Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Dialles
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1191
Resumo: O presente artigo tem como escopo analisar os mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino na docência superior. Adicionalmente, busca compreender as vantagens de combinar metodologias ativas com métodos tradicionais de ensino, bem como elencar pontos positivos e negativos da metodologia em questão e, por fim, apresentar sites e aplicativas que auxiliam professores e alunos na construção de mapas conceituais. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, na qual se buscou discutir a problemática com base em referenciais teóricos, publicados em livros e revistas científicas, com periódicos voltados para a educação, bem como para o ensino baseado em metodologias ativas. Durante o intercorrer do artigo, verificou-se que a combinação de metodologias ativas e métodos tradicionais pode ajudar a superar resistências à mudança na docência do ensino superior, pois permite uma transição gradual para abordagens mais inovadoras. Nesse ponto, há diversos tipos de metodologias ativas que podem ser aplicadas no ensino superior, combinadas ao ensino tradicional, como a utilização de mapas conceituais. Quanto à vantagem de se utilizar tal metodologia, destaca-se experiências de aprendizagem mais significativas e de maneira mais efetiva no processo educacional, bem como uma visão integrada do assunto e como ponto negativo, destaca-se resistência à mudança por parte de alguns professores e alunos. Por fim, para auxílio no ensino-aprendizagem através da utilização de mapas conceituais, tanto o professor quando os alunos, podem recorrer a ferramentas de tecnologia para construção de MC como o XMind, Coggle, MindMeister, dentre outros.
id UNIVASF-2_8a01b3e5651120db9d7de17805f2dfa8
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1191
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensinometodologias ativasactive methodologiesaprendizagem interativamapas conceituaisinteractive learningconcept mapsO presente artigo tem como escopo analisar os mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino na docência superior. Adicionalmente, busca compreender as vantagens de combinar metodologias ativas com métodos tradicionais de ensino, bem como elencar pontos positivos e negativos da metodologia em questão e, por fim, apresentar sites e aplicativas que auxiliam professores e alunos na construção de mapas conceituais. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, na qual se buscou discutir a problemática com base em referenciais teóricos, publicados em livros e revistas científicas, com periódicos voltados para a educação, bem como para o ensino baseado em metodologias ativas. Durante o intercorrer do artigo, verificou-se que a combinação de metodologias ativas e métodos tradicionais pode ajudar a superar resistências à mudança na docência do ensino superior, pois permite uma transição gradual para abordagens mais inovadoras. Nesse ponto, há diversos tipos de metodologias ativas que podem ser aplicadas no ensino superior, combinadas ao ensino tradicional, como a utilização de mapas conceituais. Quanto à vantagem de se utilizar tal metodologia, destaca-se experiências de aprendizagem mais significativas e de maneira mais efetiva no processo educacional, bem como uma visão integrada do assunto e como ponto negativo, destaca-se resistência à mudança por parte de alguns professores e alunos. Por fim, para auxílio no ensino-aprendizagem através da utilização de mapas conceituais, tanto o professor quando os alunos, podem recorrer a ferramentas de tecnologia para construção de MC como o XMind, Coggle, MindMeister, dentre outros.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino AprendizagemUNIVASFRibeiro, Marcelohttps://orcid.org/0000-0003-1196-73838566377803271737https://orcid.org/0000-0002-5708-1900http://lattes.cnpq.br/7451160611438346Nogueira, Dialles2024-04-03T18:31:39Z2024-04-03T18:31:39Z2024-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1191porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:30Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1191Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:30Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino
title Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino
spellingShingle Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino
Nogueira, Dialles
metodologias ativas
active methodologies
aprendizagem interativa
mapas conceituais
interactive learning
concept maps
title_short Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino
title_full Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino
title_fullStr Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino
title_full_unstemmed Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino
title_sort Mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino
author Nogueira, Dialles
author_facet Nogueira, Dialles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Marcelo
https://orcid.org/0000-0003-1196-7383
8566377803271737
https://orcid.org/0000-0002-5708-1900
http://lattes.cnpq.br/7451160611438346
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Dialles
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias ativas
active methodologies
aprendizagem interativa
mapas conceituais
interactive learning
concept maps
topic metodologias ativas
active methodologies
aprendizagem interativa
mapas conceituais
interactive learning
concept maps
description O presente artigo tem como escopo analisar os mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino na docência superior. Adicionalmente, busca compreender as vantagens de combinar metodologias ativas com métodos tradicionais de ensino, bem como elencar pontos positivos e negativos da metodologia em questão e, por fim, apresentar sites e aplicativas que auxiliam professores e alunos na construção de mapas conceituais. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, na qual se buscou discutir a problemática com base em referenciais teóricos, publicados em livros e revistas científicas, com periódicos voltados para a educação, bem como para o ensino baseado em metodologias ativas. Durante o intercorrer do artigo, verificou-se que a combinação de metodologias ativas e métodos tradicionais pode ajudar a superar resistências à mudança na docência do ensino superior, pois permite uma transição gradual para abordagens mais inovadoras. Nesse ponto, há diversos tipos de metodologias ativas que podem ser aplicadas no ensino superior, combinadas ao ensino tradicional, como a utilização de mapas conceituais. Quanto à vantagem de se utilizar tal metodologia, destaca-se experiências de aprendizagem mais significativas e de maneira mais efetiva no processo educacional, bem como uma visão integrada do assunto e como ponto negativo, destaca-se resistência à mudança por parte de alguns professores e alunos. Por fim, para auxílio no ensino-aprendizagem através da utilização de mapas conceituais, tanto o professor quando os alunos, podem recorrer a ferramentas de tecnologia para construção de MC como o XMind, Coggle, MindMeister, dentre outros.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-03T18:31:39Z
2024-04-03T18:31:39Z
2024-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1191
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448065634304