ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Makibara Ribeiro, Thereza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Duarte Galvani, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5438
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar se os eixos estruturantes do PNAIC auxiliam na prática pedagógica do professor frente à alfabetização de alunos com DI. Trata-se de um estudo de campo realizado mediante uma abordagem qualitativa com delineamento descritivo. Foram participantes deste estudo três professoras da classe comum dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) e duas professoras da Educação Especial voltadas ao atendimento do aluno com DI. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas observações sistemáticas em sala de aula descritas em um roteiro de observação e no diário de campo. Além disso, os participantes responderam um roteiro de entrevista semiestruturado. Para a análise dos dados, foram realizadas análises de conteúdo por categoria temática com os dados obtidos nas entrevistas. Tal estudo possibilitou reflexões sobre os eixos estruturantes do PNAIC na prática pedagógica dos professores que atuam com alunos com deficiência intelectual em suas classes e as contribuições deste no processo de alfabetização e letramento. Os dados revelam uma necessidade de reorganização na forma como são propostos os eixos estruturantes do programa para que todos os professores da rede regular de ensino, incluindo professores da Educação Especial, sejam capazes de desenvolver estratégias pedagógicas que possam contribuir para a efetivação do processo de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual.
id UNOCHAPO-1_31bb7d6b01c1cc94b0639d85c13bb64b
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5438
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAICPráticas pedagógicasAlfabetizaçãoDeficiência intelectualPNAICEste estudo teve como objetivo investigar se os eixos estruturantes do PNAIC auxiliam na prática pedagógica do professor frente à alfabetização de alunos com DI. Trata-se de um estudo de campo realizado mediante uma abordagem qualitativa com delineamento descritivo. Foram participantes deste estudo três professoras da classe comum dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) e duas professoras da Educação Especial voltadas ao atendimento do aluno com DI. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas observações sistemáticas em sala de aula descritas em um roteiro de observação e no diário de campo. Além disso, os participantes responderam um roteiro de entrevista semiestruturado. Para a análise dos dados, foram realizadas análises de conteúdo por categoria temática com os dados obtidos nas entrevistas. Tal estudo possibilitou reflexões sobre os eixos estruturantes do PNAIC na prática pedagógica dos professores que atuam com alunos com deficiência intelectual em suas classes e as contribuições deste no processo de alfabetização e letramento. Os dados revelam uma necessidade de reorganização na forma como são propostos os eixos estruturantes do programa para que todos os professores da rede regular de ensino, incluindo professores da Educação Especial, sejam capazes de desenvolver estratégias pedagógicas que possam contribuir para a efetivação do processo de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual.Unochapecó2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/543810.22196/rp.v22i0.5438Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-171984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5438/3208Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMakibara Ribeiro, TherezaDuarte Galvani, Márcia2020-08-26T14:12:48Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5438Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-08-26T14:12:48Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC
title ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC
spellingShingle ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC
Makibara Ribeiro, Thereza
Práticas pedagógicas
Alfabetização
Deficiência intelectual
PNAIC
title_short ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC
title_full ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC
title_fullStr ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC
title_sort ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DO PNAIC
author Makibara Ribeiro, Thereza
author_facet Makibara Ribeiro, Thereza
Duarte Galvani, Márcia
author_role author
author2 Duarte Galvani, Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Makibara Ribeiro, Thereza
Duarte Galvani, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Alfabetização
Deficiência intelectual
PNAIC
topic Práticas pedagógicas
Alfabetização
Deficiência intelectual
PNAIC
description Este estudo teve como objetivo investigar se os eixos estruturantes do PNAIC auxiliam na prática pedagógica do professor frente à alfabetização de alunos com DI. Trata-se de um estudo de campo realizado mediante uma abordagem qualitativa com delineamento descritivo. Foram participantes deste estudo três professoras da classe comum dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) e duas professoras da Educação Especial voltadas ao atendimento do aluno com DI. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas observações sistemáticas em sala de aula descritas em um roteiro de observação e no diário de campo. Além disso, os participantes responderam um roteiro de entrevista semiestruturado. Para a análise dos dados, foram realizadas análises de conteúdo por categoria temática com os dados obtidos nas entrevistas. Tal estudo possibilitou reflexões sobre os eixos estruturantes do PNAIC na prática pedagógica dos professores que atuam com alunos com deficiência intelectual em suas classes e as contribuições deste no processo de alfabetização e letramento. Os dados revelam uma necessidade de reorganização na forma como são propostos os eixos estruturantes do programa para que todos os professores da rede regular de ensino, incluindo professores da Educação Especial, sejam capazes de desenvolver estratégias pedagógicas que possam contribuir para a efetivação do processo de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5438
10.22196/rp.v22i0.5438
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5438
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5438/3208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-17
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996027990016