Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379 |
Resumo: | A criança é produtora de conhecimento e, entre pares, aloca- se em um mundo naturalmente seu adquirindo maior segurança e propriedade de manifestação. Percebe-se esta criança como sujeito da prática educativa, ou seja, é dotada de um potencial particular que vem sendo entendido, ao longo dos anos, deixando de ser vista como o “adulto em miniatura”. Sob este viés, a criança ganha espaço e passa a ter voz ativa. E entre as conversas com umgrupo focal, composto por seis crianças de três escolas diferentes, buscouse, nas peculiaridades das Culturas Infantis, compreender a transição da educação infantil para o ensino fundamental. A partir daí as crianças revelaram-se comprometidas com a nova postura escolar, embora nos momentos de maior mobilidade, expressão e brincadeira é que realmente mostraram satisfação. Tais revelações remetem a mudanças de paradigma que não cabem apenasà escola, mas a todos aqueles que estão envolvidos com a criança, pois é um compromisso social. |
id |
UNOCHAPO-1_2693c03775cb9357afec507d4ab5fa20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1379 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary schoolAdministraçãoAnálise bibliométricaCoautoriaColaboração científicaTipos de autoriaA criança é produtora de conhecimento e, entre pares, aloca- se em um mundo naturalmente seu adquirindo maior segurança e propriedade de manifestação. Percebe-se esta criança como sujeito da prática educativa, ou seja, é dotada de um potencial particular que vem sendo entendido, ao longo dos anos, deixando de ser vista como o “adulto em miniatura”. Sob este viés, a criança ganha espaço e passa a ter voz ativa. E entre as conversas com umgrupo focal, composto por seis crianças de três escolas diferentes, buscouse, nas peculiaridades das Culturas Infantis, compreender a transição da educação infantil para o ensino fundamental. A partir daí as crianças revelaram-se comprometidas com a nova postura escolar, embora nos momentos de maior mobilidade, expressão e brincadeira é que realmente mostraram satisfação. Tais revelações remetem a mudanças de paradigma que não cabem apenasà escola, mas a todos aqueles que estão envolvidos com a criança, pois é um compromisso social. Unochapecó2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/137910.22196/rp.v14i28.1379Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 517-532Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 517-5321984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379/767Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Jéssica Schmidt2016-11-25T16:38:57Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1379Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:57Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school |
title |
Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school |
spellingShingle |
Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school Nunes, Jéssica Schmidt Administração Análise bibliométrica Coautoria Colaboração científica Tipos de autoria |
title_short |
Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school |
title_full |
Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school |
title_fullStr |
Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school |
title_full_unstemmed |
Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school |
title_sort |
Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school |
author |
Nunes, Jéssica Schmidt |
author_facet |
Nunes, Jéssica Schmidt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Jéssica Schmidt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Análise bibliométrica Coautoria Colaboração científica Tipos de autoria |
topic |
Administração Análise bibliométrica Coautoria Colaboração científica Tipos de autoria |
description |
A criança é produtora de conhecimento e, entre pares, aloca- se em um mundo naturalmente seu adquirindo maior segurança e propriedade de manifestação. Percebe-se esta criança como sujeito da prática educativa, ou seja, é dotada de um potencial particular que vem sendo entendido, ao longo dos anos, deixando de ser vista como o “adulto em miniatura”. Sob este viés, a criança ganha espaço e passa a ter voz ativa. E entre as conversas com umgrupo focal, composto por seis crianças de três escolas diferentes, buscouse, nas peculiaridades das Culturas Infantis, compreender a transição da educação infantil para o ensino fundamental. A partir daí as crianças revelaram-se comprometidas com a nova postura escolar, embora nos momentos de maior mobilidade, expressão e brincadeira é que realmente mostraram satisfação. Tais revelações remetem a mudanças de paradigma que não cabem apenasà escola, mas a todos aqueles que estão envolvidos com a criança, pois é um compromisso social. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379 10.22196/rp.v14i28.1379 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v14i28.1379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379/767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 517-532 Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 517-532 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992575029248 |