A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Claudia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464
Resumo: A falta de qualidade do ensino na área rural e até mesmo a ausência deste em alguns locais pelo Brasil são fatores que estimulam o êxodo rural, este que provocou o crescimento desordenado das cidades, sem infraestrutura adequada. Muitos agricultores acabam encaminhando seus filhos para escolas urbanas, porém em alguns locais, mediante a organização da comunidade, surgem as escolas familiares rurais, baseadas na pedagogia da alternância, que tem a educação voltada para a realidade do meio rural, com valores e cultura específicos do campo, que prepara os jovens e adolescentes do campo para o campo. Porém, a mulher, muitas vezes, é rejeitada neste contexto, por ter historicamente exercido funções essencialmente femininas e agora passa a frequentar a escola rural e aprender sobre o dia a dia do campo. Ainda existem pessoas que não conhecem esse tipo de escola (esta metodologia de ensino); frente a isto, torna-se necessário a fundamentação de tal para que as pessoas passem a ser capazes de refletir e criar um novo olhar para a educação da população do campo e entender o papel que a mulher passa a exercer no contexto atual.  
id UNOCHAPO-1_07c8b25ec4ff992df2de7d593a23966f
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1464
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family HouFormação continuada de professores. Imaginário Social. Saberes docentes.A falta de qualidade do ensino na área rural e até mesmo a ausência deste em alguns locais pelo Brasil são fatores que estimulam o êxodo rural, este que provocou o crescimento desordenado das cidades, sem infraestrutura adequada. Muitos agricultores acabam encaminhando seus filhos para escolas urbanas, porém em alguns locais, mediante a organização da comunidade, surgem as escolas familiares rurais, baseadas na pedagogia da alternância, que tem a educação voltada para a realidade do meio rural, com valores e cultura específicos do campo, que prepara os jovens e adolescentes do campo para o campo. Porém, a mulher, muitas vezes, é rejeitada neste contexto, por ter historicamente exercido funções essencialmente femininas e agora passa a frequentar a escola rural e aprender sobre o dia a dia do campo. Ainda existem pessoas que não conhecem esse tipo de escola (esta metodologia de ensino); frente a isto, torna-se necessário a fundamentação de tal para que as pessoas passem a ser capazes de refletir e criar um novo olhar para a educação da população do campo e entender o papel que a mulher passa a exercer no contexto atual.  Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/146410.22196/rp.v14i29.1464Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 565-582Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 565-5821984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464/826Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKlein, Claudia2016-11-25T16:39:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1464Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:37Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou
title A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou
spellingShingle A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou
Klein, Claudia
Formação continuada de professores. Imaginário Social. Saberes docentes.
title_short A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou
title_full A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou
title_fullStr A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou
title_full_unstemmed A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou
title_sort A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou
author Klein, Claudia
author_facet Klein, Claudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores. Imaginário Social. Saberes docentes.
topic Formação continuada de professores. Imaginário Social. Saberes docentes.
description A falta de qualidade do ensino na área rural e até mesmo a ausência deste em alguns locais pelo Brasil são fatores que estimulam o êxodo rural, este que provocou o crescimento desordenado das cidades, sem infraestrutura adequada. Muitos agricultores acabam encaminhando seus filhos para escolas urbanas, porém em alguns locais, mediante a organização da comunidade, surgem as escolas familiares rurais, baseadas na pedagogia da alternância, que tem a educação voltada para a realidade do meio rural, com valores e cultura específicos do campo, que prepara os jovens e adolescentes do campo para o campo. Porém, a mulher, muitas vezes, é rejeitada neste contexto, por ter historicamente exercido funções essencialmente femininas e agora passa a frequentar a escola rural e aprender sobre o dia a dia do campo. Ainda existem pessoas que não conhecem esse tipo de escola (esta metodologia de ensino); frente a isto, torna-se necessário a fundamentação de tal para que as pessoas passem a ser capazes de refletir e criar um novo olhar para a educação da população do campo e entender o papel que a mulher passa a exercer no contexto atual.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464
10.22196/rp.v14i29.1464
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464
identifier_str_mv 10.22196/rp.v14i29.1464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464/826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 565-582
Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 565-582
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992611729408