0c4dbebc7b679aefe8b988d42754cb6
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1580
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIOTecnologias digitaisEnsino remotoPráticas educativasEste artigo tem como objetivo discutir como professores compreendem o processo das aulas remotas, utilizando as tecnologias digitais, em tempos de distanciamento social. Os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores de duas escolas de ensino médio localizadas em uma cidade do norte de Santa Catarina. Foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista com cinco professores. A coleta ocorreu em 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas e passaram a ser de forma remota, com o uso das tecnologias digitais. Os resultados apontaram que os professores tiveram uma formação técnica para desenvolver suas aulas de forma remota, porém acentuaram as dificuldades em utilizar sua casa como sala de aula. Também indicaram que as práticas educativas pós-pandemia serão afetadas pela experiência com as tecnologias digitais das aulas remotas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 155-1742177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580/1156Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPesce, Marly Krüger deUlbrich , Raquel Terezinha 2022-10-04T11:14:27Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1580Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T11:14:27Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
title O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
Pesce, Marly Krüger de
Tecnologias digitais
Ensino remoto
Práticas educativas
title_short O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
title_full O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
title_sort O ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECITVA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
author Pesce, Marly Krüger de
author_facet Pesce, Marly Krüger de
Ulbrich , Raquel Terezinha
author_role author
author2 Ulbrich , Raquel Terezinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pesce, Marly Krüger de
Ulbrich , Raquel Terezinha
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Ensino remoto
Práticas educativas
topic Tecnologias digitais
Ensino remoto
Práticas educativas
description Este artigo tem como objetivo discutir como professores compreendem o processo das aulas remotas, utilizando as tecnologias digitais, em tempos de distanciamento social. Os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores de duas escolas de ensino médio localizadas em uma cidade do norte de Santa Catarina. Foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista com cinco professores. A coleta ocorreu em 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas e passaram a ser de forma remota, com o uso das tecnologias digitais. Os resultados apontaram que os professores tiveram uma formação técnica para desenvolver suas aulas de forma remota, porém acentuaram as dificuldades em utilizar sua casa como sala de aula. Também indicaram que as práticas educativas pós-pandemia serão afetadas pela experiência com as tecnologias digitais das aulas remotas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580/1156
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 155-174
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489413558272