POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE UNIVERSITÁRIA E O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zago, Marcia Regina Rodrigues da Silva, Silva, Maclovia Corrêa da, Favorito, Andressa Rando, Casagrande Junior, Eloy Fassi, Labiak, Silvestre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2584
Resumo: A Administração Pública Federal e Empresas Estatais dependentes, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, instituiu a elaboração Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) para promoção do desenvolvimento sustentável. Estas ferramentas de planejamento fazem parte de uma Política de Sustentabilidade (PS). A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) organizou o documento da PS com ênfase na problemática das relações entre a gestão e a viabilidade destes princípios serem inseridos em disciplinas dos cursos da UTFPR. Este artigo observa a apropriação do debate ambiental em disciplinas por meio da matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UTFPR e títulos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) para verificar manifestações concretas entre o material coletado e os conteúdos ambientais da PS na administração pública, o PLS e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O método de investigação de base foi particularmente qualitativo. Fez-se levantamento bibliográfico, documental, em meios digitais, e coleta de dados em pesquisa de campo. Foi criado um formulário específico on-line sobre as possíveis relações entre as disciplinas e os conteúdos ambientais, com dez perguntas de múltipla escolha, aplicado aos estudantes que desenvolviam os TCC’s nos dois últimos semestres do curso. Intitulado Google Forms, este aplicativo permitiu agilizar a coleta de dados e a investigação. A análise restringiu-se ao nome das disciplinas e aos títulos dos TCC’s e seus indicativos, evidências e pegadas ambientais. Como conclusão, as percepções dos estudantes sobre seus processos formativos revelaram lacunas na transmissão de conteúdos ambientais, ambiguidade nas formas de explorá-los segundo as prescrições normativas, sem correspondências expressivas destes conhecimentos manifestadas em palestras, diálogos, apresentações, reuniões, eventos e aulas.
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