EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Manoel Alexandre de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Eliane Pinheiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2926
Resumo: Para avaliar as competências dos alunos nos exames de português e matemática, o estado do Ceará realiza o Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica (SPAECE). Tais avaliações são relevantes ao apontar fatores que influenciam a educação, como é o caso da infraestrutura física das unidades escolares. Neste contexto, o objetivo deste estudo é mensurar o efeito da infraestrutura das escolas estaduais da Região Metropolitana do Cariri (RMC) nas notas de proficiência do SPAECE do primeiro ano do ensino médio no período de 2008 a 2015. Para tal, aplicou-se um modelo de regressão de dados em painel com efeitos fixos. Essa modelagem é caracterizada pela combinação de séries temporais e dados de corte transversal. Os resultados revelaram que a presença de refeitório, laboratório de ciências, internet banda larga, auditório e área verde influenciam de forma positiva as notas de proficiência em português, enquanto o desempenho em matemática é afetado positivamente pela existência de refeitório, diretoria e internet banda larga. Portanto, torna-se necessária implementar políticas adequadas, que promovam equidade entre os insumos escolares, uma vez que a infraestrutura adequada cumpre seu papel primordial na formação do discente, de modo a reduzir as desigualdades econômicas e sociais.
id UNIVATES-2_0e063a80bd554a5e74ed51dc17579627
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/2926
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015Infraestrutura escolarDados em painelDesempenho dos alunos no SPAECEPara avaliar as competências dos alunos nos exames de português e matemática, o estado do Ceará realiza o Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica (SPAECE). Tais avaliações são relevantes ao apontar fatores que influenciam a educação, como é o caso da infraestrutura física das unidades escolares. Neste contexto, o objetivo deste estudo é mensurar o efeito da infraestrutura das escolas estaduais da Região Metropolitana do Cariri (RMC) nas notas de proficiência do SPAECE do primeiro ano do ensino médio no período de 2008 a 2015. Para tal, aplicou-se um modelo de regressão de dados em painel com efeitos fixos. Essa modelagem é caracterizada pela combinação de séries temporais e dados de corte transversal. Os resultados revelaram que a presença de refeitório, laboratório de ciências, internet banda larga, auditório e área verde influenciam de forma positiva as notas de proficiência em português, enquanto o desempenho em matemática é afetado positivamente pela existência de refeitório, diretoria e internet banda larga. Portanto, torna-se necessária implementar políticas adequadas, que promovam equidade entre os insumos escolares, uma vez que a infraestrutura adequada cumpre seu papel primordial na formação do discente, de modo a reduzir as desigualdades econômicas e sociais.Editora Univates2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/292610.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2926Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 4 (2021)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2926/1889Copyright (c) 2021 Manoel Alexandre de Lucena, Eliane Pinheiro de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLucena, Manoel Alexandre deSousa, Eliane Pinheiro de2024-04-22T20:49:48Zoai:ojs.192.168.0.51:article/2926Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:48Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015
title EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015
spellingShingle EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015
Lucena, Manoel Alexandre de
Infraestrutura escolar
Dados em painel
Desempenho dos alunos no SPAECE
title_short EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015
title_full EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015
title_fullStr EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015
title_full_unstemmed EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015
title_sort EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015
author Lucena, Manoel Alexandre de
author_facet Lucena, Manoel Alexandre de
Sousa, Eliane Pinheiro de
author_role author
author2 Sousa, Eliane Pinheiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Manoel Alexandre de
Sousa, Eliane Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Infraestrutura escolar
Dados em painel
Desempenho dos alunos no SPAECE
topic Infraestrutura escolar
Dados em painel
Desempenho dos alunos no SPAECE
description Para avaliar as competências dos alunos nos exames de português e matemática, o estado do Ceará realiza o Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica (SPAECE). Tais avaliações são relevantes ao apontar fatores que influenciam a educação, como é o caso da infraestrutura física das unidades escolares. Neste contexto, o objetivo deste estudo é mensurar o efeito da infraestrutura das escolas estaduais da Região Metropolitana do Cariri (RMC) nas notas de proficiência do SPAECE do primeiro ano do ensino médio no período de 2008 a 2015. Para tal, aplicou-se um modelo de regressão de dados em painel com efeitos fixos. Essa modelagem é caracterizada pela combinação de séries temporais e dados de corte transversal. Os resultados revelaram que a presença de refeitório, laboratório de ciências, internet banda larga, auditório e área verde influenciam de forma positiva as notas de proficiência em português, enquanto o desempenho em matemática é afetado positivamente pela existência de refeitório, diretoria e internet banda larga. Portanto, torna-se necessária implementar políticas adequadas, que promovam equidade entre os insumos escolares, uma vez que a infraestrutura adequada cumpre seu papel primordial na formação do discente, de modo a reduzir as desigualdades econômicas e sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2926
10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2926
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2926
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2926/1889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Manoel Alexandre de Lucena, Eliane Pinheiro de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Manoel Alexandre de Lucena, Eliane Pinheiro de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 4 (2021)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730684436086784