MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES: : vozes silenciadas e corpos sujeitados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eidt, Paulino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Strieder , Roque, Elisabeth Cupchinski Rempel, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6359
Resumo: O artigo aborda elementos da reestruturação da Igreja Católica no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dentro do cenário de restauração de princípios e valores em decadência no Velho Mundo, face à emergência de novas correntes de pensamento. Aponta que nas frentes agrícolas dos estados do sul, em resposta à descristianização na Alemanha, houve experiências de revigoração do naturalismo e do romantismo, no final do século XIX e primeira metade do XX. Expressa como os meios educacionais, culturais, econômicos e o uso da imagem e linguagem reproduziram, longe dos espaços dos novos tempos, o direito divino pelo teocentrismo e o padroado. O eixo de análise da produção bibliográfica apresenta três reflexões básicas: e emigração europeia como resposta às bandeiras do modernismo e do liberalismo; a formação do Projeto Porto Novo/SC, de caráter confessional e etnicamente uniforme; e a restauração da autoridade patriarcal por meio de mecanismos de enquadramento e normatização do papel da mulher e da família dentro do paradigma naturalista da colonização.
id UNOCHAPO-1_3669f67f2ede654e4e68f7688e15c82b
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6359
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES: : vozes silenciadas e corpos sujeitadosO artigo aborda elementos da reestruturação da Igreja Católica no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dentro do cenário de restauração de princípios e valores em decadência no Velho Mundo, face à emergência de novas correntes de pensamento. Aponta que nas frentes agrícolas dos estados do sul, em resposta à descristianização na Alemanha, houve experiências de revigoração do naturalismo e do romantismo, no final do século XIX e primeira metade do XX. Expressa como os meios educacionais, culturais, econômicos e o uso da imagem e linguagem reproduziram, longe dos espaços dos novos tempos, o direito divino pelo teocentrismo e o padroado. O eixo de análise da produção bibliográfica apresenta três reflexões básicas: e emigração europeia como resposta às bandeiras do modernismo e do liberalismo; a formação do Projeto Porto Novo/SC, de caráter confessional e etnicamente uniforme; e a restauração da autoridade patriarcal por meio de mecanismos de enquadramento e normatização do papel da mulher e da família dentro do paradigma naturalista da colonização.Unochapecó2021-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/635910.22196/rp.v22i0.6359Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-25Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6359/3509Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessEidt, PaulinoStrieder , Roque Elisabeth Cupchinski Rempel, Cristiane2021-08-02T14:27:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6359Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-08-02T14:27:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES: : vozes silenciadas e corpos sujeitados
title MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES: : vozes silenciadas e corpos sujeitados
spellingShingle MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES: : vozes silenciadas e corpos sujeitados
Eidt, Paulino
title_short MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES: : vozes silenciadas e corpos sujeitados
title_full MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES: : vozes silenciadas e corpos sujeitados
title_fullStr MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES: : vozes silenciadas e corpos sujeitados
title_full_unstemmed MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES: : vozes silenciadas e corpos sujeitados
title_sort MULHERES EM PROJETOS COLONIZADORES: : vozes silenciadas e corpos sujeitados
author Eidt, Paulino
author_facet Eidt, Paulino
Strieder , Roque
Elisabeth Cupchinski Rempel, Cristiane
author_role author
author2 Strieder , Roque
Elisabeth Cupchinski Rempel, Cristiane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eidt, Paulino
Strieder , Roque
Elisabeth Cupchinski Rempel, Cristiane
description O artigo aborda elementos da reestruturação da Igreja Católica no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dentro do cenário de restauração de princípios e valores em decadência no Velho Mundo, face à emergência de novas correntes de pensamento. Aponta que nas frentes agrícolas dos estados do sul, em resposta à descristianização na Alemanha, houve experiências de revigoração do naturalismo e do romantismo, no final do século XIX e primeira metade do XX. Expressa como os meios educacionais, culturais, econômicos e o uso da imagem e linguagem reproduziram, longe dos espaços dos novos tempos, o direito divino pelo teocentrismo e o padroado. O eixo de análise da produção bibliográfica apresenta três reflexões básicas: e emigração europeia como resposta às bandeiras do modernismo e do liberalismo; a formação do Projeto Porto Novo/SC, de caráter confessional e etnicamente uniforme; e a restauração da autoridade patriarcal por meio de mecanismos de enquadramento e normatização do papel da mulher e da família dentro do paradigma naturalista da colonização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6359
10.22196/rp.v22i0.6359
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6359
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.6359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6359/3509
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-25
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-25
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996134944768