Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1191 |
Resumo: | O presente artigo tem como escopo analisar os mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino na docência superior. Adicionalmente, busca compreender as vantagens de combinar metodologias ativas com métodos tradicionais de ensino, bem como elencar pontos positivos e negativos da metodologia em questão e, por fim, apresentar sites e aplicativas que auxiliam professores e alunos na construção de mapas conceituais. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, na qual se buscou discutir a problemática com base em referenciais teóricos, publicados em livros e revistas científicas, com periódicos voltados para a educação, bem como para o ensino baseado em metodologias ativas. Durante o intercorrer do artigo, verificou-se que a combinação de metodologias ativas e métodos tradicionais pode ajudar a superar resistências à mudança na docência do ensino superior, pois permite uma transição gradual para abordagens mais inovadoras. Nesse ponto, há diversos tipos de metodologias ativas que podem ser aplicadas no ensino superior, combinadas ao ensino tradicional, como a utilização de mapas conceituais. Quanto à vantagem de se utilizar tal metodologia, destaca-se experiências de aprendizagem mais significativas e de maneira mais efetiva no processo educacional, bem como uma visão integrada do assunto e como ponto negativo, destaca-se resistência à mudança por parte de alguns professores e alunos. Por fim, para auxílio no ensino-aprendizagem através da utilização de mapas conceituais, tanto o professor quando os alunos, podem recorrer a ferramentas de tecnologia para construção de MC como o XMind, Coggle, MindMeister, dentre outros. |
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Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensinometodologias ativasactive methodologiesaprendizagem interativamapas conceituaisinteractive learningconcept mapsO presente artigo tem como escopo analisar os mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino na docência superior. Adicionalmente, busca compreender as vantagens de combinar metodologias ativas com métodos tradicionais de ensino, bem como elencar pontos positivos e negativos da metodologia em questão e, por fim, apresentar sites e aplicativas que auxiliam professores e alunos na construção de mapas conceituais. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, na qual se buscou discutir a problemática com base em referenciais teóricos, publicados em livros e revistas científicas, com periódicos voltados para a educação, bem como para o ensino baseado em metodologias ativas. Durante o intercorrer do artigo, verificou-se que a combinação de metodologias ativas e métodos tradicionais pode ajudar a superar resistências à mudança na docência do ensino superior, pois permite uma transição gradual para abordagens mais inovadoras. Nesse ponto, há diversos tipos de metodologias ativas que podem ser aplicadas no ensino superior, combinadas ao ensino tradicional, como a utilização de mapas conceituais. Quanto à vantagem de se utilizar tal metodologia, destaca-se experiências de aprendizagem mais significativas e de maneira mais efetiva no processo educacional, bem como uma visão integrada do assunto e como ponto negativo, destaca-se resistência à mudança por parte de alguns professores e alunos. Por fim, para auxílio no ensino-aprendizagem através da utilização de mapas conceituais, tanto o professor quando os alunos, podem recorrer a ferramentas de tecnologia para construção de MC como o XMind, Coggle, MindMeister, dentre outros.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino AprendizagemUNIVASFRibeiro, Marcelohttps://orcid.org/0000-0003-1196-73838566377803271737https://orcid.org/0000-0002-5708-1900http://lattes.cnpq.br/7451160611438346Nogueira, Dialles2024-04-03T18:31:39Z2024-04-03T18:31:39Z2024-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1191porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:30Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1191Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:30Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
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