O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Glória Maria Pinto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Mateus Matiuzzi da, Sousa, Geida Maria Cavalcanti de, Matos, Khesia Kelly Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/64
Resumo: O estudo traz a idealização do aluno do Ensino Médio de escolas do campo acerca do professor de Biologia. São reflexões sobre conhecimento pedagógico, pessoal e relacional entre professor – aluno na sala de aula. A intenção foi contribuir com o pensamento científico sobre a prática profissional docente.  O objetivo é descrever o perfil do professor de Biologia, segundo o olhar dos alunos do Ensino médio das escolas no campo. O estudo é exploratório com uma abordagem quantitativa. Foram aplicados 166 questionários ao grupo de estudantes de 6 escolas públicas da área irrigada do Submédio São Francisco. O estudo revela que o aluno deseja um docente proativo, com sabedoria para lidar com situações diversas, além de considerar o fato de que ensinar não é apenas transmissão de conhecimentos, mas também um entrelaçamento de situações objetivando a formação de discentes críticos e atuantes, capazes de construir o conhecimento. As características pontuadas pelos discentes nesse estudo, envolve uma articulação entre diferentes características, contribuindo dessa forma, para a reflexão acerca da expansão da formação disciplinar do professor para o campo social e humanista. Dessa forma, os docentes que atuam na escola do campo precisam exercer sua prática de forma crítica e condizente com as necessidades curriculares dos sujeitos locais. A partir do perfil ideal de professor, segundo os estudantes, esperamos contribuir no fortalecimento das relações na sala de aula e tornar a disciplina de Biologia atraente, investigativa e presente nas questões do cotidiano.
id UNIVASF-1_d4d4e412c0a9ac911d2dc45a208af20d
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/64
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADAProfessorEnsino MédioRelação professor-alunoBiologiaO estudo traz a idealização do aluno do Ensino Médio de escolas do campo acerca do professor de Biologia. São reflexões sobre conhecimento pedagógico, pessoal e relacional entre professor – aluno na sala de aula. A intenção foi contribuir com o pensamento científico sobre a prática profissional docente.  O objetivo é descrever o perfil do professor de Biologia, segundo o olhar dos alunos do Ensino médio das escolas no campo. O estudo é exploratório com uma abordagem quantitativa. Foram aplicados 166 questionários ao grupo de estudantes de 6 escolas públicas da área irrigada do Submédio São Francisco. O estudo revela que o aluno deseja um docente proativo, com sabedoria para lidar com situações diversas, além de considerar o fato de que ensinar não é apenas transmissão de conhecimentos, mas também um entrelaçamento de situações objetivando a formação de discentes críticos e atuantes, capazes de construir o conhecimento. As características pontuadas pelos discentes nesse estudo, envolve uma articulação entre diferentes características, contribuindo dessa forma, para a reflexão acerca da expansão da formação disciplinar do professor para o campo social e humanista. Dessa forma, os docentes que atuam na escola do campo precisam exercer sua prática de forma crítica e condizente com as necessidades curriculares dos sujeitos locais. A partir do perfil ideal de professor, segundo os estudantes, esperamos contribuir no fortalecimento das relações na sala de aula e tornar a disciplina de Biologia atraente, investigativa e presente nas questões do cotidiano. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/64Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 14 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/64/69Coelho, Glória Maria PintoCosta, Mateus Matiuzzi daSousa, Geida Maria Cavalcanti deMatos, Khesia Kelly Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:07:09Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/64Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:07:09Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA
title O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA
spellingShingle O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA
Coelho, Glória Maria Pinto
Professor
Ensino Médio
Relação professor-aluno
Biologia
title_short O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA
title_full O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA
title_fullStr O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA
title_full_unstemmed O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA
title_sort O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA
author Coelho, Glória Maria Pinto
author_facet Coelho, Glória Maria Pinto
Costa, Mateus Matiuzzi da
Sousa, Geida Maria Cavalcanti de
Matos, Khesia Kelly Cardoso
author_role author
author2 Costa, Mateus Matiuzzi da
Sousa, Geida Maria Cavalcanti de
Matos, Khesia Kelly Cardoso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Glória Maria Pinto
Costa, Mateus Matiuzzi da
Sousa, Geida Maria Cavalcanti de
Matos, Khesia Kelly Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Ensino Médio
Relação professor-aluno
Biologia
topic Professor
Ensino Médio
Relação professor-aluno
Biologia
description O estudo traz a idealização do aluno do Ensino Médio de escolas do campo acerca do professor de Biologia. São reflexões sobre conhecimento pedagógico, pessoal e relacional entre professor – aluno na sala de aula. A intenção foi contribuir com o pensamento científico sobre a prática profissional docente.  O objetivo é descrever o perfil do professor de Biologia, segundo o olhar dos alunos do Ensino médio das escolas no campo. O estudo é exploratório com uma abordagem quantitativa. Foram aplicados 166 questionários ao grupo de estudantes de 6 escolas públicas da área irrigada do Submédio São Francisco. O estudo revela que o aluno deseja um docente proativo, com sabedoria para lidar com situações diversas, além de considerar o fato de que ensinar não é apenas transmissão de conhecimentos, mas também um entrelaçamento de situações objetivando a formação de discentes críticos e atuantes, capazes de construir o conhecimento. As características pontuadas pelos discentes nesse estudo, envolve uma articulação entre diferentes características, contribuindo dessa forma, para a reflexão acerca da expansão da formação disciplinar do professor para o campo social e humanista. Dessa forma, os docentes que atuam na escola do campo precisam exercer sua prática de forma crítica e condizente com as necessidades curriculares dos sujeitos locais. A partir do perfil ideal de professor, segundo os estudantes, esperamos contribuir no fortalecimento das relações na sala de aula e tornar a disciplina de Biologia atraente, investigativa e presente nas questões do cotidiano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/64
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/64/69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 14 (2017)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487544995840