A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357 |
Resumo: | Neste texto analisamos as contribuições do PIBID para a formação docente a partir da percepção de estudantes bolsistas sobre as experiências formativas vivenciadas ao longo de sua participação no núcleo de iniciação à docência de Língua Portuguesa vinculado ao curso de Letras, Língua Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia, campus V. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, adotando como procedimento a aplicação de um questionário, com perguntas fechadas e de múltipla escolha, a um grupo de dez participantes do subprojeto. A discussão fundamenta-se em autores que discutem sobre formação de professores, a exemplo de Tardif (2000), Pimenta e Lima (2012) e Nóvoa (2007; 2009). Dos resultados obtidos, fica evidente, na percepção dos bolsistas, a importância do PIBID como espaço de interação entre saberes teóricos e práticos, na medida em que os licenciandos participam de atividades diversas, ao longo da primeira metade da graduação, que os colocam em contato direto com situações do seu ambiente profissional, as quais lhes permitem aprofundar conhecimentos inerentes à prática docente |
id |
UNIVASF-1_fed0145556f63d5c5f55962c2a865feb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1357 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA Formação InicialLíngua PortuguesaPrática DocentePIBIDNeste texto analisamos as contribuições do PIBID para a formação docente a partir da percepção de estudantes bolsistas sobre as experiências formativas vivenciadas ao longo de sua participação no núcleo de iniciação à docência de Língua Portuguesa vinculado ao curso de Letras, Língua Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia, campus V. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, adotando como procedimento a aplicação de um questionário, com perguntas fechadas e de múltipla escolha, a um grupo de dez participantes do subprojeto. A discussão fundamenta-se em autores que discutem sobre formação de professores, a exemplo de Tardif (2000), Pimenta e Lima (2012) e Nóvoa (2007; 2009). Dos resultados obtidos, fica evidente, na percepção dos bolsistas, a importância do PIBID como espaço de interação entre saberes teóricos e práticos, na medida em que os licenciandos participam de atividades diversas, ao longo da primeira metade da graduação, que os colocam em contato direto com situações do seu ambiente profissional, as quais lhes permitem aprofundar conhecimentos inerentes à prática docenteUniversidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 315-3362177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357/916Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Almeida, GilceOliveira Barbosa dos Santos, Emanuele Araújo Machado, Isadora 2020-12-24T12:14:24Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1357Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-12-24T12:14:24Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA de Souza Almeida, Gilce Formação Inicial Língua Portuguesa Prática Docente PIBID |
title_short |
A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
de Souza Almeida, Gilce |
author_facet |
de Souza Almeida, Gilce Oliveira Barbosa dos Santos, Emanuele Araújo Machado, Isadora |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Barbosa dos Santos, Emanuele Araújo Machado, Isadora |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Almeida, Gilce Oliveira Barbosa dos Santos, Emanuele Araújo Machado, Isadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial Língua Portuguesa Prática Docente PIBID |
topic |
Formação Inicial Língua Portuguesa Prática Docente PIBID |
description |
Neste texto analisamos as contribuições do PIBID para a formação docente a partir da percepção de estudantes bolsistas sobre as experiências formativas vivenciadas ao longo de sua participação no núcleo de iniciação à docência de Língua Portuguesa vinculado ao curso de Letras, Língua Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia, campus V. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, adotando como procedimento a aplicação de um questionário, com perguntas fechadas e de múltipla escolha, a um grupo de dez participantes do subprojeto. A discussão fundamenta-se em autores que discutem sobre formação de professores, a exemplo de Tardif (2000), Pimenta e Lima (2012) e Nóvoa (2007; 2009). Dos resultados obtidos, fica evidente, na percepção dos bolsistas, a importância do PIBID como espaço de interação entre saberes teóricos e práticos, na medida em que os licenciandos participam de atividades diversas, ao longo da primeira metade da graduação, que os colocam em contato direto com situações do seu ambiente profissional, as quais lhes permitem aprofundar conhecimentos inerentes à prática docente |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357/916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 315-336 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489108422656 |