O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Cristiane Akemi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Maria Abádia da, Oliveira Júnior, Geraldo Coelho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5790
Resumo: Das circunstâncias históricas que resultaram na aprovação da Lei nº 13.415/2017, o artigo propõe, analisar como os grupos econômicos privados, Banco Mundial e Governo Federal atuam para expandir os negócios na educação básica pública no país. Parte da legislação, referências e do documento Uma ponte para o futuro (2015) para evidenciar como a contrarreforma do Ensino Médio atende aos interesses do setor produtivo lucrativo, empresas e corporações. Apurou-se que sob o manto da ordem e progresso, governos, corporações e empresários modificam a legislação constitucional, trabalhista e educacional a fim de manter segurança nos contratos, favorecer o setor privado e instituir que as escolas de ensino médio se assemelhem às empresas em suas finalidades. Afirma ainda, que apesar das resistências, as forças econômicas em consonância com proposições do Banco Mundial e Governo Federal agem na regulação da educação básica pública no currículo, no financiamento e nas finalidades das escolas do país.
id UNOCHAPO-1_28e83ba94c617856d1c8d5a82ee8dc56
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5790
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOSEducação BásicaPolítica EducacionalGestão, fundações e empresários do ensinoDas circunstâncias históricas que resultaram na aprovação da Lei nº 13.415/2017, o artigo propõe, analisar como os grupos econômicos privados, Banco Mundial e Governo Federal atuam para expandir os negócios na educação básica pública no país. Parte da legislação, referências e do documento Uma ponte para o futuro (2015) para evidenciar como a contrarreforma do Ensino Médio atende aos interesses do setor produtivo lucrativo, empresas e corporações. Apurou-se que sob o manto da ordem e progresso, governos, corporações e empresários modificam a legislação constitucional, trabalhista e educacional a fim de manter segurança nos contratos, favorecer o setor privado e instituir que as escolas de ensino médio se assemelhem às empresas em suas finalidades. Afirma ainda, que apesar das resistências, as forças econômicas em consonância com proposições do Banco Mundial e Governo Federal agem na regulação da educação básica pública no currículo, no financiamento e nas finalidades das escolas do país.Unochapecó2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/579010.22196/rp.v22i0.5790Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-21Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5790/3222Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSato, Cristiane AkemiSilva, Maria Abádia daOliveira Júnior, Geraldo Coelho de 2020-10-22T18:27:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5790Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-10-22T18:27:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
title O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
spellingShingle O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
Sato, Cristiane Akemi
Educação Básica
Política Educacional
Gestão, fundações e empresários do ensino
title_short O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
title_full O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
title_fullStr O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
title_full_unstemmed O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
title_sort O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
author Sato, Cristiane Akemi
author_facet Sato, Cristiane Akemi
Silva, Maria Abádia da
Oliveira Júnior, Geraldo Coelho de
author_role author
author2 Silva, Maria Abádia da
Oliveira Júnior, Geraldo Coelho de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sato, Cristiane Akemi
Silva, Maria Abádia da
Oliveira Júnior, Geraldo Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Política Educacional
Gestão, fundações e empresários do ensino
topic Educação Básica
Política Educacional
Gestão, fundações e empresários do ensino
description Das circunstâncias históricas que resultaram na aprovação da Lei nº 13.415/2017, o artigo propõe, analisar como os grupos econômicos privados, Banco Mundial e Governo Federal atuam para expandir os negócios na educação básica pública no país. Parte da legislação, referências e do documento Uma ponte para o futuro (2015) para evidenciar como a contrarreforma do Ensino Médio atende aos interesses do setor produtivo lucrativo, empresas e corporações. Apurou-se que sob o manto da ordem e progresso, governos, corporações e empresários modificam a legislação constitucional, trabalhista e educacional a fim de manter segurança nos contratos, favorecer o setor privado e instituir que as escolas de ensino médio se assemelhem às empresas em suas finalidades. Afirma ainda, que apesar das resistências, as forças econômicas em consonância com proposições do Banco Mundial e Governo Federal agem na regulação da educação básica pública no currículo, no financiamento e nas finalidades das escolas do país.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5790
10.22196/rp.v22i0.5790
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5790
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5790/3222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-21
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-21
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996076224512