Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Adson
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Andrade, Paula
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1120
Resumo: As metodologias ativas representam uma abordagem de ensino que envolvem os alunos de maneira ativa e participativa, promovendo uma aprendizagem mais significativa e eficaz. Assim, as metodologias ativas incentivam a participação ativa dos alunos, envolvendo-os em atividades práticas, discussão e resolução de problemas. Isso aumenta o engajamento e o interesse dos alunos no processo de aprendizagem. Nesse entendimento, este trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica, metodologia esta que permite fazer uma contextualização e uma análise do estudo da arte de uma certa temática. Este estudo tem por objetivo discutir a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem na vida dos sujeitos. Assim, os resultados mostram que as metodologias ativas proporcionam para o estudante melhores aprendizagens tendo em vista que ambos são os construtores de seus aprendizados e se sentem protagonistas desse processo. Percebeu-se ainda que ao envolver os alunos em situações práticas e desafiadoras, as metodologias ativas promovem uma aprendizagem mais significativa, os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em contextos do mundo real, tornando a aprendizagem mais relevante e significativa.
id UNIVASF-2_ecabbdd47714554142ff550af0a4a597
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1120
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagemAbordagem de ensino; Alunos; Aprendizagem significativa; Protagonistas.As metodologias ativas representam uma abordagem de ensino que envolvem os alunos de maneira ativa e participativa, promovendo uma aprendizagem mais significativa e eficaz. Assim, as metodologias ativas incentivam a participação ativa dos alunos, envolvendo-os em atividades práticas, discussão e resolução de problemas. Isso aumenta o engajamento e o interesse dos alunos no processo de aprendizagem. Nesse entendimento, este trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica, metodologia esta que permite fazer uma contextualização e uma análise do estudo da arte de uma certa temática. Este estudo tem por objetivo discutir a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem na vida dos sujeitos. Assim, os resultados mostram que as metodologias ativas proporcionam para o estudante melhores aprendizagens tendo em vista que ambos são os construtores de seus aprendizados e se sentem protagonistas desse processo. Percebeu-se ainda que ao envolver os alunos em situações práticas e desafiadoras, as metodologias ativas promovem uma aprendizagem mais significativa, os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em contextos do mundo real, tornando a aprendizagem mais relevante e significativa.UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFFerreira, Paulo7748368111505299http://lattes.cnpq.br/7748368111505299França, AdsonAndrade, Paula2024-01-24T20:36:06Z2024-01-24T20:36:06Z2024-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1120porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:58:33Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1120Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:58:33Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
title Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
França, Adson
Abordagem de ensino; Alunos; Aprendizagem significativa; Protagonistas.
title_short Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
title_full Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
title_sort Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
author França, Adson
author_facet França, Adson
Andrade, Paula
author_role author
author2 Andrade, Paula
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Paulo
7748368111505299
http://lattes.cnpq.br/7748368111505299
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Adson
Andrade, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem de ensino; Alunos; Aprendizagem significativa; Protagonistas.
topic Abordagem de ensino; Alunos; Aprendizagem significativa; Protagonistas.
description As metodologias ativas representam uma abordagem de ensino que envolvem os alunos de maneira ativa e participativa, promovendo uma aprendizagem mais significativa e eficaz. Assim, as metodologias ativas incentivam a participação ativa dos alunos, envolvendo-os em atividades práticas, discussão e resolução de problemas. Isso aumenta o engajamento e o interesse dos alunos no processo de aprendizagem. Nesse entendimento, este trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica, metodologia esta que permite fazer uma contextualização e uma análise do estudo da arte de uma certa temática. Este estudo tem por objetivo discutir a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem na vida dos sujeitos. Assim, os resultados mostram que as metodologias ativas proporcionam para o estudante melhores aprendizagens tendo em vista que ambos são os construtores de seus aprendizados e se sentem protagonistas desse processo. Percebeu-se ainda que ao envolver os alunos em situações práticas e desafiadoras, as metodologias ativas promovem uma aprendizagem mais significativa, os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em contextos do mundo real, tornando a aprendizagem mais relevante e significativa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-24T20:36:06Z
2024-01-24T20:36:06Z
2024-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1120
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448066682880