CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7130 |
Resumo: | Entre os conceitos expressos nos documentos da instituição escolar, aquilo que o gestor compreende e o que de fato acontece na escola confessional, há dinâmicas complexas. Estes processos são coerentes e colaboram para a aprendizagem dos discentes? Este é o questionamento central deste estudo, que visa analisar como a prática de gestores de escolas confessionais influenciam nas aprendizagens de estudantes. Este texto é parte integrante da tese do mesmo autor. A pesquisa qualitativa, de caráter explicativo, foi realizada ao longo de três anos (2015 – 2017) em duas escolas do Rio Grande do Sul, através de aplicação de questionários a estudantes, professores e gestores. Ainda compondo a pesquisa, foram realizadas leituras de documentos da rede de colégios e outros aportes bibliográficos. Os dados dos questionários foram categorizados através de um software. A compreensão de gestão, que supera e engloba a perspectiva administrativa, é fundamental para acompanhar procedimentos, estudantes e educadores. As compreensões dos gestores e dos documentos indicam uma coerência no que tange a uma aproximação maior do conceito de gestão, bem como um olhar sistêmico e integral, tanto das pessoas como dos processos. Contudo, isto está presente na intencionalidade dos gestores e pouco em suas estratégias, o que também revela uma cultura e um ambiente educativos. |
id |
UNOCHAPO-1_13d35c12f06684d73c518a19468273a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7130 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONALGestão sistêmica. Educação integral. Missão institucional. Cultura escolar.Entre os conceitos expressos nos documentos da instituição escolar, aquilo que o gestor compreende e o que de fato acontece na escola confessional, há dinâmicas complexas. Estes processos são coerentes e colaboram para a aprendizagem dos discentes? Este é o questionamento central deste estudo, que visa analisar como a prática de gestores de escolas confessionais influenciam nas aprendizagens de estudantes. Este texto é parte integrante da tese do mesmo autor. A pesquisa qualitativa, de caráter explicativo, foi realizada ao longo de três anos (2015 – 2017) em duas escolas do Rio Grande do Sul, através de aplicação de questionários a estudantes, professores e gestores. Ainda compondo a pesquisa, foram realizadas leituras de documentos da rede de colégios e outros aportes bibliográficos. Os dados dos questionários foram categorizados através de um software. A compreensão de gestão, que supera e engloba a perspectiva administrativa, é fundamental para acompanhar procedimentos, estudantes e educadores. As compreensões dos gestores e dos documentos indicam uma coerência no que tange a uma aproximação maior do conceito de gestão, bem como um olhar sistêmico e integral, tanto das pessoas como dos processos. Contudo, isto está presente na intencionalidade dos gestores e pouco em suas estratégias, o que também revela uma cultura e um ambiente educativos.Unochapecó2022-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/713010.22196/rp.v24i1.7130Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.1984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7130/3800Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDegrandis, Fernando2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7130Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL |
title |
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL Degrandis, Fernando Gestão sistêmica. Educação integral. Missão institucional. Cultura escolar. |
title_short |
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL |
title_full |
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL |
title_sort |
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL |
author |
Degrandis, Fernando |
author_facet |
Degrandis, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Degrandis, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão sistêmica. Educação integral. Missão institucional. Cultura escolar. |
topic |
Gestão sistêmica. Educação integral. Missão institucional. Cultura escolar. |
description |
Entre os conceitos expressos nos documentos da instituição escolar, aquilo que o gestor compreende e o que de fato acontece na escola confessional, há dinâmicas complexas. Estes processos são coerentes e colaboram para a aprendizagem dos discentes? Este é o questionamento central deste estudo, que visa analisar como a prática de gestores de escolas confessionais influenciam nas aprendizagens de estudantes. Este texto é parte integrante da tese do mesmo autor. A pesquisa qualitativa, de caráter explicativo, foi realizada ao longo de três anos (2015 – 2017) em duas escolas do Rio Grande do Sul, através de aplicação de questionários a estudantes, professores e gestores. Ainda compondo a pesquisa, foram realizadas leituras de documentos da rede de colégios e outros aportes bibliográficos. Os dados dos questionários foram categorizados através de um software. A compreensão de gestão, que supera e engloba a perspectiva administrativa, é fundamental para acompanhar procedimentos, estudantes e educadores. As compreensões dos gestores e dos documentos indicam uma coerência no que tange a uma aproximação maior do conceito de gestão, bem como um olhar sistêmico e integral, tanto das pessoas como dos processos. Contudo, isto está presente na intencionalidade dos gestores e pouco em suas estratégias, o que também revela uma cultura e um ambiente educativos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7130 10.22196/rp.v24i1.7130 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7130 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.7130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7130/3800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez. Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez. 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991561056256 |