PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37901 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem possibilitado a imersão de graduandos em licenciatura na escola de educação básica. Esse programa oficial, ao promover a permanência no curso de licenciatura, favorece a relação teoria–prática na formação inicial de professores. Este estudo analisa as percepções de bolsistas PIBID sobre experiências desenvolvidas em escola pública e relatadas em um relatório. Trata-se de pesquisa qualitativa fundamentada na abordagem histórico-cultural que analisa as percepções dos registros dos bolsistas PIBID em interação na escola. As percepções se apresentam em duas unidades de análise: práticas pedagógicas socioculturais; práticas pedagógicas fossilizadas. Os dados evidenciam a preocupação com o que o professor propõe aos alunos e o que acaba tendo sentido no processo de ensino e aprendizagem. Outro aspecto é o desdobramento dos conteúdos apreendidos durante a formação e a intervenção na organização do espaço escolar, favorecendo os escolares no contato com a leitura. Um achado importante é que escola estudada permanece com práticas de avaliação não adequadas ao desenvolvimento cognitivo dos escolares. |
id |
VERACRUZ-0_3271c1ed23c087732b83e3e44977b1b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37901 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public schoolFormação inicialPIBIDTrabalho docente.O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem possibilitado a imersão de graduandos em licenciatura na escola de educação básica. Esse programa oficial, ao promover a permanência no curso de licenciatura, favorece a relação teoria–prática na formação inicial de professores. Este estudo analisa as percepções de bolsistas PIBID sobre experiências desenvolvidas em escola pública e relatadas em um relatório. Trata-se de pesquisa qualitativa fundamentada na abordagem histórico-cultural que analisa as percepções dos registros dos bolsistas PIBID em interação na escola. As percepções se apresentam em duas unidades de análise: práticas pedagógicas socioculturais; práticas pedagógicas fossilizadas. Os dados evidenciam a preocupação com o que o professor propõe aos alunos e o que acaba tendo sentido no processo de ensino e aprendizagem. Outro aspecto é o desdobramento dos conteúdos apreendidos durante a formação e a intervenção na organização do espaço escolar, favorecendo os escolares no contato com a leitura. Um achado importante é que escola estudada permanece com práticas de avaliação não adequadas ao desenvolvimento cognitivo dos escolares. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3790110.34117/bjdv7n10-208Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97777-97786Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97777-97786Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97777-977862525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37901/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Neire AparecidaLopes, Osvaldo TadeuGarcia, Franco Aure?lio RodiniTrevisam, Maristela2022-02-03T19:58:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37901Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:13.441535Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school |
title |
PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school |
spellingShingle |
PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school Machado, Neire Aparecida Formação inicial PIBID Trabalho docente. |
title_short |
PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school |
title_full |
PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school |
title_fullStr |
PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school |
title_full_unstemmed |
PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school |
title_sort |
PIBID: interação de bolsistas de Letras e Pedagogia de instituição privada numa escola pública / PIBID: the perception of Literature and Pedagogy scholarship holders from a private institution interacting with a public school |
author |
Machado, Neire Aparecida |
author_facet |
Machado, Neire Aparecida Lopes, Osvaldo Tadeu Garcia, Franco Aure?lio Rodini Trevisam, Maristela |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Osvaldo Tadeu Garcia, Franco Aure?lio Rodini Trevisam, Maristela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Neire Aparecida Lopes, Osvaldo Tadeu Garcia, Franco Aure?lio Rodini Trevisam, Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial PIBID Trabalho docente. |
topic |
Formação inicial PIBID Trabalho docente. |
description |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem possibilitado a imersão de graduandos em licenciatura na escola de educação básica. Esse programa oficial, ao promover a permanência no curso de licenciatura, favorece a relação teoria–prática na formação inicial de professores. Este estudo analisa as percepções de bolsistas PIBID sobre experiências desenvolvidas em escola pública e relatadas em um relatório. Trata-se de pesquisa qualitativa fundamentada na abordagem histórico-cultural que analisa as percepções dos registros dos bolsistas PIBID em interação na escola. As percepções se apresentam em duas unidades de análise: práticas pedagógicas socioculturais; práticas pedagógicas fossilizadas. Os dados evidenciam a preocupação com o que o professor propõe aos alunos e o que acaba tendo sentido no processo de ensino e aprendizagem. Outro aspecto é o desdobramento dos conteúdos apreendidos durante a formação e a intervenção na organização do espaço escolar, favorecendo os escolares no contato com a leitura. Um achado importante é que escola estudada permanece com práticas de avaliação não adequadas ao desenvolvimento cognitivo dos escolares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37901 10.34117/bjdv7n10-208 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37901 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37901/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97777-97786 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97777-97786 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97777-97786 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645562216448000 |