Os jovens e as tensões do cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Bungenstab, Gabriel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Quintão de Almeida, Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2731
Resumo: O artigo aborda a relação dos(as) jovens estudantes com o cotidiano escolar do ensino médio. Para tal, a pesquisa se desenvolveu em uma escola estadual que oferta o ensino médio na cidade de Vitória, Capital do Espírito Santo (ES). Observações do cotidiano escolar durante sete meses e a aplicação do questionário aberto com 130 jovens de quatro turmas de segundo ano, ofereceram indícios de como os jovens ser relacionam com o saberes que são produzidos dentro da escola. Subsequentemente, foram separados quatro grupos que, ao responderem o questionário, se identificaram como “panelinhas”. Com esses grupos, foram feitas entrevistas de grupo focal com o intuito de entender melhor a visão que os jovens têm da escola. Conclui-se, com a ajuda do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que há tensões envolvendo a escola, seu corpo pedagógico e os jovens alunos(as).
id UNOCHAPO-1_2902a07a0a56f04251610acca2a91081
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2731
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Os jovens e as tensões do cotidiano escolarPatrimônio culturalMemória ruralSerra “Pica Pau”O artigo aborda a relação dos(as) jovens estudantes com o cotidiano escolar do ensino médio. Para tal, a pesquisa se desenvolveu em uma escola estadual que oferta o ensino médio na cidade de Vitória, Capital do Espírito Santo (ES). Observações do cotidiano escolar durante sete meses e a aplicação do questionário aberto com 130 jovens de quatro turmas de segundo ano, ofereceram indícios de como os jovens ser relacionam com o saberes que são produzidos dentro da escola. Subsequentemente, foram separados quatro grupos que, ao responderem o questionário, se identificaram como “panelinhas”. Com esses grupos, foram feitas entrevistas de grupo focal com o intuito de entender melhor a visão que os jovens têm da escola. Conclui-se, com a ajuda do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que há tensões envolvendo a escola, seu corpo pedagógico e os jovens alunos(as).Unochapecó2015-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/273110.22196/rp.v16i32.2731Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 32: Jan./Jun. 2014; 217-233Revista Pedagógica; v. 16 n. 32: Jan./Jun. 2014; 217-2331984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2731/1555Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Bungenstab, GabrielQuintão de Almeida, Felipe2016-11-25T16:41:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2731Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:41:37Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens e as tensões do cotidiano escolar
title Os jovens e as tensões do cotidiano escolar
spellingShingle Os jovens e as tensões do cotidiano escolar
Carvalho Bungenstab, Gabriel
Patrimônio cultural
Memória rural
Serra “Pica Pau”
title_short Os jovens e as tensões do cotidiano escolar
title_full Os jovens e as tensões do cotidiano escolar
title_fullStr Os jovens e as tensões do cotidiano escolar
title_full_unstemmed Os jovens e as tensões do cotidiano escolar
title_sort Os jovens e as tensões do cotidiano escolar
author Carvalho Bungenstab, Gabriel
author_facet Carvalho Bungenstab, Gabriel
Quintão de Almeida, Felipe
author_role author
author2 Quintão de Almeida, Felipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Bungenstab, Gabriel
Quintão de Almeida, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Memória rural
Serra “Pica Pau”
topic Patrimônio cultural
Memória rural
Serra “Pica Pau”
description O artigo aborda a relação dos(as) jovens estudantes com o cotidiano escolar do ensino médio. Para tal, a pesquisa se desenvolveu em uma escola estadual que oferta o ensino médio na cidade de Vitória, Capital do Espírito Santo (ES). Observações do cotidiano escolar durante sete meses e a aplicação do questionário aberto com 130 jovens de quatro turmas de segundo ano, ofereceram indícios de como os jovens ser relacionam com o saberes que são produzidos dentro da escola. Subsequentemente, foram separados quatro grupos que, ao responderem o questionário, se identificaram como “panelinhas”. Com esses grupos, foram feitas entrevistas de grupo focal com o intuito de entender melhor a visão que os jovens têm da escola. Conclui-se, com a ajuda do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que há tensões envolvendo a escola, seu corpo pedagógico e os jovens alunos(as).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2731
10.22196/rp.v16i32.2731
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2731
identifier_str_mv 10.22196/rp.v16i32.2731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2731/1555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 32: Jan./Jun. 2014; 217-233
Revista Pedagógica; v. 16 n. 32: Jan./Jun. 2014; 217-233
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993122385920