A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464 |
Resumo: | A falta de qualidade do ensino na área rural e até mesmo a ausência deste em alguns locais pelo Brasil são fatores que estimulam o êxodo rural, este que provocou o crescimento desordenado das cidades, sem infraestrutura adequada. Muitos agricultores acabam encaminhando seus filhos para escolas urbanas, porém em alguns locais, mediante a organização da comunidade, surgem as escolas familiares rurais, baseadas na pedagogia da alternância, que tem a educação voltada para a realidade do meio rural, com valores e cultura específicos do campo, que prepara os jovens e adolescentes do campo para o campo. Porém, a mulher, muitas vezes, é rejeitada neste contexto, por ter historicamente exercido funções essencialmente femininas e agora passa a frequentar a escola rural e aprender sobre o dia a dia do campo. Ainda existem pessoas que não conhecem esse tipo de escola (esta metodologia de ensino); frente a isto, torna-se necessário a fundamentação de tal para que as pessoas passem a ser capazes de refletir e criar um novo olhar para a educação da população do campo e entender o papel que a mulher passa a exercer no contexto atual. |
id |
UNOCHAPO-1_07c8b25ec4ff992df2de7d593a23966f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1464 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family HouFormação continuada de professores. Imaginário Social. Saberes docentes.A falta de qualidade do ensino na área rural e até mesmo a ausência deste em alguns locais pelo Brasil são fatores que estimulam o êxodo rural, este que provocou o crescimento desordenado das cidades, sem infraestrutura adequada. Muitos agricultores acabam encaminhando seus filhos para escolas urbanas, porém em alguns locais, mediante a organização da comunidade, surgem as escolas familiares rurais, baseadas na pedagogia da alternância, que tem a educação voltada para a realidade do meio rural, com valores e cultura específicos do campo, que prepara os jovens e adolescentes do campo para o campo. Porém, a mulher, muitas vezes, é rejeitada neste contexto, por ter historicamente exercido funções essencialmente femininas e agora passa a frequentar a escola rural e aprender sobre o dia a dia do campo. Ainda existem pessoas que não conhecem esse tipo de escola (esta metodologia de ensino); frente a isto, torna-se necessário a fundamentação de tal para que as pessoas passem a ser capazes de refletir e criar um novo olhar para a educação da população do campo e entender o papel que a mulher passa a exercer no contexto atual. Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/146410.22196/rp.v14i29.1464Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 565-582Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 565-5821984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464/826Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKlein, Claudia2016-11-25T16:39:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1464Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:37Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou |
title |
A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou |
spellingShingle |
A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou Klein, Claudia Formação continuada de professores. Imaginário Social. Saberes docentes. |
title_short |
A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou |
title_full |
A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou |
title_fullStr |
A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou |
title_full_unstemmed |
A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou |
title_sort |
A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou |
author |
Klein, Claudia |
author_facet |
Klein, Claudia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores. Imaginário Social. Saberes docentes. |
topic |
Formação continuada de professores. Imaginário Social. Saberes docentes. |
description |
A falta de qualidade do ensino na área rural e até mesmo a ausência deste em alguns locais pelo Brasil são fatores que estimulam o êxodo rural, este que provocou o crescimento desordenado das cidades, sem infraestrutura adequada. Muitos agricultores acabam encaminhando seus filhos para escolas urbanas, porém em alguns locais, mediante a organização da comunidade, surgem as escolas familiares rurais, baseadas na pedagogia da alternância, que tem a educação voltada para a realidade do meio rural, com valores e cultura específicos do campo, que prepara os jovens e adolescentes do campo para o campo. Porém, a mulher, muitas vezes, é rejeitada neste contexto, por ter historicamente exercido funções essencialmente femininas e agora passa a frequentar a escola rural e aprender sobre o dia a dia do campo. Ainda existem pessoas que não conhecem esse tipo de escola (esta metodologia de ensino); frente a isto, torna-se necessário a fundamentação de tal para que as pessoas passem a ser capazes de refletir e criar um novo olhar para a educação da população do campo e entender o papel que a mulher passa a exercer no contexto atual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464 10.22196/rp.v14i29.1464 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v14i29.1464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464/826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 565-582 Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 565-582 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992611729408 |