O professor diretor de turma como mediador do processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1316 |
Resumo: | Atualmente nas escolas, percebe-se, mediante a indisciplina, um discurso por parte do responsável pela educação: “o que posso fazer?” Como alternativa eficiente, o Estado do Ceará implementou o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), iniciado em Portugal, o qual tornou-se primordial para a educação qualitativa. Uma das cidades escolhidas para sediar esse projeto fora Barbalha, localizada no sul do estado, em que a economia gira em torno de um polo industrial crescente, com ênfase nos termoplásticos, nos minérios de calcário, nos fármacos e no beneficiamento e rapadura, sendo que a principal vocação da cidade ainda é a agropecuária, dentre todas as escolas estaduais a primeira a implantar o PPDT fora a Escola Estadual de Ensino Profissional Otília Correia Saraiva (EEEPOCS), criada aos 28 de julho de 2008, em que o projeto alavancou resultados inesperados nos últimos quatro anos; ao analisar o ambiente escolar é perceptível que o professor teve papel essencial nesse novo processo metodológico; tendo a família se aproximado da escola e ajudou a crescer; é visível também que o Diretor de Turma (DT) constitui uma ponte, um elo que entrelaça e aproxima o professor à família, o aluno à coordenação, o plano e a ação, o projeto e a realidade; garante que o planejamento seja individual, por área do conhecimento e valorize o projeto político pedagógico escolar, unindo forças ao Conselho Escolar e aos dirigentes administrativos, buscando pela qualidade do ensino ofertado, é fiscalizado dentre os docentes, em situações, pai/mãe dos discentes, comunga de justiça e trabalha baseado em atos, preceitos e legislação. |
id |
UNOCHAPO-1_2a9e84ff110feb05ec7f24acd79445a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1316 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor diretor de turma como mediador do processo ensino-aprendizagemequipe virtualequipes virtuaisprojeto multipaísesgerenciamento de projetos.Atualmente nas escolas, percebe-se, mediante a indisciplina, um discurso por parte do responsável pela educação: “o que posso fazer?” Como alternativa eficiente, o Estado do Ceará implementou o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), iniciado em Portugal, o qual tornou-se primordial para a educação qualitativa. Uma das cidades escolhidas para sediar esse projeto fora Barbalha, localizada no sul do estado, em que a economia gira em torno de um polo industrial crescente, com ênfase nos termoplásticos, nos minérios de calcário, nos fármacos e no beneficiamento e rapadura, sendo que a principal vocação da cidade ainda é a agropecuária, dentre todas as escolas estaduais a primeira a implantar o PPDT fora a Escola Estadual de Ensino Profissional Otília Correia Saraiva (EEEPOCS), criada aos 28 de julho de 2008, em que o projeto alavancou resultados inesperados nos últimos quatro anos; ao analisar o ambiente escolar é perceptível que o professor teve papel essencial nesse novo processo metodológico; tendo a família se aproximado da escola e ajudou a crescer; é visível também que o Diretor de Turma (DT) constitui uma ponte, um elo que entrelaça e aproxima o professor à família, o aluno à coordenação, o plano e a ação, o projeto e a realidade; garante que o planejamento seja individual, por área do conhecimento e valorize o projeto político pedagógico escolar, unindo forças ao Conselho Escolar e aos dirigentes administrativos, buscando pela qualidade do ensino ofertado, é fiscalizado dentre os docentes, em situações, pai/mãe dos discentes, comunga de justiça e trabalha baseado em atos, preceitos e legislação. Unochapecó2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/131610.22196/rp.v13i27.1316Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 445-466Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 445-4661984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1316/730Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Andrevaldo Glaidson Pereira2016-11-25T16:38:22Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1316Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:22Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor diretor de turma como mediador do processo ensino-aprendizagem |
title |
O professor diretor de turma como mediador do processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
O professor diretor de turma como mediador do processo ensino-aprendizagem Tavares, Andrevaldo Glaidson Pereira equipe virtual equipes virtuais projeto multipaíses gerenciamento de projetos. |
title_short |
O professor diretor de turma como mediador do processo ensino-aprendizagem |
title_full |
O professor diretor de turma como mediador do processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
O professor diretor de turma como mediador do processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O professor diretor de turma como mediador do processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
O professor diretor de turma como mediador do processo ensino-aprendizagem |
author |
Tavares, Andrevaldo Glaidson Pereira |
author_facet |
Tavares, Andrevaldo Glaidson Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Andrevaldo Glaidson Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
equipe virtual equipes virtuais projeto multipaíses gerenciamento de projetos. |
topic |
equipe virtual equipes virtuais projeto multipaíses gerenciamento de projetos. |
description |
Atualmente nas escolas, percebe-se, mediante a indisciplina, um discurso por parte do responsável pela educação: “o que posso fazer?” Como alternativa eficiente, o Estado do Ceará implementou o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), iniciado em Portugal, o qual tornou-se primordial para a educação qualitativa. Uma das cidades escolhidas para sediar esse projeto fora Barbalha, localizada no sul do estado, em que a economia gira em torno de um polo industrial crescente, com ênfase nos termoplásticos, nos minérios de calcário, nos fármacos e no beneficiamento e rapadura, sendo que a principal vocação da cidade ainda é a agropecuária, dentre todas as escolas estaduais a primeira a implantar o PPDT fora a Escola Estadual de Ensino Profissional Otília Correia Saraiva (EEEPOCS), criada aos 28 de julho de 2008, em que o projeto alavancou resultados inesperados nos últimos quatro anos; ao analisar o ambiente escolar é perceptível que o professor teve papel essencial nesse novo processo metodológico; tendo a família se aproximado da escola e ajudou a crescer; é visível também que o Diretor de Turma (DT) constitui uma ponte, um elo que entrelaça e aproxima o professor à família, o aluno à coordenação, o plano e a ação, o projeto e a realidade; garante que o planejamento seja individual, por área do conhecimento e valorize o projeto político pedagógico escolar, unindo forças ao Conselho Escolar e aos dirigentes administrativos, buscando pela qualidade do ensino ofertado, é fiscalizado dentre os docentes, em situações, pai/mãe dos discentes, comunga de justiça e trabalha baseado em atos, preceitos e legislação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1316 10.22196/rp.v13i27.1316 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1316 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v13i27.1316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1316/730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 445-466 Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 445-466 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992169230336 |