O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo Silva, Raquel Adelzina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1143
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para atender a um público específico, que apresenta disparidade entre a idade e o nível de escolaridade, em decorrência de situações como necessidade de entrar no mercado de trabalho, gravidez na adolescência, entre outras, buscando melhoria na qualidade de vida desses indivíduos. A utilização de metodologias ativas é uma tendência na educação atual, proporcionando ao estudante uma aprendizagem autônoma e com maior solidez. Dentre as metodologias ativas, o presente relato busca descrever uma experiência com o uso de mapas mentais na EJA, numa cidade do interior da Bahia. Os mapas mentais podem ser utilizados com diferentes finalidades, permitindo a realização de uma síntese imagética do assunto estudado, levando o estudante a uma aprendizagem mais robusta. A referida metodologia foi usada no Colégio Estadual José Leitão, em Santa Luz, estado da Bahia, em 04 quatro salas do Eixo VI do turno noturno, em 03 aulas semanais (com a duração de 40 minutos) durante uma unidade letiva, no ano de 2023, conforme preconizado pela literatura e apresentou boa aceitação entre os alunos da EJA, bem como entre os docentes, que inclusive ampliaram o seu uso para outros componentes curriculares. Deste modo, percebe-se que essa metodologia ativa é aplicável no contexto da EJA e permite ao docente uma oportunidade de usar diferentes estratégias para a promoção do aprendizado dos alunos.
id UNIVASF-2_c02de861d45bff902d5a37f52e5a535a
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1143
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiênciaCidadaniaEducaçãoMapas mentaisMetodologias ativasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para atender a um público específico, que apresenta disparidade entre a idade e o nível de escolaridade, em decorrência de situações como necessidade de entrar no mercado de trabalho, gravidez na adolescência, entre outras, buscando melhoria na qualidade de vida desses indivíduos. A utilização de metodologias ativas é uma tendência na educação atual, proporcionando ao estudante uma aprendizagem autônoma e com maior solidez. Dentre as metodologias ativas, o presente relato busca descrever uma experiência com o uso de mapas mentais na EJA, numa cidade do interior da Bahia. Os mapas mentais podem ser utilizados com diferentes finalidades, permitindo a realização de uma síntese imagética do assunto estudado, levando o estudante a uma aprendizagem mais robusta. A referida metodologia foi usada no Colégio Estadual José Leitão, em Santa Luz, estado da Bahia, em 04 quatro salas do Eixo VI do turno noturno, em 03 aulas semanais (com a duração de 40 minutos) durante uma unidade letiva, no ano de 2023, conforme preconizado pela literatura e apresentou boa aceitação entre os alunos da EJA, bem como entre os docentes, que inclusive ampliaram o seu uso para outros componentes curriculares. Deste modo, percebe-se que essa metodologia ativa é aplicável no contexto da EJA e permite ao docente uma oportunidade de usar diferentes estratégias para a promoção do aprendizado dos alunos.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFVieira, Michelle Christini Araújohttps://orcid.org/0000-0001-7771-5387http://lattes.cnpq.br/9372845638085633https://orcid.org/0009-0003-0727-4151http://lattes.cnpq.br/0997890215437565Macêdo Silva, Raquel Adelzina2024-02-06T21:52:11Z2024-02-06T21:52:11Z2024-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1143porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:37Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1143Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:37Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência
title O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência
spellingShingle O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência
Macêdo Silva, Raquel Adelzina
Cidadania
Educação
Mapas mentais
Metodologias ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência
title_full O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência
title_fullStr O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência
title_full_unstemmed O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência
title_sort O uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência
author Macêdo Silva, Raquel Adelzina
author_facet Macêdo Silva, Raquel Adelzina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Michelle Christini Araújo
https://orcid.org/0000-0001-7771-5387
http://lattes.cnpq.br/9372845638085633
https://orcid.org/0009-0003-0727-4151
http://lattes.cnpq.br/0997890215437565
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo Silva, Raquel Adelzina
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Educação
Mapas mentais
Metodologias ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Cidadania
Educação
Mapas mentais
Metodologias ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para atender a um público específico, que apresenta disparidade entre a idade e o nível de escolaridade, em decorrência de situações como necessidade de entrar no mercado de trabalho, gravidez na adolescência, entre outras, buscando melhoria na qualidade de vida desses indivíduos. A utilização de metodologias ativas é uma tendência na educação atual, proporcionando ao estudante uma aprendizagem autônoma e com maior solidez. Dentre as metodologias ativas, o presente relato busca descrever uma experiência com o uso de mapas mentais na EJA, numa cidade do interior da Bahia. Os mapas mentais podem ser utilizados com diferentes finalidades, permitindo a realização de uma síntese imagética do assunto estudado, levando o estudante a uma aprendizagem mais robusta. A referida metodologia foi usada no Colégio Estadual José Leitão, em Santa Luz, estado da Bahia, em 04 quatro salas do Eixo VI do turno noturno, em 03 aulas semanais (com a duração de 40 minutos) durante uma unidade letiva, no ano de 2023, conforme preconizado pela literatura e apresentou boa aceitação entre os alunos da EJA, bem como entre os docentes, que inclusive ampliaram o seu uso para outros componentes curriculares. Deste modo, percebe-se que essa metodologia ativa é aplicável no contexto da EJA e permite ao docente uma oportunidade de usar diferentes estratégias para a promoção do aprendizado dos alunos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-06T21:52:11Z
2024-02-06T21:52:11Z
2024-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1143
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448099188736