O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amado, Laura Carolline Fernandes Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1141
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar e desmistificar o Ensino de História, uma componente curricular tradicional, e afirmar a possibilidade da utilização das metodologias ativas como um instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem efetivo e significativo para a matéria de História. Desse modo, este artigo discute sobre a necessidade do/a professor/a inserir no seu cotidiano escolar as metodologias ativas e sobre o impacto positivo que as metodologias ativas podem ter no aprendizado e na interação entre os alunos. Este trabalho se caracteriza como um relato de experiência didática dos resultados de experiências tidas no Ensino Fundamental II com a inclusão de mapas mentais na aula de História e propõe o método como um exemplo a ser seguido pelos profissionais de educação, em razão do aprendizado que foi proporcionado aos alunos devido à compreensão profunda dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e por ser uma metodologia ativa facilitadora e eficaz para o aprendizado estudantil e o trabalho do professor/a.
id UNIVASF-2_78a262830ec2393c97584ebb9c400867
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1141
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação BásicaEnsino de HistóriaMetodologias AtivasMapas mentaisEste estudo tem o objetivo de analisar e desmistificar o Ensino de História, uma componente curricular tradicional, e afirmar a possibilidade da utilização das metodologias ativas como um instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem efetivo e significativo para a matéria de História. Desse modo, este artigo discute sobre a necessidade do/a professor/a inserir no seu cotidiano escolar as metodologias ativas e sobre o impacto positivo que as metodologias ativas podem ter no aprendizado e na interação entre os alunos. Este trabalho se caracteriza como um relato de experiência didática dos resultados de experiências tidas no Ensino Fundamental II com a inclusão de mapas mentais na aula de História e propõe o método como um exemplo a ser seguido pelos profissionais de educação, em razão do aprendizado que foi proporcionado aos alunos devido à compreensão profunda dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e por ser uma metodologia ativa facilitadora e eficaz para o aprendizado estudantil e o trabalho do professor/a.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFRibeiro, Marcelo Silva de Souzahttps://lattes.cnpq.br/8173956727035676Amado, Laura Carolline Fernandes Alves2024-02-05T19:07:10Z2024-02-05T19:07:10Z2023-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1141porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:22Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1141Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:22Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica
title O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica
spellingShingle O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica
Amado, Laura Carolline Fernandes Alves
Ensino de História
Metodologias Ativas
Mapas mentais
title_short O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica
title_full O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica
title_fullStr O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica
title_full_unstemmed O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica
title_sort O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica
author Amado, Laura Carolline Fernandes Alves
author_facet Amado, Laura Carolline Fernandes Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Marcelo Silva de Souza
https://lattes.cnpq.br/8173956727035676
dc.contributor.author.fl_str_mv Amado, Laura Carolline Fernandes Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Metodologias Ativas
Mapas mentais
topic Ensino de História
Metodologias Ativas
Mapas mentais
description Este estudo tem o objetivo de analisar e desmistificar o Ensino de História, uma componente curricular tradicional, e afirmar a possibilidade da utilização das metodologias ativas como um instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem efetivo e significativo para a matéria de História. Desse modo, este artigo discute sobre a necessidade do/a professor/a inserir no seu cotidiano escolar as metodologias ativas e sobre o impacto positivo que as metodologias ativas podem ter no aprendizado e na interação entre os alunos. Este trabalho se caracteriza como um relato de experiência didática dos resultados de experiências tidas no Ensino Fundamental II com a inclusão de mapas mentais na aula de História e propõe o método como um exemplo a ser seguido pelos profissionais de educação, em razão do aprendizado que foi proporcionado aos alunos devido à compreensão profunda dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e por ser uma metodologia ativa facilitadora e eficaz para o aprendizado estudantil e o trabalho do professor/a.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
2024-02-05T19:07:10Z
2024-02-05T19:07:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1141
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448093945856