CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Evando Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa, Jaderson de Araújo Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/195
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem de matemática na Educação a Distância (EaD), via ambiente virtual de aprendizagem (AVA), pode ser influenciado por outras variáveis inerentes a esta nova modalidade de ensino, além dos fatores já conhecidos no ensino presencial. Nesse contexto, esse trabalho propõe um estudo de caso para classificar, na visão dos alunos, fatores que interferem na aprendizagem de matemática na graduação EaD via AVA. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a uma amostra de 109 indivíduos e tratados via modelo de Rasch dicotômico. A análise dos resultados mostrou que a aprendizagem é fortemente afetada pelo intervalo de tempo entre a conclusão do ensino médio e o início do curso superior, pela falta de conhecimentos básicos em matemática, seguidos pela dificuldade em organizar o tempo entre trabalho, família e estudos. A falta de interação tutor-aluno no AVA também é um dos fatores que mais interferem no processo. Por outro lado, o planejamento do professor para ministrar a disciplina, os conhecimentos adequados de informática e internet dos alunos e a ausência de problemas de acesso ao AVA são fatores que favorecem o ensino-aprendizagem de matemática nessa modalidade de ensino.
id UNIVASF-1_e3ecad557388821bb32a6951825b7762
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/195
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICOEducação MatemáticaAmbiente Virtual de AprendizagemEnsino SuperiorDificuldade de AprendizagemAvaliação da AprendizagemO processo de ensino-aprendizagem de matemática na Educação a Distância (EaD), via ambiente virtual de aprendizagem (AVA), pode ser influenciado por outras variáveis inerentes a esta nova modalidade de ensino, além dos fatores já conhecidos no ensino presencial. Nesse contexto, esse trabalho propõe um estudo de caso para classificar, na visão dos alunos, fatores que interferem na aprendizagem de matemática na graduação EaD via AVA. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a uma amostra de 109 indivíduos e tratados via modelo de Rasch dicotômico. A análise dos resultados mostrou que a aprendizagem é fortemente afetada pelo intervalo de tempo entre a conclusão do ensino médio e o início do curso superior, pela falta de conhecimentos básicos em matemática, seguidos pela dificuldade em organizar o tempo entre trabalho, família e estudos. A falta de interação tutor-aluno no AVA também é um dos fatores que mais interferem no processo. Por outro lado, o planejamento do professor para ministrar a disciplina, os conhecimentos adequados de informática e internet dos alunos e a ausência de problemas de acesso ao AVA são fatores que favorecem o ensino-aprendizagem de matemática nessa modalidade de ensino.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/195Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 19 (2019); 244-2612177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/195/356Araújo, Evando SantosBarbosa, Jaderson de Araújo Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-23T13:47:59Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/195Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-07-23T13:47:59Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO
title CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO
spellingShingle CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO
Araújo, Evando Santos
Educação Matemática
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ensino Superior
Dificuldade de Aprendizagem
Avaliação da Aprendizagem
title_short CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO
title_full CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO
title_fullStr CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO
title_full_unstemmed CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO
title_sort CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO
author Araújo, Evando Santos
author_facet Araújo, Evando Santos
Barbosa, Jaderson de Araújo Barros
author_role author
author2 Barbosa, Jaderson de Araújo Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Evando Santos
Barbosa, Jaderson de Araújo Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ensino Superior
Dificuldade de Aprendizagem
Avaliação da Aprendizagem
topic Educação Matemática
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ensino Superior
Dificuldade de Aprendizagem
Avaliação da Aprendizagem
description O processo de ensino-aprendizagem de matemática na Educação a Distância (EaD), via ambiente virtual de aprendizagem (AVA), pode ser influenciado por outras variáveis inerentes a esta nova modalidade de ensino, além dos fatores já conhecidos no ensino presencial. Nesse contexto, esse trabalho propõe um estudo de caso para classificar, na visão dos alunos, fatores que interferem na aprendizagem de matemática na graduação EaD via AVA. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a uma amostra de 109 indivíduos e tratados via modelo de Rasch dicotômico. A análise dos resultados mostrou que a aprendizagem é fortemente afetada pelo intervalo de tempo entre a conclusão do ensino médio e o início do curso superior, pela falta de conhecimentos básicos em matemática, seguidos pela dificuldade em organizar o tempo entre trabalho, família e estudos. A falta de interação tutor-aluno no AVA também é um dos fatores que mais interferem no processo. Por outro lado, o planejamento do professor para ministrar a disciplina, os conhecimentos adequados de informática e internet dos alunos e a ausência de problemas de acesso ao AVA são fatores que favorecem o ensino-aprendizagem de matemática nessa modalidade de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/195
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/195/356
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 19 (2019); 244-261
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487969669120