O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TEMAS NO CONBRACE E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida da Costa, Adelson
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Luz Moura, Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2583
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar os principais temas sobre o ensino do atletismo nos resumos publicados no Conbrace e no Seminário de Educação Física Escolar. Foi realizada uma revisão bibliográfica nos anais dos dois eventos, nas edições de 2017 e 2019, e selecionados 29 estudos. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo, resultando em três categorias: Formação Docente; Adaptação de espaços e materiais; Uso das Tecnologias no ensino do atletismo. A análise dos resumos aponta que tem havido um esforço dos docentes para inclusão do atletismo no currículo da Educação física. A adaptação dos espaços, os programas de formação docente e o uso das novas tecnologias têm sido um laboratório para experimentação dessas vivências.
id UNIVASF-1_e7d3dcb1d2db4c0701bd0b7c43858f1c
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2583
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TEMAS NO CONBRACE E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREducação física escolarAtletismoFormação docenteEste estudo tem o objetivo de analisar os principais temas sobre o ensino do atletismo nos resumos publicados no Conbrace e no Seminário de Educação Física Escolar. Foi realizada uma revisão bibliográfica nos anais dos dois eventos, nas edições de 2017 e 2019, e selecionados 29 estudos. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo, resultando em três categorias: Formação Docente; Adaptação de espaços e materiais; Uso das Tecnologias no ensino do atletismo. A análise dos resumos aponta que tem havido um esforço dos docentes para inclusão do atletismo no currículo da Educação física. A adaptação dos espaços, os programas de formação docente e o uso das novas tecnologias têm sido um laboratório para experimentação dessas vivências.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2024-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2583Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular; A15 01-262177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2583/1713Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida da Costa, AdelsonLuz Moura, Diego2024-05-21T13:43:45Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2583Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-05-21T13:43:45Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TEMAS NO CONBRACE E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TEMAS NO CONBRACE E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TEMAS NO CONBRACE E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Almeida da Costa, Adelson
Educação física escolar
Atletismo
Formação docente
title_short O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TEMAS NO CONBRACE E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TEMAS NO CONBRACE E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TEMAS NO CONBRACE E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TEMAS NO CONBRACE E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TEMAS NO CONBRACE E NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author Almeida da Costa, Adelson
author_facet Almeida da Costa, Adelson
Luz Moura, Diego
author_role author
author2 Luz Moura, Diego
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida da Costa, Adelson
Luz Moura, Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Atletismo
Formação docente
topic Educação física escolar
Atletismo
Formação docente
description Este estudo tem o objetivo de analisar os principais temas sobre o ensino do atletismo nos resumos publicados no Conbrace e no Seminário de Educação Física Escolar. Foi realizada uma revisão bibliográfica nos anais dos dois eventos, nas edições de 2017 e 2019, e selecionados 29 estudos. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo, resultando em três categorias: Formação Docente; Adaptação de espaços e materiais; Uso das Tecnologias no ensino do atletismo. A análise dos resumos aponta que tem havido um esforço dos docentes para inclusão do atletismo no currículo da Educação física. A adaptação dos espaços, os programas de formação docente e o uso das novas tecnologias têm sido um laboratório para experimentação dessas vivências.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2583
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2583/1713
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 14 n. 33 (2024): Edição regular; A15 01-26
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487453769728