O JOGO “GEOMETRIA EM AÇÃO” NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: (RE)VISITANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DE GESTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1407 |
Resumo: | Estudos recentes relatam a importância de explorar o sistema sensório-motor no processo de aprender. Levando isso em consideração, foi desenvolvido um jogo denominado “Geometria em Ação”, que tem por objetivo envolver o trabalho com conceitos geométricos através de mímicas. Assim, esse trabalho tem por objetivo investigar os gestos produzidos por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática ao jogarem tal jogo, focando no reconhecimento de propriedades e conceitos em Geometria Plana, Espacial e Analítica; além de identificar potencialidades e fragilidades do jogo em questão. Para tal, realizou-se uma oficina em um evento em uma instituição de ensino superior do estado do RS, na qual os participantes responderam a dois questionários e jogaram. Após, foram analisados os dados provenientes da oficina através dos questionários e da filmagem do jogo. Nessa, constatou-se que os estudantes ainda apresentam dificuldades em relembrar conceitos geométricos básicos, mas que, ao gesticulá-los, utilizam principalmente, gestos que remetem a objetos geométricos. Além disso, foi possível compreender as potencialidades apontadas pelos alunos sobre o jogo, principalmente no que tange à classificação e a possíveis adaptações. |
id |
UNIVASF-1_fae555cd66d2c904e38bca8bfa7e724e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1407 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
O JOGO “GEOMETRIA EM AÇÃO” NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: (RE)VISITANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DE GESTOSGestos matemáticosEnsino de GeometriaAprendizagem de GeometriaJogosLicenciatura em MatemáticaEstudos recentes relatam a importância de explorar o sistema sensório-motor no processo de aprender. Levando isso em consideração, foi desenvolvido um jogo denominado “Geometria em Ação”, que tem por objetivo envolver o trabalho com conceitos geométricos através de mímicas. Assim, esse trabalho tem por objetivo investigar os gestos produzidos por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática ao jogarem tal jogo, focando no reconhecimento de propriedades e conceitos em Geometria Plana, Espacial e Analítica; além de identificar potencialidades e fragilidades do jogo em questão. Para tal, realizou-se uma oficina em um evento em uma instituição de ensino superior do estado do RS, na qual os participantes responderam a dois questionários e jogaram. Após, foram analisados os dados provenientes da oficina através dos questionários e da filmagem do jogo. Nessa, constatou-se que os estudantes ainda apresentam dificuldades em relembrar conceitos geométricos básicos, mas que, ao gesticulá-los, utilizam principalmente, gestos que remetem a objetos geométricos. Além disso, foi possível compreender as potencialidades apontadas pelos alunos sobre o jogo, principalmente no que tange à classificação e a possíveis adaptações.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1407Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 248-2752177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1407/1001Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Soares, GabrielTiemme de Castro, LauraStefanello, Ana Paula Pinto Leivas, José Carlos 2021-05-02T23:00:53Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1407Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-05-02T23:00:53Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O JOGO “GEOMETRIA EM AÇÃO” NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: (RE)VISITANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DE GESTOS |
title |
O JOGO “GEOMETRIA EM AÇÃO” NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: (RE)VISITANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DE GESTOS |
spellingShingle |
O JOGO “GEOMETRIA EM AÇÃO” NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: (RE)VISITANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DE GESTOS de Oliveira Soares, Gabriel Gestos matemáticos Ensino de Geometria Aprendizagem de Geometria Jogos Licenciatura em Matemática |
title_short |
O JOGO “GEOMETRIA EM AÇÃO” NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: (RE)VISITANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DE GESTOS |
title_full |
O JOGO “GEOMETRIA EM AÇÃO” NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: (RE)VISITANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DE GESTOS |
title_fullStr |
O JOGO “GEOMETRIA EM AÇÃO” NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: (RE)VISITANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DE GESTOS |
title_full_unstemmed |
O JOGO “GEOMETRIA EM AÇÃO” NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: (RE)VISITANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DE GESTOS |
title_sort |
O JOGO “GEOMETRIA EM AÇÃO” NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: (RE)VISITANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DE GESTOS |
author |
de Oliveira Soares, Gabriel |
author_facet |
de Oliveira Soares, Gabriel Tiemme de Castro, Laura Stefanello, Ana Paula Pinto Leivas, José Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Tiemme de Castro, Laura Stefanello, Ana Paula Pinto Leivas, José Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Soares, Gabriel Tiemme de Castro, Laura Stefanello, Ana Paula Pinto Leivas, José Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestos matemáticos Ensino de Geometria Aprendizagem de Geometria Jogos Licenciatura em Matemática |
topic |
Gestos matemáticos Ensino de Geometria Aprendizagem de Geometria Jogos Licenciatura em Matemática |
description |
Estudos recentes relatam a importância de explorar o sistema sensório-motor no processo de aprender. Levando isso em consideração, foi desenvolvido um jogo denominado “Geometria em Ação”, que tem por objetivo envolver o trabalho com conceitos geométricos através de mímicas. Assim, esse trabalho tem por objetivo investigar os gestos produzidos por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática ao jogarem tal jogo, focando no reconhecimento de propriedades e conceitos em Geometria Plana, Espacial e Analítica; além de identificar potencialidades e fragilidades do jogo em questão. Para tal, realizou-se uma oficina em um evento em uma instituição de ensino superior do estado do RS, na qual os participantes responderam a dois questionários e jogaram. Após, foram analisados os dados provenientes da oficina através dos questionários e da filmagem do jogo. Nessa, constatou-se que os estudantes ainda apresentam dificuldades em relembrar conceitos geométricos básicos, mas que, ao gesticulá-los, utilizam principalmente, gestos que remetem a objetos geométricos. Além disso, foi possível compreender as potencialidades apontadas pelos alunos sobre o jogo, principalmente no que tange à classificação e a possíveis adaptações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1407 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1407/1001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 248-275 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489136734208 |