Utilização da realidade virtual na doença de Alzheimer: uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Alice de Leon
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Meneghetti, Tainá Cazuni, de Gregório, Elizama, Bini, Ana Carolina Dorigoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FisiSenectus
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4845
Resumo: Resumo: A doença de Alzheimer (DA) é neurodegenerativa e progressiva, ocasionando uma série de mudanças na estrutura cerebral e incapacidades funcionais, dificultando a realização das atividades de vida diárias e sociais, presentes e desejadas por toda a sociedade, necessitando de alternativas eficientes no manejo da doença. Nesse sentido a utilização da realidade virtual (RV), vem sendo bastante visada na área da pesquisa, pela possibilidade de vivenciar experiências semelhantes às diárias, capazes de explorar várias emoções, assim como a cognição e aptidão física, tornando a realidade virtual uma estratégia interessante na reabilitação funcional física e cognitiva, útil tanto na avaliação quanto tratamento de diversas patologias.  Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura que buscou identificar as diferentes formas de utilização da RV em indivíduos com DA. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas: PubMed; PeDro; EBSCO, Lilacs e SciELO. Após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados quatro artigos científicos. Resultados: A literatura apoia uso da RV como instrumento de tratamento e avaliação de pacientes com DA, tendo resultados satisfatórios e animadores como sendo uma técnica eficaz e que facilita a análise de evolução e de estado desses pacientes. Conclusão: Concluímos que a realidade virtual tem se mostrado promissora no tratamento e avaliação de pacientes com déficits cognitivos associado a Doença de Alzheimer. Porém, novos estudos fazem-se necessário para que possamos eleger os melhores recursos de RV para melhor atender pacientes com DA e suas necessidades específicas.
id UNOCHAPECO_a4d268280dfcc9c3173fa26481418574
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4845
network_acronym_str UNOCHAPECO
network_name_str FisiSenectus
repository_id_str
spelling Utilização da realidade virtual na doença de Alzheimer: uma revisão bibliográficaMediaçãoAprendizagemPsicologia CognitivaResumo: A doença de Alzheimer (DA) é neurodegenerativa e progressiva, ocasionando uma série de mudanças na estrutura cerebral e incapacidades funcionais, dificultando a realização das atividades de vida diárias e sociais, presentes e desejadas por toda a sociedade, necessitando de alternativas eficientes no manejo da doença. Nesse sentido a utilização da realidade virtual (RV), vem sendo bastante visada na área da pesquisa, pela possibilidade de vivenciar experiências semelhantes às diárias, capazes de explorar várias emoções, assim como a cognição e aptidão física, tornando a realidade virtual uma estratégia interessante na reabilitação funcional física e cognitiva, útil tanto na avaliação quanto tratamento de diversas patologias.  Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura que buscou identificar as diferentes formas de utilização da RV em indivíduos com DA. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas: PubMed; PeDro; EBSCO, Lilacs e SciELO. Após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados quatro artigos científicos. Resultados: A literatura apoia uso da RV como instrumento de tratamento e avaliação de pacientes com DA, tendo resultados satisfatórios e animadores como sendo uma técnica eficaz e que facilita a análise de evolução e de estado desses pacientes. Conclusão: Concluímos que a realidade virtual tem se mostrado promissora no tratamento e avaliação de pacientes com déficits cognitivos associado a Doença de Alzheimer. Porém, novos estudos fazem-se necessário para que possamos eleger os melhores recursos de RV para melhor atender pacientes com DA e suas necessidades específicas.Universidade Comunitária da Região de Chapecó2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/484510.22298/rfs.2019.v7.n1.4845Revista FisiSenectus; v. 7 n. 1 (2019): Jan./Jun.; 61-682318-338110.22298/rfs.2019.v7.n1reponame:FisiSenectusinstname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4845/2791Copyright (c) 2019 Ana Carolina Dorigoni Bini, Alice de Leon Figueiredo, Tainá Cazuni Meneghetti, Elizama de Gregórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Alice de LeonMeneghetti, Tainá Cazunide Gregório, ElizamaBini, Ana Carolina Dorigoni2019-11-25T10:47:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4845Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/indexPUBhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/oaifisisenectus@yahoo.com.br||fisisenectus@yahoo.com.br2318-33812318-3381opendoar:2019-11-25T10:47:20FisiSenectus - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da realidade virtual na doença de Alzheimer: uma revisão bibliográfica
title Utilização da realidade virtual na doença de Alzheimer: uma revisão bibliográfica
spellingShingle Utilização da realidade virtual na doença de Alzheimer: uma revisão bibliográfica
Figueiredo, Alice de Leon
Mediação
Aprendizagem
Psicologia Cognitiva
title_short Utilização da realidade virtual na doença de Alzheimer: uma revisão bibliográfica
title_full Utilização da realidade virtual na doença de Alzheimer: uma revisão bibliográfica
title_fullStr Utilização da realidade virtual na doença de Alzheimer: uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Utilização da realidade virtual na doença de Alzheimer: uma revisão bibliográfica
title_sort Utilização da realidade virtual na doença de Alzheimer: uma revisão bibliográfica
author Figueiredo, Alice de Leon
author_facet Figueiredo, Alice de Leon
Meneghetti, Tainá Cazuni
de Gregório, Elizama
Bini, Ana Carolina Dorigoni
author_role author
author2 Meneghetti, Tainá Cazuni
de Gregório, Elizama
Bini, Ana Carolina Dorigoni
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Alice de Leon
Meneghetti, Tainá Cazuni
de Gregório, Elizama
Bini, Ana Carolina Dorigoni
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Aprendizagem
Psicologia Cognitiva
topic Mediação
Aprendizagem
Psicologia Cognitiva
description Resumo: A doença de Alzheimer (DA) é neurodegenerativa e progressiva, ocasionando uma série de mudanças na estrutura cerebral e incapacidades funcionais, dificultando a realização das atividades de vida diárias e sociais, presentes e desejadas por toda a sociedade, necessitando de alternativas eficientes no manejo da doença. Nesse sentido a utilização da realidade virtual (RV), vem sendo bastante visada na área da pesquisa, pela possibilidade de vivenciar experiências semelhantes às diárias, capazes de explorar várias emoções, assim como a cognição e aptidão física, tornando a realidade virtual uma estratégia interessante na reabilitação funcional física e cognitiva, útil tanto na avaliação quanto tratamento de diversas patologias.  Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura que buscou identificar as diferentes formas de utilização da RV em indivíduos com DA. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas: PubMed; PeDro; EBSCO, Lilacs e SciELO. Após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados quatro artigos científicos. Resultados: A literatura apoia uso da RV como instrumento de tratamento e avaliação de pacientes com DA, tendo resultados satisfatórios e animadores como sendo uma técnica eficaz e que facilita a análise de evolução e de estado desses pacientes. Conclusão: Concluímos que a realidade virtual tem se mostrado promissora no tratamento e avaliação de pacientes com déficits cognitivos associado a Doença de Alzheimer. Porém, novos estudos fazem-se necessário para que possamos eleger os melhores recursos de RV para melhor atender pacientes com DA e suas necessidades específicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4845
10.22298/rfs.2019.v7.n1.4845
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4845
identifier_str_mv 10.22298/rfs.2019.v7.n1.4845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4845/2791
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista FisiSenectus; v. 7 n. 1 (2019): Jan./Jun.; 61-68
2318-3381
10.22298/rfs.2019.v7.n1
reponame:FisiSenectus
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str FisiSenectus
collection FisiSenectus
repository.name.fl_str_mv FisiSenectus - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv fisisenectus@yahoo.com.br||fisisenectus@yahoo.com.br
_version_ 1797067796914372608