Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Jéssica Schmidt
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379
Resumo: A criança é produtora de conhecimento e, entre pares, aloca- se em um mundo naturalmente seu adquirindo maior segurança e propriedade de manifestação. Percebe-se esta criança como sujeito da prática educativa, ou seja, é dotada de um potencial particular que vem sendo entendido, ao longo dos anos, deixando de ser vista como o “adulto em miniatura”. Sob este viés, a criança ganha espaço e passa a ter voz ativa. E entre as conversas com umgrupo focal, composto por seis crianças de três escolas diferentes, buscouse, nas peculiaridades das Culturas Infantis, compreender a transição da educação infantil para o ensino fundamental. A partir daí as crianças revelaram-se comprometidas com a nova postura escolar, embora nos momentos de maior mobilidade, expressão e brincadeira é que realmente mostraram satisfação. Tais revelações remetem a mudanças de paradigma  que não cabem apenasà escola, mas a todos aqueles que estão envolvidos com a criança, pois é um compromisso social. 
id UNOCHAPO-1_2693c03775cb9357afec507d4ab5fa20
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1379
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary schoolAdministraçãoAnálise bibliométricaCoautoriaColaboração científicaTipos de autoriaA criança é produtora de conhecimento e, entre pares, aloca- se em um mundo naturalmente seu adquirindo maior segurança e propriedade de manifestação. Percebe-se esta criança como sujeito da prática educativa, ou seja, é dotada de um potencial particular que vem sendo entendido, ao longo dos anos, deixando de ser vista como o “adulto em miniatura”. Sob este viés, a criança ganha espaço e passa a ter voz ativa. E entre as conversas com umgrupo focal, composto por seis crianças de três escolas diferentes, buscouse, nas peculiaridades das Culturas Infantis, compreender a transição da educação infantil para o ensino fundamental. A partir daí as crianças revelaram-se comprometidas com a nova postura escolar, embora nos momentos de maior mobilidade, expressão e brincadeira é que realmente mostraram satisfação. Tais revelações remetem a mudanças de paradigma  que não cabem apenasà escola, mas a todos aqueles que estão envolvidos com a criança, pois é um compromisso social. Unochapecó2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/137910.22196/rp.v14i28.1379Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 517-532Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 517-5321984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379/767Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Jéssica Schmidt2016-11-25T16:38:57Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1379Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:57Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school
title Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school
spellingShingle Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school
Nunes, Jéssica Schmidt
Administração
Análise bibliométrica
Coautoria
Colaboração científica
Tipos de autoria
title_short Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school
title_full Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school
title_fullStr Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school
title_full_unstemmed Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school
title_sort Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school
author Nunes, Jéssica Schmidt
author_facet Nunes, Jéssica Schmidt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Jéssica Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Análise bibliométrica
Coautoria
Colaboração científica
Tipos de autoria
topic Administração
Análise bibliométrica
Coautoria
Colaboração científica
Tipos de autoria
description A criança é produtora de conhecimento e, entre pares, aloca- se em um mundo naturalmente seu adquirindo maior segurança e propriedade de manifestação. Percebe-se esta criança como sujeito da prática educativa, ou seja, é dotada de um potencial particular que vem sendo entendido, ao longo dos anos, deixando de ser vista como o “adulto em miniatura”. Sob este viés, a criança ganha espaço e passa a ter voz ativa. E entre as conversas com umgrupo focal, composto por seis crianças de três escolas diferentes, buscouse, nas peculiaridades das Culturas Infantis, compreender a transição da educação infantil para o ensino fundamental. A partir daí as crianças revelaram-se comprometidas com a nova postura escolar, embora nos momentos de maior mobilidade, expressão e brincadeira é que realmente mostraram satisfação. Tais revelações remetem a mudanças de paradigma  que não cabem apenasà escola, mas a todos aqueles que estão envolvidos com a criança, pois é um compromisso social. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379
10.22196/rp.v14i28.1379
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379
identifier_str_mv 10.22196/rp.v14i28.1379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379/767
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 517-532
Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 517-532
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992575029248