POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE UNIVERSITÁRIA E O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2584 |
Resumo: | A Administração Pública Federal e Empresas Estatais dependentes, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, instituiu a elaboração Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) para promoção do desenvolvimento sustentável. Estas ferramentas de planejamento fazem parte de uma Política de Sustentabilidade (PS). A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) organizou o documento da PS com ênfase na problemática das relações entre a gestão e a viabilidade destes princípios serem inseridos em disciplinas dos cursos da UTFPR. Este artigo observa a apropriação do debate ambiental em disciplinas por meio da matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UTFPR e títulos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) para verificar manifestações concretas entre o material coletado e os conteúdos ambientais da PS na administração pública, o PLS e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O método de investigação de base foi particularmente qualitativo. Fez-se levantamento bibliográfico, documental, em meios digitais, e coleta de dados em pesquisa de campo. Foi criado um formulário específico on-line sobre as possíveis relações entre as disciplinas e os conteúdos ambientais, com dez perguntas de múltipla escolha, aplicado aos estudantes que desenvolviam os TCC’s nos dois últimos semestres do curso. Intitulado Google Forms, este aplicativo permitiu agilizar a coleta de dados e a investigação. A análise restringiu-se ao nome das disciplinas e aos títulos dos TCC’s e seus indicativos, evidências e pegadas ambientais. Como conclusão, as percepções dos estudantes sobre seus processos formativos revelaram lacunas na transmissão de conteúdos ambientais, ambiguidade nas formas de explorá-los segundo as prescrições normativas, sem correspondências expressivas destes conhecimentos manifestadas em palestras, diálogos, apresentações, reuniões, eventos e aulas. |
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POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE UNIVERSITÁRIA E O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPRPolítica de SustentabilidadePlano de Gestão de Logística SustentávelCurso de Engenharia CivilUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMatriz Curricular.A Administração Pública Federal e Empresas Estatais dependentes, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, instituiu a elaboração Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) para promoção do desenvolvimento sustentável. Estas ferramentas de planejamento fazem parte de uma Política de Sustentabilidade (PS). A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) organizou o documento da PS com ênfase na problemática das relações entre a gestão e a viabilidade destes princípios serem inseridos em disciplinas dos cursos da UTFPR. Este artigo observa a apropriação do debate ambiental em disciplinas por meio da matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UTFPR e títulos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) para verificar manifestações concretas entre o material coletado e os conteúdos ambientais da PS na administração pública, o PLS e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O método de investigação de base foi particularmente qualitativo. Fez-se levantamento bibliográfico, documental, em meios digitais, e coleta de dados em pesquisa de campo. Foi criado um formulário específico on-line sobre as possíveis relações entre as disciplinas e os conteúdos ambientais, com dez perguntas de múltipla escolha, aplicado aos estudantes que desenvolviam os TCC’s nos dois últimos semestres do curso. Intitulado Google Forms, este aplicativo permitiu agilizar a coleta de dados e a investigação. A análise restringiu-se ao nome das disciplinas e aos títulos dos TCC’s e seus indicativos, evidências e pegadas ambientais. Como conclusão, as percepções dos estudantes sobre seus processos formativos revelaram lacunas na transmissão de conteúdos ambientais, ambiguidade nas formas de explorá-los segundo as prescrições normativas, sem correspondências expressivas destes conhecimentos manifestadas em palestras, diálogos, apresentações, reuniões, eventos e aulas.Editora Univates2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/258410.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2584Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 1 (2021)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2584/1784Copyright (c) 2021 Ana Paula da Silva Rodrigues, Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago, Maclovia Corrêa da Silva, Andressa Rando Favorito, Eloy Fassi Casagrande Junior, Silvestre Labiakhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ana Paula da SilvaZago, Marcia Regina Rodrigues da SilvaSilva, Maclovia Corrêa daFavorito, Andressa RandoCasagrande Junior, Eloy FassiLabiak, Silvestre2024-04-22T20:50:24Zoai:ojs.192.168.0.51:article/2584Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:50:24Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
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