O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1141 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de analisar e desmistificar o Ensino de História, uma componente curricular tradicional, e afirmar a possibilidade da utilização das metodologias ativas como um instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem efetivo e significativo para a matéria de História. Desse modo, este artigo discute sobre a necessidade do/a professor/a inserir no seu cotidiano escolar as metodologias ativas e sobre o impacto positivo que as metodologias ativas podem ter no aprendizado e na interação entre os alunos. Este trabalho se caracteriza como um relato de experiência didática dos resultados de experiências tidas no Ensino Fundamental II com a inclusão de mapas mentais na aula de História e propõe o método como um exemplo a ser seguido pelos profissionais de educação, em razão do aprendizado que foi proporcionado aos alunos devido à compreensão profunda dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e por ser uma metodologia ativa facilitadora e eficaz para o aprendizado estudantil e o trabalho do professor/a. |
id |
UNIVASF-2_78a262830ec2393c97584ebb9c400867 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1141 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação BásicaEnsino de HistóriaMetodologias AtivasMapas mentaisEste estudo tem o objetivo de analisar e desmistificar o Ensino de História, uma componente curricular tradicional, e afirmar a possibilidade da utilização das metodologias ativas como um instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem efetivo e significativo para a matéria de História. Desse modo, este artigo discute sobre a necessidade do/a professor/a inserir no seu cotidiano escolar as metodologias ativas e sobre o impacto positivo que as metodologias ativas podem ter no aprendizado e na interação entre os alunos. Este trabalho se caracteriza como um relato de experiência didática dos resultados de experiências tidas no Ensino Fundamental II com a inclusão de mapas mentais na aula de História e propõe o método como um exemplo a ser seguido pelos profissionais de educação, em razão do aprendizado que foi proporcionado aos alunos devido à compreensão profunda dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e por ser uma metodologia ativa facilitadora e eficaz para o aprendizado estudantil e o trabalho do professor/a.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFRibeiro, Marcelo Silva de Souzahttps://lattes.cnpq.br/8173956727035676Amado, Laura Carolline Fernandes Alves2024-02-05T19:07:10Z2024-02-05T19:07:10Z2023-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1141porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:22Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1141Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:22Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica |
title |
O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica |
spellingShingle |
O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica Amado, Laura Carolline Fernandes Alves Ensino de História Metodologias Ativas Mapas mentais |
title_short |
O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica |
title_full |
O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica |
title_fullStr |
O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica |
title_sort |
O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica |
author |
Amado, Laura Carolline Fernandes Alves |
author_facet |
Amado, Laura Carolline Fernandes Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Marcelo Silva de Souza https://lattes.cnpq.br/8173956727035676 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amado, Laura Carolline Fernandes Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Metodologias Ativas Mapas mentais |
topic |
Ensino de História Metodologias Ativas Mapas mentais |
description |
Este estudo tem o objetivo de analisar e desmistificar o Ensino de História, uma componente curricular tradicional, e afirmar a possibilidade da utilização das metodologias ativas como um instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem efetivo e significativo para a matéria de História. Desse modo, este artigo discute sobre a necessidade do/a professor/a inserir no seu cotidiano escolar as metodologias ativas e sobre o impacto positivo que as metodologias ativas podem ter no aprendizado e na interação entre os alunos. Este trabalho se caracteriza como um relato de experiência didática dos resultados de experiências tidas no Ensino Fundamental II com a inclusão de mapas mentais na aula de História e propõe o método como um exemplo a ser seguido pelos profissionais de educação, em razão do aprendizado que foi proporcionado aos alunos devido à compreensão profunda dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e por ser uma metodologia ativa facilitadora e eficaz para o aprendizado estudantil e o trabalho do professor/a. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 2024-02-05T19:07:10Z 2024-02-05T19:07:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1141 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392448093945856 |