AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolanza, Ana Maria Esteves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oening, Letícia Cardozo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6562
Resumo: Este artigo analisa, a partir das narrativas escritas por uma professora de creche, as diferentes linguagens pelas quais se expressam as crianças de 3 anos e suas relações com o desenvolvimento infantil na primeira infância. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa (2019-2020), de caráter exploratório, tendo como instrumento de investigação duas narrativas escritas por uma professora de uma creche da rede de Educação Infantil de Tubarão (SC).  A pesquisa baseou-se em estudos na perspectiva histórico-cultural e em autores que discutem a infância, as linguagens da criança e o desenvolvimento infantil. Os resultados evidenciaram que as diferentes linguagens da criança parecem pouco experenciadas na creche, não se estabelecendo relação entre elas e o desenvolvimento infantil. Conclui-se que para o desenvolvimento pleno da criança, na primeira infância, as linguagens precisam ser trabalhadas em suas especificidades, de acordo com suas necessidades, e respeitando suas singularidades. A escola de Educação Infantil, por meio de atividades intencionalmente planejadas, deve garantir as diferentes linguagens como mediadoras da criança no processo de conhecer o mundo, o outro e a si mesma, condições para seu desenvolvimento.
id UNOCHAPO-1_3241c0efe7fef7c89296ee826e448f2b
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6562
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professoraEducação infantil. Creche. Linguagens. Narrativas. Brincadeira.Este artigo analisa, a partir das narrativas escritas por uma professora de creche, as diferentes linguagens pelas quais se expressam as crianças de 3 anos e suas relações com o desenvolvimento infantil na primeira infância. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa (2019-2020), de caráter exploratório, tendo como instrumento de investigação duas narrativas escritas por uma professora de uma creche da rede de Educação Infantil de Tubarão (SC).  A pesquisa baseou-se em estudos na perspectiva histórico-cultural e em autores que discutem a infância, as linguagens da criança e o desenvolvimento infantil. Os resultados evidenciaram que as diferentes linguagens da criança parecem pouco experenciadas na creche, não se estabelecendo relação entre elas e o desenvolvimento infantil. Conclui-se que para o desenvolvimento pleno da criança, na primeira infância, as linguagens precisam ser trabalhadas em suas especificidades, de acordo com suas necessidades, e respeitando suas singularidades. A escola de Educação Infantil, por meio de atividades intencionalmente planejadas, deve garantir as diferentes linguagens como mediadoras da criança no processo de conhecer o mundo, o outro e a si mesma, condições para seu desenvolvimento.Unochapecó2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/656210.22196/rp.v24i1.6562Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6562/3612Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolanza, Ana Maria EstevesOening, Letícia Cardozo 2023-01-17T13:08:52Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6562Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:52Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora
title AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora
spellingShingle AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora
Bortolanza, Ana Maria Esteves
Educação infantil. Creche. Linguagens. Narrativas. Brincadeira.
title_short AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora
title_full AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora
title_fullStr AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora
title_full_unstemmed AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora
title_sort AS DIFERENTES LINGUAGENS DA CRIANÇA NA CRECHE: : análise das narrativas de uma professora
author Bortolanza, Ana Maria Esteves
author_facet Bortolanza, Ana Maria Esteves
Oening, Letícia Cardozo
author_role author
author2 Oening, Letícia Cardozo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolanza, Ana Maria Esteves
Oening, Letícia Cardozo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Creche. Linguagens. Narrativas. Brincadeira.
topic Educação infantil. Creche. Linguagens. Narrativas. Brincadeira.
description Este artigo analisa, a partir das narrativas escritas por uma professora de creche, as diferentes linguagens pelas quais se expressam as crianças de 3 anos e suas relações com o desenvolvimento infantil na primeira infância. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa (2019-2020), de caráter exploratório, tendo como instrumento de investigação duas narrativas escritas por uma professora de uma creche da rede de Educação Infantil de Tubarão (SC).  A pesquisa baseou-se em estudos na perspectiva histórico-cultural e em autores que discutem a infância, as linguagens da criança e o desenvolvimento infantil. Os resultados evidenciaram que as diferentes linguagens da criança parecem pouco experenciadas na creche, não se estabelecendo relação entre elas e o desenvolvimento infantil. Conclui-se que para o desenvolvimento pleno da criança, na primeira infância, as linguagens precisam ser trabalhadas em suas especificidades, de acordo com suas necessidades, e respeitando suas singularidades. A escola de Educação Infantil, por meio de atividades intencionalmente planejadas, deve garantir as diferentes linguagens como mediadoras da criança no processo de conhecer o mundo, o outro e a si mesma, condições para seu desenvolvimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6562
10.22196/rp.v24i1.6562
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6562
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.6562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6562/3612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-24
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991505481728