ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2955 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) formal e a meta 4.7 do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 4 Educação de Qualidade possuem como propósito a educação para o desenvolvimento sustentável, podendo assim, juntas, serem empregadas no ambiente escolar, respeitando-se o contexto local e/ou regional dos/das alunos(as) em sala de aula. Logo, o objetivo deste trabalho é apresentar estratégias didáticas que garantam a inserção da EA e o ODS 4 – Educação de Qualidade no ensino fundamental, com enfoque no bioma Caatinga, possibilitando aos/as professores(as) estratégias de fácil desenvolvimento no âmbito escolar. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da experiência das autoras para seleção das estratégias didáticas apresentadas e discutidas. Gincanas, brincadeiras, horta, cinema e músicas são estratégias que os/as professores(as) podem fazer uso em sala de aula para garantir a EA e o ODS 4 – Educação de Qualidade com enfoque na Caatinga, estimulando a participação dos/das alunos(as) durante as aulas, e formando cidadãos(ãs) conscientes de suas ações com o ambiente. |
id |
UNIVATES-2_6c2c58b60c90575f07865a460aa81ad3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/2955 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGAEducação Básica. Educação de Qualidade. Agenda 2030. Ferramentas Educacionais. Atividades Lúdicas.A Educação Ambiental (EA) formal e a meta 4.7 do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 4 Educação de Qualidade possuem como propósito a educação para o desenvolvimento sustentável, podendo assim, juntas, serem empregadas no ambiente escolar, respeitando-se o contexto local e/ou regional dos/das alunos(as) em sala de aula. Logo, o objetivo deste trabalho é apresentar estratégias didáticas que garantam a inserção da EA e o ODS 4 – Educação de Qualidade no ensino fundamental, com enfoque no bioma Caatinga, possibilitando aos/as professores(as) estratégias de fácil desenvolvimento no âmbito escolar. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da experiência das autoras para seleção das estratégias didáticas apresentadas e discutidas. Gincanas, brincadeiras, horta, cinema e músicas são estratégias que os/as professores(as) podem fazer uso em sala de aula para garantir a EA e o ODS 4 – Educação de Qualidade com enfoque na Caatinga, estimulando a participação dos/das alunos(as) durante as aulas, e formando cidadãos(ãs) conscientes de suas ações com o ambiente.Editora Univates2021-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/295510.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2955Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 3 (2021)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2955/1859Copyright (c) 2021 Letícia Gabriele da Silva Bezerra, Júlia Rélene de Freitas Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Letícia Gabriele da SilvaRodrigues, Júlia Rélene de Freitas2024-04-22T20:50:24Zoai:ojs.192.168.0.51:article/2955Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:50:24Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA |
title |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA Bezerra, Letícia Gabriele da Silva Educação Básica. Educação de Qualidade. Agenda 2030. Ferramentas Educacionais. Atividades Lúdicas. |
title_short |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA |
title_full |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NO BIOMA CAATINGA |
author |
Bezerra, Letícia Gabriele da Silva |
author_facet |
Bezerra, Letícia Gabriele da Silva Rodrigues, Júlia Rélene de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Júlia Rélene de Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Letícia Gabriele da Silva Rodrigues, Júlia Rélene de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica. Educação de Qualidade. Agenda 2030. Ferramentas Educacionais. Atividades Lúdicas. |
topic |
Educação Básica. Educação de Qualidade. Agenda 2030. Ferramentas Educacionais. Atividades Lúdicas. |
description |
A Educação Ambiental (EA) formal e a meta 4.7 do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 4 Educação de Qualidade possuem como propósito a educação para o desenvolvimento sustentável, podendo assim, juntas, serem empregadas no ambiente escolar, respeitando-se o contexto local e/ou regional dos/das alunos(as) em sala de aula. Logo, o objetivo deste trabalho é apresentar estratégias didáticas que garantam a inserção da EA e o ODS 4 – Educação de Qualidade no ensino fundamental, com enfoque no bioma Caatinga, possibilitando aos/as professores(as) estratégias de fácil desenvolvimento no âmbito escolar. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da experiência das autoras para seleção das estratégias didáticas apresentadas e discutidas. Gincanas, brincadeiras, horta, cinema e músicas são estratégias que os/as professores(as) podem fazer uso em sala de aula para garantir a EA e o ODS 4 – Educação de Qualidade com enfoque na Caatinga, estimulando a participação dos/das alunos(as) durante as aulas, e formando cidadãos(ãs) conscientes de suas ações com o ambiente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2955 10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2955 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2955 |
identifier_str_mv |
10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2955/1859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Letícia Gabriele da Silva Bezerra, Júlia Rélene de Freitas Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Letícia Gabriele da Silva Bezerra, Júlia Rélene de Freitas Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 3 (2021) 1983-036X 10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021 reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730684443426816 |