FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220 |
Resumo: | A pesquisa tem como objeto de estudo a formação do professor/a crítico-reflexivo/a, com foco nas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é analisar as contribuições da formação docente crítico-reflexiva no enfrentamento dos desafios do espaço escolar e para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem do/a educando/a. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, natureza básica e finalidade exploratória. Foram utilizados como procedimentos, as pesquisas bibliográfica, documental e a análise de conteúdo. A pesquisa, apoia-se nos estudos de Freire (1996), Nóvoa (2009), Saviani (2011), Pryjma (2014), entre outros. A análise constatou que há relação intrínseca entre a formação reflexiva e a melhoria do processo ensino aprendizagem, na medida em que, mediante a reflexão da prática, o docente pode redimensionar sua prática pedagógica quando necessário. Além disso, a reflexão é considerada uma fonte de construção de cidadãos mais sábios, mais hábeis e para a formação de um senso crítico em relação ao mundo. Conclui-se que a formação do/a docente reflexivo/as se apresenta como uma das condicionantes, embora não seja a única como possibilidade de melhoria na experiência de ensino aprendizagem. |
id |
UNIVASF-1_fc8d119298569eb669d28fb4d5f42887 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2220 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEMFormação docentePráticas educativasprofessor reflexivoA pesquisa tem como objeto de estudo a formação do professor/a crítico-reflexivo/a, com foco nas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é analisar as contribuições da formação docente crítico-reflexiva no enfrentamento dos desafios do espaço escolar e para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem do/a educando/a. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, natureza básica e finalidade exploratória. Foram utilizados como procedimentos, as pesquisas bibliográfica, documental e a análise de conteúdo. A pesquisa, apoia-se nos estudos de Freire (1996), Nóvoa (2009), Saviani (2011), Pryjma (2014), entre outros. A análise constatou que há relação intrínseca entre a formação reflexiva e a melhoria do processo ensino aprendizagem, na medida em que, mediante a reflexão da prática, o docente pode redimensionar sua prática pedagógica quando necessário. Além disso, a reflexão é considerada uma fonte de construção de cidadãos mais sábios, mais hábeis e para a formação de um senso crítico em relação ao mundo. Conclui-se que a formação do/a docente reflexivo/as se apresenta como uma das condicionantes, embora não seja a única como possibilidade de melhoria na experiência de ensino aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 338-3652177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220/1634https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220/1455Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Suzana de Jesus Almeida Calvet BarbosaCampos, Nadja Fonsêca da Silva CamposNascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento2024-01-15T18:41:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2220Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:41:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM Barbosa, Suzana de Jesus Almeida Calvet Barbosa Formação docente Práticas educativas professor reflexivo |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
author |
Barbosa, Suzana de Jesus Almeida Calvet Barbosa |
author_facet |
Barbosa, Suzana de Jesus Almeida Calvet Barbosa Campos, Nadja Fonsêca da Silva Campos Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Nadja Fonsêca da Silva Campos Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Suzana de Jesus Almeida Calvet Barbosa Campos, Nadja Fonsêca da Silva Campos Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Práticas educativas professor reflexivo |
topic |
Formação docente Práticas educativas professor reflexivo |
description |
A pesquisa tem como objeto de estudo a formação do professor/a crítico-reflexivo/a, com foco nas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é analisar as contribuições da formação docente crítico-reflexiva no enfrentamento dos desafios do espaço escolar e para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem do/a educando/a. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, natureza básica e finalidade exploratória. Foram utilizados como procedimentos, as pesquisas bibliográfica, documental e a análise de conteúdo. A pesquisa, apoia-se nos estudos de Freire (1996), Nóvoa (2009), Saviani (2011), Pryjma (2014), entre outros. A análise constatou que há relação intrínseca entre a formação reflexiva e a melhoria do processo ensino aprendizagem, na medida em que, mediante a reflexão da prática, o docente pode redimensionar sua prática pedagógica quando necessário. Além disso, a reflexão é considerada uma fonte de construção de cidadãos mais sábios, mais hábeis e para a formação de um senso crítico em relação ao mundo. Conclui-se que a formação do/a docente reflexivo/as se apresenta como uma das condicionantes, embora não seja a única como possibilidade de melhoria na experiência de ensino aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220/1634 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220/1455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 338-365 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486998687744 |