INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartz, Maicker Leite
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Quartieri, Ewerton da Silva, Freitas, Tiarajú Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1438
Resumo: No Brasil ainda são poucos os trabalhos empíricos que tratam de indisciplina e violência escolar, o que dificulta a identificação de padrões por parte de gestores e tomadores de políticas públicas na hora de controlar tais ocorrências nas escolas. Visando ajudar a preencher essa lacuna, o presente artigo utilizará uma base de dados bem recente e ainda pouco utilizada, onde estão presentes informações de diversas ocorrências nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A partir dessas informações, foram criados indicadores que pretendem classificar as escolas maior incidência desses atos no Estado. Dos diversos dados presentes, optou-se por trabalhar com indicadores de agressão entre alunos, agressão a professores, bullying e indisciplina escolar. Os resultados apontaram que a maioria das escolas presentes nos rankings de escolas com maior incidência de violência e indisciplina, estão presentes na Região Metropolitana de Porto Alegre. Isso pode estar, de certa forma, relacionado aos maiores índices de violência urbana que os municípios apresentam, influenciando o comportamento dos alunos nas escolas. No entanto, muitas escolas apresentaram zero casos, demonstrando que, mesmo que muitas escolas desses municípios mais violentos sofram influência da violência urbana, outras conseguem minimizar a situação de violência, talvez por fatores propriamente internos da escola, como a infraestrutura, a gestão, a qualidade dos professores, dentre outros.
id UNIVATES-2_a8e1137b41d596749111d0e21af5d275
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/1438
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SULindicadores sociaisviolência escolarindisciplinaRio Grande do Sul.No Brasil ainda são poucos os trabalhos empíricos que tratam de indisciplina e violência escolar, o que dificulta a identificação de padrões por parte de gestores e tomadores de políticas públicas na hora de controlar tais ocorrências nas escolas. Visando ajudar a preencher essa lacuna, o presente artigo utilizará uma base de dados bem recente e ainda pouco utilizada, onde estão presentes informações de diversas ocorrências nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A partir dessas informações, foram criados indicadores que pretendem classificar as escolas maior incidência desses atos no Estado. Dos diversos dados presentes, optou-se por trabalhar com indicadores de agressão entre alunos, agressão a professores, bullying e indisciplina escolar. Os resultados apontaram que a maioria das escolas presentes nos rankings de escolas com maior incidência de violência e indisciplina, estão presentes na Região Metropolitana de Porto Alegre. Isso pode estar, de certa forma, relacionado aos maiores índices de violência urbana que os municípios apresentam, influenciando o comportamento dos alunos nas escolas. No entanto, muitas escolas apresentaram zero casos, demonstrando que, mesmo que muitas escolas desses municípios mais violentos sofram influência da violência urbana, outras conseguem minimizar a situação de violência, talvez por fatores propriamente internos da escola, como a infraestrutura, a gestão, a qualidade dos professores, dentre outros.Editora Univates2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/143810.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1438Revista Estudo & Debate; v. 24 n. 3 (2017)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1438/1249Copyright (c) 2017 Maicker Leite Bartz, Ewerton da Silva Quartieri, Tiarajú Alves de Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBartz, Maicker LeiteQuartieri, Ewerton da SilvaFreitas, Tiarajú Alves de2024-04-22T20:49:50Zoai:ojs.192.168.0.51:article/1438Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:50Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL
title INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL
spellingShingle INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL
Bartz, Maicker Leite
indicadores sociais
violência escolar
indisciplina
Rio Grande do Sul.
title_short INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL
title_full INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL
title_fullStr INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL
title_full_unstemmed INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL
title_sort INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL
author Bartz, Maicker Leite
author_facet Bartz, Maicker Leite
Quartieri, Ewerton da Silva
Freitas, Tiarajú Alves de
author_role author
author2 Quartieri, Ewerton da Silva
Freitas, Tiarajú Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartz, Maicker Leite
Quartieri, Ewerton da Silva
Freitas, Tiarajú Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv indicadores sociais
violência escolar
indisciplina
Rio Grande do Sul.
topic indicadores sociais
violência escolar
indisciplina
Rio Grande do Sul.
description No Brasil ainda são poucos os trabalhos empíricos que tratam de indisciplina e violência escolar, o que dificulta a identificação de padrões por parte de gestores e tomadores de políticas públicas na hora de controlar tais ocorrências nas escolas. Visando ajudar a preencher essa lacuna, o presente artigo utilizará uma base de dados bem recente e ainda pouco utilizada, onde estão presentes informações de diversas ocorrências nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A partir dessas informações, foram criados indicadores que pretendem classificar as escolas maior incidência desses atos no Estado. Dos diversos dados presentes, optou-se por trabalhar com indicadores de agressão entre alunos, agressão a professores, bullying e indisciplina escolar. Os resultados apontaram que a maioria das escolas presentes nos rankings de escolas com maior incidência de violência e indisciplina, estão presentes na Região Metropolitana de Porto Alegre. Isso pode estar, de certa forma, relacionado aos maiores índices de violência urbana que os municípios apresentam, influenciando o comportamento dos alunos nas escolas. No entanto, muitas escolas apresentaram zero casos, demonstrando que, mesmo que muitas escolas desses municípios mais violentos sofram influência da violência urbana, outras conseguem minimizar a situação de violência, talvez por fatores propriamente internos da escola, como a infraestrutura, a gestão, a qualidade dos professores, dentre outros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1438
10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1438
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1438
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1438/1249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Maicker Leite Bartz, Ewerton da Silva Quartieri, Tiarajú Alves de Freitas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Maicker Leite Bartz, Ewerton da Silva Quartieri, Tiarajú Alves de Freitas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 24 n. 3 (2017)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730683541651456