O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1143 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para atender a um público específico, que apresenta disparidade entre a idade e o nível de escolaridade, em decorrência de situações como necessidade de entrar no mercado de trabalho, gravidez na adolescência, entre outras, buscando melhoria na qualidade de vida desses indivíduos. A utilização de metodologias ativas é uma tendência na educação atual, proporcionando ao estudante uma aprendizagem autônoma e com maior solidez. Dentre as metodologias ativas, o presente relato busca descrever uma experiência com o uso de mapas mentais na EJA, numa cidade do interior da Bahia. Os mapas mentais podem ser utilizados com diferentes finalidades, permitindo a realização de uma síntese imagética do assunto estudado, levando o estudante a uma aprendizagem mais robusta. A referida metodologia foi usada no Colégio Estadual José Leitão, em Santa Luz, estado da Bahia, em 04 quatro salas do Eixo VI do turno noturno, em 03 aulas semanais (com a duração de 40 minutos) durante uma unidade letiva, no ano de 2023, conforme preconizado pela literatura e apresentou boa aceitação entre os alunos da EJA, bem como entre os docentes, que inclusive ampliaram o seu uso para outros componentes curriculares. Deste modo, percebe-se que essa metodologia ativa é aplicável no contexto da EJA e permite ao docente uma oportunidade de usar diferentes estratégias para a promoção do aprendizado dos alunos. |
id |
UNIVASF-2_c02de861d45bff902d5a37f52e5a535a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1143 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiênciaCidadaniaEducaçãoMapas mentaisMetodologias ativasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para atender a um público específico, que apresenta disparidade entre a idade e o nível de escolaridade, em decorrência de situações como necessidade de entrar no mercado de trabalho, gravidez na adolescência, entre outras, buscando melhoria na qualidade de vida desses indivíduos. A utilização de metodologias ativas é uma tendência na educação atual, proporcionando ao estudante uma aprendizagem autônoma e com maior solidez. Dentre as metodologias ativas, o presente relato busca descrever uma experiência com o uso de mapas mentais na EJA, numa cidade do interior da Bahia. Os mapas mentais podem ser utilizados com diferentes finalidades, permitindo a realização de uma síntese imagética do assunto estudado, levando o estudante a uma aprendizagem mais robusta. A referida metodologia foi usada no Colégio Estadual José Leitão, em Santa Luz, estado da Bahia, em 04 quatro salas do Eixo VI do turno noturno, em 03 aulas semanais (com a duração de 40 minutos) durante uma unidade letiva, no ano de 2023, conforme preconizado pela literatura e apresentou boa aceitação entre os alunos da EJA, bem como entre os docentes, que inclusive ampliaram o seu uso para outros componentes curriculares. Deste modo, percebe-se que essa metodologia ativa é aplicável no contexto da EJA e permite ao docente uma oportunidade de usar diferentes estratégias para a promoção do aprendizado dos alunos.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFVieira, Michelle Christini Araújohttps://orcid.org/0000-0001-7771-5387http://lattes.cnpq.br/9372845638085633https://orcid.org/0009-0003-0727-4151http://lattes.cnpq.br/0997890215437565Macêdo Silva, Raquel Adelzina2024-02-06T21:52:11Z2024-02-06T21:52:11Z2024-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1143porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:37Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1143Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:37Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência |
title |
O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência |
spellingShingle |
O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência Macêdo Silva, Raquel Adelzina Cidadania Educação Mapas mentais Metodologias ativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência |
title_full |
O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência |
title_fullStr |
O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência |
title_sort |
O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência |
author |
Macêdo Silva, Raquel Adelzina |
author_facet |
Macêdo Silva, Raquel Adelzina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Michelle Christini Araújo https://orcid.org/0000-0001-7771-5387 http://lattes.cnpq.br/9372845638085633 https://orcid.org/0009-0003-0727-4151 http://lattes.cnpq.br/0997890215437565 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo Silva, Raquel Adelzina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Educação Mapas mentais Metodologias ativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Cidadania Educação Mapas mentais Metodologias ativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para atender a um público específico, que apresenta disparidade entre a idade e o nível de escolaridade, em decorrência de situações como necessidade de entrar no mercado de trabalho, gravidez na adolescência, entre outras, buscando melhoria na qualidade de vida desses indivíduos. A utilização de metodologias ativas é uma tendência na educação atual, proporcionando ao estudante uma aprendizagem autônoma e com maior solidez. Dentre as metodologias ativas, o presente relato busca descrever uma experiência com o uso de mapas mentais na EJA, numa cidade do interior da Bahia. Os mapas mentais podem ser utilizados com diferentes finalidades, permitindo a realização de uma síntese imagética do assunto estudado, levando o estudante a uma aprendizagem mais robusta. A referida metodologia foi usada no Colégio Estadual José Leitão, em Santa Luz, estado da Bahia, em 04 quatro salas do Eixo VI do turno noturno, em 03 aulas semanais (com a duração de 40 minutos) durante uma unidade letiva, no ano de 2023, conforme preconizado pela literatura e apresentou boa aceitação entre os alunos da EJA, bem como entre os docentes, que inclusive ampliaram o seu uso para outros componentes curriculares. Deste modo, percebe-se que essa metodologia ativa é aplicável no contexto da EJA e permite ao docente uma oportunidade de usar diferentes estratégias para a promoção do aprendizado dos alunos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-06T21:52:11Z 2024-02-06T21:52:11Z 2024-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1143 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392448099188736 |