Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1587 |
Resumo: | A Educação Infantil tem papel fundamental no desenvolvimentoda criança. Esta é uma afirmação que tem reflexos, também, na educação dacriança com deficiência. No entanto, conhecemos pouco sobre o processoda inclusão na Educação Infantil. Logo, é em torno desta problemática queeste trabalho é construído. Buscou-se conhecer e analisar como ocorre oprocesso de inclusão da criança com deficiência nesta etapa da EducaçãoBásica. Para tanto, ocorreu um processo de observação de uma turmade Educação Infantil, maternal II, na qual estava presente uma criançade três anos, com Síndrome de Down. Durante quarenta horas, foramobservados aspectos inerentes ao processo de inclusão desta criança. Pormeio do Diário de Campo, puderam ser registradas características gerais daescola, e, especialmente, a rotina desta criança no ambiente escolar. Foramobservadas as condições de possibilidade existentes para que a criançapudesse interagir e se desenvolver no ambiente escolar, bem como osdesafios que advém desta situação. Outro recurso utilizado para conhecer osprocessos pedagógicos voltados à criança com deficiência foi à realização deuma entrevista semiestruturada com a professora da turma observada. Osmateriais construídos durante a interação com a escola escolhida apontampara a importância da criança com deficiência estar na escola de EducaçãoInfantil, e apresentam esta situação como um desafio que demanda, entreoutros aspectos, a formação do professor. |
id |
UNOCHAPO-1_3661ce1b595ebd71ed2eb9e9dfb7774a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1587 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de DownCapital Social. Análise Epistemológica. AdministraçãoA Educação Infantil tem papel fundamental no desenvolvimentoda criança. Esta é uma afirmação que tem reflexos, também, na educação dacriança com deficiência. No entanto, conhecemos pouco sobre o processoda inclusão na Educação Infantil. Logo, é em torno desta problemática queeste trabalho é construído. Buscou-se conhecer e analisar como ocorre oprocesso de inclusão da criança com deficiência nesta etapa da EducaçãoBásica. Para tanto, ocorreu um processo de observação de uma turmade Educação Infantil, maternal II, na qual estava presente uma criançade três anos, com Síndrome de Down. Durante quarenta horas, foramobservados aspectos inerentes ao processo de inclusão desta criança. Pormeio do Diário de Campo, puderam ser registradas características gerais daescola, e, especialmente, a rotina desta criança no ambiente escolar. Foramobservadas as condições de possibilidade existentes para que a criançapudesse interagir e se desenvolver no ambiente escolar, bem como osdesafios que advém desta situação. Outro recurso utilizado para conhecer osprocessos pedagógicos voltados à criança com deficiência foi à realização deuma entrevista semiestruturada com a professora da turma observada. Osmateriais construídos durante a interação com a escola escolhida apontampara a importância da criança com deficiência estar na escola de EducaçãoInfantil, e apresentam esta situação como um desafio que demanda, entreoutros aspectos, a formação do professor. Unochapecó2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/158710.22196/rp.v15i30.1587Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 667-698Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 667-6981984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1587/906Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMichalak Speroto, Juciele LuisaCarlesso, Dariane2016-11-25T16:40:24Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1587Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:24Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down |
title |
Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down |
spellingShingle |
Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down Michalak Speroto, Juciele Luisa Capital Social. Análise Epistemológica. Administração |
title_short |
Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down |
title_full |
Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down |
title_fullStr |
Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down |
title_sort |
Inclusão na Educação Infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down |
author |
Michalak Speroto, Juciele Luisa |
author_facet |
Michalak Speroto, Juciele Luisa Carlesso, Dariane |
author_role |
author |
author2 |
Carlesso, Dariane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michalak Speroto, Juciele Luisa Carlesso, Dariane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital Social. Análise Epistemológica. Administração |
topic |
Capital Social. Análise Epistemológica. Administração |
description |
A Educação Infantil tem papel fundamental no desenvolvimentoda criança. Esta é uma afirmação que tem reflexos, também, na educação dacriança com deficiência. No entanto, conhecemos pouco sobre o processoda inclusão na Educação Infantil. Logo, é em torno desta problemática queeste trabalho é construído. Buscou-se conhecer e analisar como ocorre oprocesso de inclusão da criança com deficiência nesta etapa da EducaçãoBásica. Para tanto, ocorreu um processo de observação de uma turmade Educação Infantil, maternal II, na qual estava presente uma criançade três anos, com Síndrome de Down. Durante quarenta horas, foramobservados aspectos inerentes ao processo de inclusão desta criança. Pormeio do Diário de Campo, puderam ser registradas características gerais daescola, e, especialmente, a rotina desta criança no ambiente escolar. Foramobservadas as condições de possibilidade existentes para que a criançapudesse interagir e se desenvolver no ambiente escolar, bem como osdesafios que advém desta situação. Outro recurso utilizado para conhecer osprocessos pedagógicos voltados à criança com deficiência foi à realização deuma entrevista semiestruturada com a professora da turma observada. Osmateriais construídos durante a interação com a escola escolhida apontampara a importância da criança com deficiência estar na escola de EducaçãoInfantil, e apresentam esta situação como um desafio que demanda, entreoutros aspectos, a formação do professor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1587 10.22196/rp.v15i30.1587 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1587 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v15i30.1587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1587/906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 667-698 Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 667-698 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992656818176 |