INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1438 |
Resumo: | No Brasil ainda são poucos os trabalhos empíricos que tratam de indisciplina e violência escolar, o que dificulta a identificação de padrões por parte de gestores e tomadores de políticas públicas na hora de controlar tais ocorrências nas escolas. Visando ajudar a preencher essa lacuna, o presente artigo utilizará uma base de dados bem recente e ainda pouco utilizada, onde estão presentes informações de diversas ocorrências nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A partir dessas informações, foram criados indicadores que pretendem classificar as escolas maior incidência desses atos no Estado. Dos diversos dados presentes, optou-se por trabalhar com indicadores de agressão entre alunos, agressão a professores, bullying e indisciplina escolar. Os resultados apontaram que a maioria das escolas presentes nos rankings de escolas com maior incidência de violência e indisciplina, estão presentes na Região Metropolitana de Porto Alegre. Isso pode estar, de certa forma, relacionado aos maiores índices de violência urbana que os municípios apresentam, influenciando o comportamento dos alunos nas escolas. No entanto, muitas escolas apresentaram zero casos, demonstrando que, mesmo que muitas escolas desses municípios mais violentos sofram influência da violência urbana, outras conseguem minimizar a situação de violência, talvez por fatores propriamente internos da escola, como a infraestrutura, a gestão, a qualidade dos professores, dentre outros. |
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INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SULindicadores sociaisviolência escolarindisciplinaRio Grande do Sul.No Brasil ainda são poucos os trabalhos empíricos que tratam de indisciplina e violência escolar, o que dificulta a identificação de padrões por parte de gestores e tomadores de políticas públicas na hora de controlar tais ocorrências nas escolas. Visando ajudar a preencher essa lacuna, o presente artigo utilizará uma base de dados bem recente e ainda pouco utilizada, onde estão presentes informações de diversas ocorrências nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A partir dessas informações, foram criados indicadores que pretendem classificar as escolas maior incidência desses atos no Estado. Dos diversos dados presentes, optou-se por trabalhar com indicadores de agressão entre alunos, agressão a professores, bullying e indisciplina escolar. Os resultados apontaram que a maioria das escolas presentes nos rankings de escolas com maior incidência de violência e indisciplina, estão presentes na Região Metropolitana de Porto Alegre. Isso pode estar, de certa forma, relacionado aos maiores índices de violência urbana que os municípios apresentam, influenciando o comportamento dos alunos nas escolas. No entanto, muitas escolas apresentaram zero casos, demonstrando que, mesmo que muitas escolas desses municípios mais violentos sofram influência da violência urbana, outras conseguem minimizar a situação de violência, talvez por fatores propriamente internos da escola, como a infraestrutura, a gestão, a qualidade dos professores, dentre outros.Editora Univates2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/143810.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1438Revista Estudo & Debate; v. 24 n. 3 (2017)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1438/1249Copyright (c) 2017 Maicker Leite Bartz, Ewerton da Silva Quartieri, Tiarajú Alves de Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBartz, Maicker LeiteQuartieri, Ewerton da SilvaFreitas, Tiarajú Alves de2024-04-22T20:49:50Zoai:ojs.192.168.0.51:article/1438Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:50Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
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