CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Degrandis, Fernando
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7130
Resumo: Entre os conceitos expressos nos documentos da instituição escolar, aquilo que o gestor compreende e o que de fato acontece na escola confessional, há dinâmicas complexas. Estes processos são coerentes e colaboram para a aprendizagem dos discentes? Este é o questionamento central deste estudo, que visa analisar como a prática de gestores de escolas confessionais influenciam nas aprendizagens de estudantes. Este texto é parte integrante da tese do mesmo autor. A pesquisa qualitativa, de caráter explicativo, foi realizada ao longo de três anos (2015 – 2017) em duas escolas do Rio Grande do Sul, através de aplicação de questionários a estudantes, professores e gestores. Ainda compondo a pesquisa, foram realizadas leituras de documentos da rede de colégios e outros aportes bibliográficos. Os dados dos questionários foram categorizados através de um software. A compreensão de gestão, que supera e engloba a perspectiva administrativa, é fundamental para acompanhar procedimentos, estudantes e educadores. As compreensões dos gestores e dos documentos indicam uma coerência no que tange a uma aproximação maior do conceito de gestão, bem como um olhar sistêmico e integral, tanto das pessoas como dos processos. Contudo, isto está presente na intencionalidade dos gestores e pouco em suas estratégias, o que também revela uma cultura e um ambiente educativos.
id UNOCHAPO-1_13d35c12f06684d73c518a19468273a2
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7130
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONALGestão sistêmica. Educação integral. Missão institucional. Cultura escolar.Entre os conceitos expressos nos documentos da instituição escolar, aquilo que o gestor compreende e o que de fato acontece na escola confessional, há dinâmicas complexas. Estes processos são coerentes e colaboram para a aprendizagem dos discentes? Este é o questionamento central deste estudo, que visa analisar como a prática de gestores de escolas confessionais influenciam nas aprendizagens de estudantes. Este texto é parte integrante da tese do mesmo autor. A pesquisa qualitativa, de caráter explicativo, foi realizada ao longo de três anos (2015 – 2017) em duas escolas do Rio Grande do Sul, através de aplicação de questionários a estudantes, professores e gestores. Ainda compondo a pesquisa, foram realizadas leituras de documentos da rede de colégios e outros aportes bibliográficos. Os dados dos questionários foram categorizados através de um software. A compreensão de gestão, que supera e engloba a perspectiva administrativa, é fundamental para acompanhar procedimentos, estudantes e educadores. As compreensões dos gestores e dos documentos indicam uma coerência no que tange a uma aproximação maior do conceito de gestão, bem como um olhar sistêmico e integral, tanto das pessoas como dos processos. Contudo, isto está presente na intencionalidade dos gestores e pouco em suas estratégias, o que também revela uma cultura e um ambiente educativos.Unochapecó2022-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/713010.22196/rp.v24i1.7130Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.1984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7130/3800Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDegrandis, Fernando2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7130Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL
title CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL
spellingShingle CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL
Degrandis, Fernando
Gestão sistêmica. Educação integral. Missão institucional. Cultura escolar.
title_short CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL
title_full CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL
title_fullStr CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL
title_sort CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DA GESTÃO EM ESCOLA CONFESSIONAL
author Degrandis, Fernando
author_facet Degrandis, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Degrandis, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão sistêmica. Educação integral. Missão institucional. Cultura escolar.
topic Gestão sistêmica. Educação integral. Missão institucional. Cultura escolar.
description Entre os conceitos expressos nos documentos da instituição escolar, aquilo que o gestor compreende e o que de fato acontece na escola confessional, há dinâmicas complexas. Estes processos são coerentes e colaboram para a aprendizagem dos discentes? Este é o questionamento central deste estudo, que visa analisar como a prática de gestores de escolas confessionais influenciam nas aprendizagens de estudantes. Este texto é parte integrante da tese do mesmo autor. A pesquisa qualitativa, de caráter explicativo, foi realizada ao longo de três anos (2015 – 2017) em duas escolas do Rio Grande do Sul, através de aplicação de questionários a estudantes, professores e gestores. Ainda compondo a pesquisa, foram realizadas leituras de documentos da rede de colégios e outros aportes bibliográficos. Os dados dos questionários foram categorizados através de um software. A compreensão de gestão, que supera e engloba a perspectiva administrativa, é fundamental para acompanhar procedimentos, estudantes e educadores. As compreensões dos gestores e dos documentos indicam uma coerência no que tange a uma aproximação maior do conceito de gestão, bem como um olhar sistêmico e integral, tanto das pessoas como dos processos. Contudo, isto está presente na intencionalidade dos gestores e pouco em suas estratégias, o que também revela uma cultura e um ambiente educativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7130
10.22196/rp.v24i1.7130
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7130
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.7130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7130/3800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991561056256