O OLHAR DE UM GRUPO DE ATORES SOCIAIS SOBRE O MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1161 |
Resumo: | O presente estudo avaliou a percepção ambiental de um grupo de doze atores sociais em relação à Unidade de Conservação denominada Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO), localizado na cidade de Filadélfia-Tocantins-Brasil. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa qualitativa através do método survey, com a aplicação de entrevista semiestruturada, composta por questões abertas. As respostas das perguntas foram transcritas e agrupadas em categorias elaboradas e analisadas a partir da perspectiva da análise do discurso. O resultado encontrado demonstrou que os atores sociais entrevistados perceberam mudanças na rotina da comunidade a partir da instalação do Monumento, sendo de forma positiva quando consideradas as questões relacionadas a preservação ambiental, mas também de forma negativa em razão de problemas fundiários. Também é relatada a mudança quanto à maneira de enxergar os fósseis principalmente com a obtenção de informações advindas de maneira informal. Foram sugeridas, pelos entrevistados, as atividades de Educação Ambiental e Turismo, bem como foi constatada a percepção de que há necessidade da realização de ações de educação ambiental adicionais por parte da gerência do MNAFTO bem como a melhoria da forma de manejo atual. |
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O OLHAR DE UM GRUPO DE ATORES SOCIAIS SOBRE O MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINSConservação do Patrimônio AmbientalFitofósseisUnidades de ConservaçãoPercepção Ambiental.O presente estudo avaliou a percepção ambiental de um grupo de doze atores sociais em relação à Unidade de Conservação denominada Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO), localizado na cidade de Filadélfia-Tocantins-Brasil. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa qualitativa através do método survey, com a aplicação de entrevista semiestruturada, composta por questões abertas. As respostas das perguntas foram transcritas e agrupadas em categorias elaboradas e analisadas a partir da perspectiva da análise do discurso. O resultado encontrado demonstrou que os atores sociais entrevistados perceberam mudanças na rotina da comunidade a partir da instalação do Monumento, sendo de forma positiva quando consideradas as questões relacionadas a preservação ambiental, mas também de forma negativa em razão de problemas fundiários. Também é relatada a mudança quanto à maneira de enxergar os fósseis principalmente com a obtenção de informações advindas de maneira informal. Foram sugeridas, pelos entrevistados, as atividades de Educação Ambiental e Turismo, bem como foi constatada a percepção de que há necessidade da realização de ações de educação ambiental adicionais por parte da gerência do MNAFTO bem como a melhoria da forma de manejo atual.Editora Univates2017-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/116110.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1161Revista Estudo & Debate; v. 24 n. 1 (2017)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1161/1128Copyright (c) 2017 Aline Maria Costantin, Etiene Fabbrin Pires, André Jasperhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCostantin, Aline MariaPires, Etiene FabbrinJasper, André2024-04-22T20:49:27Zoai:ojs.192.168.0.51:article/1161Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:27Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
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