TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068 |
Resumo: | A importância da comunicação na área da Saúde é reconhecida no Brasil e no mundo. Existem vários consensos sobre o currículo mínimo a ser ensinado nos cursos médicos. Porém, as práticas de ensino ainda precisam ser melhor definidas e integradas aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Saúde. Este relato de experiência objetiva descrever a trajetória de construção coletiva, desafios e desenvolvimento da disciplina Comunicação em Saúde pelo diálogo e cooperação dos estudantes. Em relação aos caminhos percorridos, a turma inicial teve o primeiro contato com o DocCom.Brasil e com improvisação de situações clínicas. A turma era pequena e se lançou mão de recursos como música, poesia e portfólios reflexivos. Os estudantes pontuaram a necessidade de adaptação cultural em algumas situações clínicas do DocCom.Brasil. A turma seguinte adicionou vídeos produzidos pelos estudantes, contextualizando situações da realidade local. A terceira turma apoiou e colaborou com a avaliação via Exame Clínico Observacional Estruturado (OSCE), superando recursos limitados. Na sequência, surgiu a categorização das falas e o abrac?o coletivo, expressando o sentido das vivências com palavras sintetizadoras. O feedback da quinta turma definiu os passos dos seminários lu?dico-reflexivos. Houve mudança da sala tradicional para sala temática e a dinâmica do anjo foi iniciada. As turmas seguintes replicaram os passos dos seminários lúdico-reflexivos, com criatividade e inovação. Houve adesão progressiva à disciplina por demanda espontânea, visto que é optativa. O interprofissionalismo foi intensificado entre estudantes de Medicina, Farmácia, Psicologia e Enfermagem. Os passos da coreografia didática para seminários lúdico-reflexivos representam mais uma construção coletiva da disciplina. Por fim, nota-se que houve multiplicação do ensino-aprendizado pelos alunos, ex-alunos e monitores em atividades acadêmicas e outros cenários, para além da disciplina CS. A experiência de construção coletiva e continuada da disciplina CS culminou em um caminho didático através do diálogo, da criatividade e da reflexão pela arte. |
id |
UNIVASF-1_f32bb6d0d406987404790a40621bdcbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1068 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PEComunicaçãoEducaçãoSaúdeA importância da comunicação na área da Saúde é reconhecida no Brasil e no mundo. Existem vários consensos sobre o currículo mínimo a ser ensinado nos cursos médicos. Porém, as práticas de ensino ainda precisam ser melhor definidas e integradas aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Saúde. Este relato de experiência objetiva descrever a trajetória de construção coletiva, desafios e desenvolvimento da disciplina Comunicação em Saúde pelo diálogo e cooperação dos estudantes. Em relação aos caminhos percorridos, a turma inicial teve o primeiro contato com o DocCom.Brasil e com improvisação de situações clínicas. A turma era pequena e se lançou mão de recursos como música, poesia e portfólios reflexivos. Os estudantes pontuaram a necessidade de adaptação cultural em algumas situações clínicas do DocCom.Brasil. A turma seguinte adicionou vídeos produzidos pelos estudantes, contextualizando situações da realidade local. A terceira turma apoiou e colaborou com a avaliação via Exame Clínico Observacional Estruturado (OSCE), superando recursos limitados. Na sequência, surgiu a categorização das falas e o abrac?o coletivo, expressando o sentido das vivências com palavras sintetizadoras. O feedback da quinta turma definiu os passos dos seminários lu?dico-reflexivos. Houve mudança da sala tradicional para sala temática e a dinâmica do anjo foi iniciada. As turmas seguintes replicaram os passos dos seminários lúdico-reflexivos, com criatividade e inovação. Houve adesão progressiva à disciplina por demanda espontânea, visto que é optativa. O interprofissionalismo foi intensificado entre estudantes de Medicina, Farmácia, Psicologia e Enfermagem. Os passos da coreografia didática para seminários lúdico-reflexivos representam mais uma construção coletiva da disciplina. Por fim, nota-se que houve multiplicação do ensino-aprendizado pelos alunos, ex-alunos e monitores em atividades acadêmicas e outros cenários, para além da disciplina CS. A experiência de construção coletiva e continuada da disciplina CS culminou em um caminho didático através do diálogo, da criatividade e da reflexão pela arte.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 168-2002177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068/802Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto Silva, Gabriela Maciel Buarque PortelaRibeiro, Marcelo de Souza Silva Grosseman, Suely Santos, ItamarAlves, João Guilherme Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-13T19:44:27Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1068Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-13T19:44:27Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE |
title |
TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE |
spellingShingle |
TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto Comunicação Educação Saúde |
title_short |
TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE |
title_full |
TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE |
title_fullStr |
TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE |
title_full_unstemmed |
TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE |
title_sort |
TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE |
author |
Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto |
author_facet |
Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto Silva, Gabriela Maciel Buarque Portela Ribeiro, Marcelo de Souza Silva Grosseman, Suely Santos, Itamar Alves, João Guilherme Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gabriela Maciel Buarque Portela Ribeiro, Marcelo de Souza Silva Grosseman, Suely Santos, Itamar Alves, João Guilherme Bezerra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto Silva, Gabriela Maciel Buarque Portela Ribeiro, Marcelo de Souza Silva Grosseman, Suely Santos, Itamar Alves, João Guilherme Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Educação Saúde |
topic |
Comunicação Educação Saúde |
description |
A importância da comunicação na área da Saúde é reconhecida no Brasil e no mundo. Existem vários consensos sobre o currículo mínimo a ser ensinado nos cursos médicos. Porém, as práticas de ensino ainda precisam ser melhor definidas e integradas aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Saúde. Este relato de experiência objetiva descrever a trajetória de construção coletiva, desafios e desenvolvimento da disciplina Comunicação em Saúde pelo diálogo e cooperação dos estudantes. Em relação aos caminhos percorridos, a turma inicial teve o primeiro contato com o DocCom.Brasil e com improvisação de situações clínicas. A turma era pequena e se lançou mão de recursos como música, poesia e portfólios reflexivos. Os estudantes pontuaram a necessidade de adaptação cultural em algumas situações clínicas do DocCom.Brasil. A turma seguinte adicionou vídeos produzidos pelos estudantes, contextualizando situações da realidade local. A terceira turma apoiou e colaborou com a avaliação via Exame Clínico Observacional Estruturado (OSCE), superando recursos limitados. Na sequência, surgiu a categorização das falas e o abrac?o coletivo, expressando o sentido das vivências com palavras sintetizadoras. O feedback da quinta turma definiu os passos dos seminários lu?dico-reflexivos. Houve mudança da sala tradicional para sala temática e a dinâmica do anjo foi iniciada. As turmas seguintes replicaram os passos dos seminários lúdico-reflexivos, com criatividade e inovação. Houve adesão progressiva à disciplina por demanda espontânea, visto que é optativa. O interprofissionalismo foi intensificado entre estudantes de Medicina, Farmácia, Psicologia e Enfermagem. Os passos da coreografia didática para seminários lúdico-reflexivos representam mais uma construção coletiva da disciplina. Por fim, nota-se que houve multiplicação do ensino-aprendizado pelos alunos, ex-alunos e monitores em atividades acadêmicas e outros cenários, para além da disciplina CS. A experiência de construção coletiva e continuada da disciplina CS culminou em um caminho didático através do diálogo, da criatividade e da reflexão pela arte. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1068/802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 168-200 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489005662208 |