AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/277 |
Resumo: | Atualmente o uso das ferramentas tecnológicas para a Educação a Distância é um dos fatores responsáveis pela atual dinâmica, expansão e resultados favoráveis dessa modalidade de ensino. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos e professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco do curso de especialização em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, cujo objetivo foi avaliar o uso das ferramentas disponibilizadas por meio do Moodle. A partir da obtenção dos dados, por meio de questionários eletrônicos diferenciados para professores e alunos, o tratamento das informações possibilitou a obtenção de dados estatísticos, bem como revelações a partir dos depoimentos dos alunos e professores. Com isso, verificou-se que a utilização das ferramentas ficou centralizada em algumas destas ferramentas: fórum, arquivos, tarefa e vídeos. Apesar desta centralização, o uso das ferramentas durante o curso se deu de forma adequada e satisfatória. A pesquisa revelou ainda uma possível razão para essa centralização de uso em algumas ferramentas. |
id |
UNIVASF-1_fce7db844d69d60482c25cfa393347b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/277 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORESAvaliaçãoUso de ferramentasMoodleAtualmente o uso das ferramentas tecnológicas para a Educação a Distância é um dos fatores responsáveis pela atual dinâmica, expansão e resultados favoráveis dessa modalidade de ensino. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos e professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco do curso de especialização em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, cujo objetivo foi avaliar o uso das ferramentas disponibilizadas por meio do Moodle. A partir da obtenção dos dados, por meio de questionários eletrônicos diferenciados para professores e alunos, o tratamento das informações possibilitou a obtenção de dados estatísticos, bem como revelações a partir dos depoimentos dos alunos e professores. Com isso, verificou-se que a utilização das ferramentas ficou centralizada em algumas destas ferramentas: fórum, arquivos, tarefa e vídeos. Apesar desta centralização, o uso das ferramentas durante o curso se deu de forma adequada e satisfatória. A pesquisa revelou ainda uma possível razão para essa centralização de uso em algumas ferramentas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/277Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/277/172dos Santos Barbosa, Edson Luisde Morais Neri, David Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:38:27Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/277Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:38:27Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES |
title |
AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES dos Santos Barbosa, Edson Luis Avaliação Uso de ferramentas Moodle |
title_short |
AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES |
title_full |
AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES |
author |
dos Santos Barbosa, Edson Luis |
author_facet |
dos Santos Barbosa, Edson Luis de Morais Neri, David Fernando |
author_role |
author |
author2 |
de Morais Neri, David Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Barbosa, Edson Luis de Morais Neri, David Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Uso de ferramentas Moodle |
topic |
Avaliação Uso de ferramentas Moodle |
description |
Atualmente o uso das ferramentas tecnológicas para a Educação a Distância é um dos fatores responsáveis pela atual dinâmica, expansão e resultados favoráveis dessa modalidade de ensino. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos e professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco do curso de especialização em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, cujo objetivo foi avaliar o uso das ferramentas disponibilizadas por meio do Moodle. A partir da obtenção dos dados, por meio de questionários eletrônicos diferenciados para professores e alunos, o tratamento das informações possibilitou a obtenção de dados estatísticos, bem como revelações a partir dos depoimentos dos alunos e professores. Com isso, verificou-se que a utilização das ferramentas ficou centralizada em algumas destas ferramentas: fórum, arquivos, tarefa e vídeos. Apesar desta centralização, o uso das ferramentas durante o curso se deu de forma adequada e satisfatória. A pesquisa revelou ainda uma possível razão para essa centralização de uso em algumas ferramentas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/277 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/277/172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488006369280 |