A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Almeida, Gilce
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira Barbosa dos Santos, Emanuele, Araújo Machado, Isadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357
Resumo: Neste texto analisamos as contribuições do PIBID para a formação docente a partir da percepção de estudantes bolsistas sobre as experiências formativas vivenciadas ao longo de sua participação no núcleo de iniciação à docência de Língua Portuguesa vinculado ao curso de Letras, Língua Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia, campus V. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, adotando como procedimento a aplicação de um questionário, com perguntas fechadas e de múltipla escolha, a um grupo de dez participantes do subprojeto. A discussão fundamenta-se em autores que discutem sobre formação de professores, a exemplo de Tardif (2000), Pimenta e Lima (2012) e Nóvoa (2007; 2009). Dos resultados obtidos, fica evidente, na percepção dos bolsistas, a importância do PIBID como espaço de interação entre saberes teóricos e práticos, na medida em que os licenciandos participam de atividades diversas, ao longo da primeira metade da graduação, que os colocam em contato direto com situações do seu ambiente profissional, as quais lhes permitem aprofundar conhecimentos inerentes à prática docente
id UNIVASF-1_fed0145556f63d5c5f55962c2a865feb
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1357
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA Formação InicialLíngua PortuguesaPrática DocentePIBIDNeste texto analisamos as contribuições do PIBID para a formação docente a partir da percepção de estudantes bolsistas sobre as experiências formativas vivenciadas ao longo de sua participação no núcleo de iniciação à docência de Língua Portuguesa vinculado ao curso de Letras, Língua Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia, campus V. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, adotando como procedimento a aplicação de um questionário, com perguntas fechadas e de múltipla escolha, a um grupo de dez participantes do subprojeto. A discussão fundamenta-se em autores que discutem sobre formação de professores, a exemplo de Tardif (2000), Pimenta e Lima (2012) e Nóvoa (2007; 2009). Dos resultados obtidos, fica evidente, na percepção dos bolsistas, a importância do PIBID como espaço de interação entre saberes teóricos e práticos, na medida em que os licenciandos participam de atividades diversas, ao longo da primeira metade da graduação, que os colocam em contato direto com situações do seu ambiente profissional, as quais lhes permitem aprofundar conhecimentos inerentes à prática docenteUniversidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 315-3362177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357/916Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Almeida, GilceOliveira Barbosa dos Santos, Emanuele Araújo Machado, Isadora 2020-12-24T12:14:24Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1357Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-12-24T12:14:24Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
title A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
de Souza Almeida, Gilce
Formação Inicial
Língua Portuguesa
Prática Docente
PIBID
title_short A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
author de Souza Almeida, Gilce
author_facet de Souza Almeida, Gilce
Oliveira Barbosa dos Santos, Emanuele
Araújo Machado, Isadora
author_role author
author2 Oliveira Barbosa dos Santos, Emanuele
Araújo Machado, Isadora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Almeida, Gilce
Oliveira Barbosa dos Santos, Emanuele
Araújo Machado, Isadora
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Língua Portuguesa
Prática Docente
PIBID
topic Formação Inicial
Língua Portuguesa
Prática Docente
PIBID
description Neste texto analisamos as contribuições do PIBID para a formação docente a partir da percepção de estudantes bolsistas sobre as experiências formativas vivenciadas ao longo de sua participação no núcleo de iniciação à docência de Língua Portuguesa vinculado ao curso de Letras, Língua Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia, campus V. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, adotando como procedimento a aplicação de um questionário, com perguntas fechadas e de múltipla escolha, a um grupo de dez participantes do subprojeto. A discussão fundamenta-se em autores que discutem sobre formação de professores, a exemplo de Tardif (2000), Pimenta e Lima (2012) e Nóvoa (2007; 2009). Dos resultados obtidos, fica evidente, na percepção dos bolsistas, a importância do PIBID como espaço de interação entre saberes teóricos e práticos, na medida em que os licenciandos participam de atividades diversas, ao longo da primeira metade da graduação, que os colocam em contato direto com situações do seu ambiente profissional, as quais lhes permitem aprofundar conhecimentos inerentes à prática docente
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357/916
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 315-336
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489108422656