O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5790 |
Resumo: | Das circunstâncias históricas que resultaram na aprovação da Lei nº 13.415/2017, o artigo propõe, analisar como os grupos econômicos privados, Banco Mundial e Governo Federal atuam para expandir os negócios na educação básica pública no país. Parte da legislação, referências e do documento Uma ponte para o futuro (2015) para evidenciar como a contrarreforma do Ensino Médio atende aos interesses do setor produtivo lucrativo, empresas e corporações. Apurou-se que sob o manto da ordem e progresso, governos, corporações e empresários modificam a legislação constitucional, trabalhista e educacional a fim de manter segurança nos contratos, favorecer o setor privado e instituir que as escolas de ensino médio se assemelhem às empresas em suas finalidades. Afirma ainda, que apesar das resistências, as forças econômicas em consonância com proposições do Banco Mundial e Governo Federal agem na regulação da educação básica pública no currículo, no financiamento e nas finalidades das escolas do país. |
id |
UNOCHAPO-1_28e83ba94c617856d1c8d5a82ee8dc56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5790 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOSEducação BásicaPolítica EducacionalGestão, fundações e empresários do ensinoDas circunstâncias históricas que resultaram na aprovação da Lei nº 13.415/2017, o artigo propõe, analisar como os grupos econômicos privados, Banco Mundial e Governo Federal atuam para expandir os negócios na educação básica pública no país. Parte da legislação, referências e do documento Uma ponte para o futuro (2015) para evidenciar como a contrarreforma do Ensino Médio atende aos interesses do setor produtivo lucrativo, empresas e corporações. Apurou-se que sob o manto da ordem e progresso, governos, corporações e empresários modificam a legislação constitucional, trabalhista e educacional a fim de manter segurança nos contratos, favorecer o setor privado e instituir que as escolas de ensino médio se assemelhem às empresas em suas finalidades. Afirma ainda, que apesar das resistências, as forças econômicas em consonância com proposições do Banco Mundial e Governo Federal agem na regulação da educação básica pública no currículo, no financiamento e nas finalidades das escolas do país.Unochapecó2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/579010.22196/rp.v22i0.5790Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-21Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5790/3222Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSato, Cristiane AkemiSilva, Maria Abádia daOliveira Júnior, Geraldo Coelho de 2020-10-22T18:27:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5790Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-10-22T18:27:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS |
title |
O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS |
spellingShingle |
O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS Sato, Cristiane Akemi Educação Básica Política Educacional Gestão, fundações e empresários do ensino |
title_short |
O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS |
title_full |
O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS |
title_fullStr |
O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS |
title_sort |
O ENSINO MÉDIO DIANTE DA EXPECTATIVA DOS EMPRESÁRIOS |
author |
Sato, Cristiane Akemi |
author_facet |
Sato, Cristiane Akemi Silva, Maria Abádia da Oliveira Júnior, Geraldo Coelho de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Abádia da Oliveira Júnior, Geraldo Coelho de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sato, Cristiane Akemi Silva, Maria Abádia da Oliveira Júnior, Geraldo Coelho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica Política Educacional Gestão, fundações e empresários do ensino |
topic |
Educação Básica Política Educacional Gestão, fundações e empresários do ensino |
description |
Das circunstâncias históricas que resultaram na aprovação da Lei nº 13.415/2017, o artigo propõe, analisar como os grupos econômicos privados, Banco Mundial e Governo Federal atuam para expandir os negócios na educação básica pública no país. Parte da legislação, referências e do documento Uma ponte para o futuro (2015) para evidenciar como a contrarreforma do Ensino Médio atende aos interesses do setor produtivo lucrativo, empresas e corporações. Apurou-se que sob o manto da ordem e progresso, governos, corporações e empresários modificam a legislação constitucional, trabalhista e educacional a fim de manter segurança nos contratos, favorecer o setor privado e instituir que as escolas de ensino médio se assemelhem às empresas em suas finalidades. Afirma ainda, que apesar das resistências, as forças econômicas em consonância com proposições do Banco Mundial e Governo Federal agem na regulação da educação básica pública no currículo, no financiamento e nas finalidades das escolas do país. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5790 10.22196/rp.v22i0.5790 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5790 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5790/3222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-21 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-21 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996076224512 |