AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6562 |
Resumo: | Este artigo analisa, a partir das narrativas escritas por uma professora de creche, as diferentes linguagens pelas quais se expressam as crianças de 3 anos e suas relações com o desenvolvimento infantil na primeira infância. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa (2019-2020), de caráter exploratório, tendo como instrumento de investigação duas narrativas escritas por uma professora de uma creche da rede de Educação Infantil de Tubarão (SC). A pesquisa baseou-se em estudos na perspectiva histórico-cultural e em autores que discutem a infância, as linguagens da criança e o desenvolvimento infantil. Os resultados evidenciaram que as diferentes linguagens da criança parecem pouco experenciadas na creche, não se estabelecendo relação entre elas e o desenvolvimento infantil. Conclui-se que para o desenvolvimento pleno da criança, na primeira infância, as linguagens precisam ser trabalhadas em suas especificidades, de acordo com suas necessidades, e respeitando suas singularidades. A escola de Educação Infantil, por meio de atividades intencionalmente planejadas, deve garantir as diferentes linguagens como mediadoras da criança no processo de conhecer o mundo, o outro e a si mesma, condições para seu desenvolvimento. |
id |
UNOCHAPO-1_3241c0efe7fef7c89296ee826e448f2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6562 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professoraEducação infantil. Creche. Linguagens. Narrativas. Brincadeira.Este artigo analisa, a partir das narrativas escritas por uma professora de creche, as diferentes linguagens pelas quais se expressam as crianças de 3 anos e suas relações com o desenvolvimento infantil na primeira infância. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa (2019-2020), de caráter exploratório, tendo como instrumento de investigação duas narrativas escritas por uma professora de uma creche da rede de Educação Infantil de Tubarão (SC). A pesquisa baseou-se em estudos na perspectiva histórico-cultural e em autores que discutem a infância, as linguagens da criança e o desenvolvimento infantil. Os resultados evidenciaram que as diferentes linguagens da criança parecem pouco experenciadas na creche, não se estabelecendo relação entre elas e o desenvolvimento infantil. Conclui-se que para o desenvolvimento pleno da criança, na primeira infância, as linguagens precisam ser trabalhadas em suas especificidades, de acordo com suas necessidades, e respeitando suas singularidades. A escola de Educação Infantil, por meio de atividades intencionalmente planejadas, deve garantir as diferentes linguagens como mediadoras da criança no processo de conhecer o mundo, o outro e a si mesma, condições para seu desenvolvimento.Unochapecó2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/656210.22196/rp.v24i1.6562Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6562/3612Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolanza, Ana Maria EstevesOening, Letícia Cardozo 2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6562Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora |
title |
AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora |
spellingShingle |
AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora Bortolanza, Ana Maria Esteves Educação infantil. Creche. Linguagens. Narrativas. Brincadeira. |
title_short |
AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora |
title_full |
AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora |
title_fullStr |
AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora |
title_full_unstemmed |
AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora |
title_sort |
AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora |
author |
Bortolanza, Ana Maria Esteves |
author_facet |
Bortolanza, Ana Maria Esteves Oening, Letícia Cardozo |
author_role |
author |
author2 |
Oening, Letícia Cardozo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolanza, Ana Maria Esteves Oening, Letícia Cardozo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Creche. Linguagens. Narrativas. Brincadeira. |
topic |
Educação infantil. Creche. Linguagens. Narrativas. Brincadeira. |
description |
Este artigo analisa, a partir das narrativas escritas por uma professora de creche, as diferentes linguagens pelas quais se expressam as crianças de 3 anos e suas relações com o desenvolvimento infantil na primeira infância. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa (2019-2020), de caráter exploratório, tendo como instrumento de investigação duas narrativas escritas por uma professora de uma creche da rede de Educação Infantil de Tubarão (SC). A pesquisa baseou-se em estudos na perspectiva histórico-cultural e em autores que discutem a infância, as linguagens da criança e o desenvolvimento infantil. Os resultados evidenciaram que as diferentes linguagens da criança parecem pouco experenciadas na creche, não se estabelecendo relação entre elas e o desenvolvimento infantil. Conclui-se que para o desenvolvimento pleno da criança, na primeira infância, as linguagens precisam ser trabalhadas em suas especificidades, de acordo com suas necessidades, e respeitando suas singularidades. A escola de Educação Infantil, por meio de atividades intencionalmente planejadas, deve garantir as diferentes linguagens como mediadoras da criança no processo de conhecer o mundo, o outro e a si mesma, condições para seu desenvolvimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6562 10.22196/rp.v24i1.6562 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6562 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.6562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6562/3612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991505481728 |