Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hansen, Dinara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FisiSenectus
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1496
Resumo: Introdução: o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres e ocorre em maior número após os 60 anos de idade, sendo idade dependente. O tratamento do câncer está voltado para o aumento das possibilidades de cura e sobrevida, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Objetivos: avaliar o impacto do tratamento de câncer de mama na qualidade de vida de um grupo de mulheres após os 60 anos de idade. Materiais e métodos: foi realizado um estudo quantitativo, transversal com enfoque descritivo e analítico em uma amostra de 50 idosas que realizaram tratamento de câncer de mama e um grupo controle de 50 idosas sem o diagnóstico de câncer de mama, frequentadoras do Hospital São Lucas da PUCRS. Resultados: as idades variaram de 60 a 94 anos, com média de 70,76 anos e desvio padrão de 6,95 anos. A qualidade de vida geral do grupo de câncer de mama mostrou-se significativamente melhor comparada ao grupo controle. Na  relação daqualidade de vida e dados sociodemográficos, o estado de saúde foi o que mais contribuiu para melhor qualidade de vida. Estado civil e primeiro grau completo também tiveram interferência significativa na qualidade de vida. Conclusão: o tratamento decâncer de mama tem impacto na qualidade de vida na maioria das vezes enquanto está sendo realizado. Após o término do tratamento, a qualidade de vida tende a melhorar.
id UNOCHAPECO_f01fe01ffe1bfc65cc708bf3c7e55e88
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1496
network_acronym_str UNOCHAPECO
network_name_str FisiSenectus
repository_id_str
spelling Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mamaDesenvolvimento humano e educação. Interação e aprendizagem. Mediação e processos pedagógicosIntrodução: o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres e ocorre em maior número após os 60 anos de idade, sendo idade dependente. O tratamento do câncer está voltado para o aumento das possibilidades de cura e sobrevida, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Objetivos: avaliar o impacto do tratamento de câncer de mama na qualidade de vida de um grupo de mulheres após os 60 anos de idade. Materiais e métodos: foi realizado um estudo quantitativo, transversal com enfoque descritivo e analítico em uma amostra de 50 idosas que realizaram tratamento de câncer de mama e um grupo controle de 50 idosas sem o diagnóstico de câncer de mama, frequentadoras do Hospital São Lucas da PUCRS. Resultados: as idades variaram de 60 a 94 anos, com média de 70,76 anos e desvio padrão de 6,95 anos. A qualidade de vida geral do grupo de câncer de mama mostrou-se significativamente melhor comparada ao grupo controle. Na  relação daqualidade de vida e dados sociodemográficos, o estado de saúde foi o que mais contribuiu para melhor qualidade de vida. Estado civil e primeiro grau completo também tiveram interferência significativa na qualidade de vida. Conclusão: o tratamento decâncer de mama tem impacto na qualidade de vida na maioria das vezes enquanto está sendo realizado. Após o término do tratamento, a qualidade de vida tende a melhorar.Universidade Comunitária da Região de Chapecó2013-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/149610.22298/rfs.2013.v1.n1.1496Revista FisiSenectus; v. 1 n. 1 (2013): Jan./Jun.; 13-242318-338110.22298/rfs.2013.v1.n1reponame:FisiSenectusinstname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1496/844Copyright (c) 2016 Revista FisiSenectusinfo:eu-repo/semantics/openAccessHansen, Dinara2023-01-12T17:03:24Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1496Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/indexPUBhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/oaifisisenectus@yahoo.com.br||fisisenectus@yahoo.com.br2318-33812318-3381opendoar:2023-01-12T17:03:24FisiSenectus - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama
title Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama
spellingShingle Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama
Hansen, Dinara
Desenvolvimento humano e educação. Interação e aprendizagem. Mediação e processos pedagógicos
title_short Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama
title_full Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama
title_fullStr Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama
title_full_unstemmed Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama
title_sort Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama
author Hansen, Dinara
author_facet Hansen, Dinara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hansen, Dinara
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano e educação. Interação e aprendizagem. Mediação e processos pedagógicos
topic Desenvolvimento humano e educação. Interação e aprendizagem. Mediação e processos pedagógicos
description Introdução: o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres e ocorre em maior número após os 60 anos de idade, sendo idade dependente. O tratamento do câncer está voltado para o aumento das possibilidades de cura e sobrevida, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Objetivos: avaliar o impacto do tratamento de câncer de mama na qualidade de vida de um grupo de mulheres após os 60 anos de idade. Materiais e métodos: foi realizado um estudo quantitativo, transversal com enfoque descritivo e analítico em uma amostra de 50 idosas que realizaram tratamento de câncer de mama e um grupo controle de 50 idosas sem o diagnóstico de câncer de mama, frequentadoras do Hospital São Lucas da PUCRS. Resultados: as idades variaram de 60 a 94 anos, com média de 70,76 anos e desvio padrão de 6,95 anos. A qualidade de vida geral do grupo de câncer de mama mostrou-se significativamente melhor comparada ao grupo controle. Na  relação daqualidade de vida e dados sociodemográficos, o estado de saúde foi o que mais contribuiu para melhor qualidade de vida. Estado civil e primeiro grau completo também tiveram interferência significativa na qualidade de vida. Conclusão: o tratamento decâncer de mama tem impacto na qualidade de vida na maioria das vezes enquanto está sendo realizado. Após o término do tratamento, a qualidade de vida tende a melhorar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1496
10.22298/rfs.2013.v1.n1.1496
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1496
identifier_str_mv 10.22298/rfs.2013.v1.n1.1496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1496/844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista FisiSenectus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista FisiSenectus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Comunitária da Região de Chapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista FisiSenectus; v. 1 n. 1 (2013): Jan./Jun.; 13-24
2318-3381
10.22298/rfs.2013.v1.n1
reponame:FisiSenectus
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str FisiSenectus
collection FisiSenectus
repository.name.fl_str_mv FisiSenectus - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv fisisenectus@yahoo.com.br||fisisenectus@yahoo.com.br
_version_ 1808858956623249408