PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Neire Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Osvaldo Tadeu, Garcia, Franco Aure?lio Rodini, Trevisam, Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37901
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem possibilitado a imersão de graduandos em licenciatura na escola de educação básica. Esse programa oficial, ao promover a permanência no curso de licenciatura, favorece a relação teoria–prática na formação inicial de professores. Este estudo analisa as percepções de bolsistas PIBID sobre experiências desenvolvidas em escola pública e relatadas em um relatório. Trata-se de pesquisa qualitativa fundamentada na abordagem histórico-cultural que analisa as percepções dos registros dos bolsistas PIBID em interação na escola. As percepções se apresentam em duas unidades de análise:  práticas pedagógicas socioculturais; práticas pedagógicas fossilizadas. Os dados evidenciam a preocupação com o que o professor propõe aos alunos e o que acaba tendo sentido no processo de ensino e aprendizagem. Outro aspecto é o desdobramento dos conteúdos apreendidos durante a formação e a intervenção na organização do espaço escolar, favorecendo os escolares no contato com a leitura. Um achado importante é que escola estudada permanece com práticas de avaliação não adequadas ao desenvolvimento cognitivo dos escolares. 
id VERACRUZ-0_3271c1ed23c087732b83e3e44977b1b5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37901
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public schoolFormação inicialPIBIDTrabalho docente.O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem possibilitado a imersão de graduandos em licenciatura na escola de educação básica. Esse programa oficial, ao promover a permanência no curso de licenciatura, favorece a relação teoria–prática na formação inicial de professores. Este estudo analisa as percepções de bolsistas PIBID sobre experiências desenvolvidas em escola pública e relatadas em um relatório. Trata-se de pesquisa qualitativa fundamentada na abordagem histórico-cultural que analisa as percepções dos registros dos bolsistas PIBID em interação na escola. As percepções se apresentam em duas unidades de análise:  práticas pedagógicas socioculturais; práticas pedagógicas fossilizadas. Os dados evidenciam a preocupação com o que o professor propõe aos alunos e o que acaba tendo sentido no processo de ensino e aprendizagem. Outro aspecto é o desdobramento dos conteúdos apreendidos durante a formação e a intervenção na organização do espaço escolar, favorecendo os escolares no contato com a leitura. Um achado importante é que escola estudada permanece com práticas de avaliação não adequadas ao desenvolvimento cognitivo dos escolares. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3790110.34117/bjdv7n10-208Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97777-97786Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97777-97786Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97777-977862525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37901/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Neire AparecidaLopes, Osvaldo TadeuGarcia, Franco Aure?lio RodiniTrevisam, Maristela2022-02-03T19:58:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37901Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:13.441535Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school
title PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school
spellingShingle PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school
Machado, Neire Aparecida
Formação inicial
PIBID
Trabalho docente.
title_short PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school
title_full PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school
title_fullStr PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school
title_full_unstemmed PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school
title_sort PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school
author Machado, Neire Aparecida
author_facet Machado, Neire Aparecida
Lopes, Osvaldo Tadeu
Garcia, Franco Aure?lio Rodini
Trevisam, Maristela
author_role author
author2 Lopes, Osvaldo Tadeu
Garcia, Franco Aure?lio Rodini
Trevisam, Maristela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Neire Aparecida
Lopes, Osvaldo Tadeu
Garcia, Franco Aure?lio Rodini
Trevisam, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
PIBID
Trabalho docente.
topic Formação inicial
PIBID
Trabalho docente.
description O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem possibilitado a imersão de graduandos em licenciatura na escola de educação básica. Esse programa oficial, ao promover a permanência no curso de licenciatura, favorece a relação teoria–prática na formação inicial de professores. Este estudo analisa as percepções de bolsistas PIBID sobre experiências desenvolvidas em escola pública e relatadas em um relatório. Trata-se de pesquisa qualitativa fundamentada na abordagem histórico-cultural que analisa as percepções dos registros dos bolsistas PIBID em interação na escola. As percepções se apresentam em duas unidades de análise:  práticas pedagógicas socioculturais; práticas pedagógicas fossilizadas. Os dados evidenciam a preocupação com o que o professor propõe aos alunos e o que acaba tendo sentido no processo de ensino e aprendizagem. Outro aspecto é o desdobramento dos conteúdos apreendidos durante a formação e a intervenção na organização do espaço escolar, favorecendo os escolares no contato com a leitura. Um achado importante é que escola estudada permanece com práticas de avaliação não adequadas ao desenvolvimento cognitivo dos escolares. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37901
10.34117/bjdv7n10-208
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37901
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n10-208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37901/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97777-97786
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97777-97786
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97777-97786
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645562216448000