Os jovens e as tensões do cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2731 |
Resumo: | O artigo aborda a relação dos(as) jovens estudantes com o cotidiano escolar do ensino médio. Para tal, a pesquisa se desenvolveu em uma escola estadual que oferta o ensino médio na cidade de Vitória, Capital do Espírito Santo (ES). Observações do cotidiano escolar durante sete meses e a aplicação do questionário aberto com 130 jovens de quatro turmas de segundo ano, ofereceram indícios de como os jovens ser relacionam com o saberes que são produzidos dentro da escola. Subsequentemente, foram separados quatro grupos que, ao responderem o questionário, se identificaram como “panelinhas”. Com esses grupos, foram feitas entrevistas de grupo focal com o intuito de entender melhor a visão que os jovens têm da escola. Conclui-se, com a ajuda do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que há tensões envolvendo a escola, seu corpo pedagógico e os jovens alunos(as). |
id |
UNOCHAPO-1_2902a07a0a56f04251610acca2a91081 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2731 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os jovens e as tensões do cotidiano escolarPatrimônio culturalMemória ruralSerra “Pica Pau”O artigo aborda a relação dos(as) jovens estudantes com o cotidiano escolar do ensino médio. Para tal, a pesquisa se desenvolveu em uma escola estadual que oferta o ensino médio na cidade de Vitória, Capital do Espírito Santo (ES). Observações do cotidiano escolar durante sete meses e a aplicação do questionário aberto com 130 jovens de quatro turmas de segundo ano, ofereceram indícios de como os jovens ser relacionam com o saberes que são produzidos dentro da escola. Subsequentemente, foram separados quatro grupos que, ao responderem o questionário, se identificaram como “panelinhas”. Com esses grupos, foram feitas entrevistas de grupo focal com o intuito de entender melhor a visão que os jovens têm da escola. Conclui-se, com a ajuda do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que há tensões envolvendo a escola, seu corpo pedagógico e os jovens alunos(as).Unochapecó2015-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/273110.22196/rp.v16i32.2731Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 32: Jan./Jun. 2014; 217-233Revista Pedagógica; v. 16 n. 32: Jan./Jun. 2014; 217-2331984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2731/1555Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Bungenstab, GabrielQuintão de Almeida, Felipe2016-11-25T16:41:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2731Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:41:37Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jovens e as tensões do cotidiano escolar |
title |
Os jovens e as tensões do cotidiano escolar |
spellingShingle |
Os jovens e as tensões do cotidiano escolar Carvalho Bungenstab, Gabriel Patrimônio cultural Memória rural Serra “Pica Pau” |
title_short |
Os jovens e as tensões do cotidiano escolar |
title_full |
Os jovens e as tensões do cotidiano escolar |
title_fullStr |
Os jovens e as tensões do cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Os jovens e as tensões do cotidiano escolar |
title_sort |
Os jovens e as tensões do cotidiano escolar |
author |
Carvalho Bungenstab, Gabriel |
author_facet |
Carvalho Bungenstab, Gabriel Quintão de Almeida, Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Quintão de Almeida, Felipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Bungenstab, Gabriel Quintão de Almeida, Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio cultural Memória rural Serra “Pica Pau” |
topic |
Patrimônio cultural Memória rural Serra “Pica Pau” |
description |
O artigo aborda a relação dos(as) jovens estudantes com o cotidiano escolar do ensino médio. Para tal, a pesquisa se desenvolveu em uma escola estadual que oferta o ensino médio na cidade de Vitória, Capital do Espírito Santo (ES). Observações do cotidiano escolar durante sete meses e a aplicação do questionário aberto com 130 jovens de quatro turmas de segundo ano, ofereceram indícios de como os jovens ser relacionam com o saberes que são produzidos dentro da escola. Subsequentemente, foram separados quatro grupos que, ao responderem o questionário, se identificaram como “panelinhas”. Com esses grupos, foram feitas entrevistas de grupo focal com o intuito de entender melhor a visão que os jovens têm da escola. Conclui-se, com a ajuda do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que há tensões envolvendo a escola, seu corpo pedagógico e os jovens alunos(as). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2731 10.22196/rp.v16i32.2731 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2731 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v16i32.2731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2731/1555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 16 Núm. 32: Jan./Jun. 2014; 217-233 Revista Pedagógica; v. 16 n. 32: Jan./Jun. 2014; 217-233 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993122385920 |