EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anastácio, Luci Meire Corrêa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira Junior, Orlando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4353
Resumo: O tema deste artigo é a educação na fronteira, tendo como referencial empírico escolas públicas de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul – Brasil, cidade-gêmea com Pedro Juan Caballero, Departamento de Amambay – Paraguai, que constituem uma conurbação internacional. O objetivo do artigo é analisar a relação educação e fronteira a partir da experiência do Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Para tanto é realizada uma descrição do programa, identificando suas principais características. Por fim, são apresentadas as possibilidades para se trabalhar a educação no contexto fronteiriço e as limitações enfrentadas por professores e escola diante deste recorte territorial.
id UNOCHAPO-1_3d5319ba9370d96e1e7ca32561c0c37a
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4353
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)EducaçãoFronteiraDesafiosO tema deste artigo é a educação na fronteira, tendo como referencial empírico escolas públicas de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul – Brasil, cidade-gêmea com Pedro Juan Caballero, Departamento de Amambay – Paraguai, que constituem uma conurbação internacional. O objetivo do artigo é analisar a relação educação e fronteira a partir da experiência do Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Para tanto é realizada uma descrição do programa, identificando suas principais características. Por fim, são apresentadas as possibilidades para se trabalhar a educação no contexto fronteiriço e as limitações enfrentadas por professores e escola diante deste recorte territorial.Unochapecó2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/435310.22196/rp.v22i0.4353Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4353/3304Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnastácio, Luci Meire CorrêaMoreira Junior, Orlando2020-07-10T14:32:28Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4353Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-10T14:32:28Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)
title EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)
spellingShingle EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)
Anastácio, Luci Meire Corrêa
Educação
Fronteira
Desafios
title_short EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)
title_full EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)
title_fullStr EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)
title_sort EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)
author Anastácio, Luci Meire Corrêa
author_facet Anastácio, Luci Meire Corrêa
Moreira Junior, Orlando
author_role author
author2 Moreira Junior, Orlando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anastácio, Luci Meire Corrêa
Moreira Junior, Orlando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Fronteira
Desafios
topic Educação
Fronteira
Desafios
description O tema deste artigo é a educação na fronteira, tendo como referencial empírico escolas públicas de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul – Brasil, cidade-gêmea com Pedro Juan Caballero, Departamento de Amambay – Paraguai, que constituem uma conurbação internacional. O objetivo do artigo é analisar a relação educação e fronteira a partir da experiência do Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Para tanto é realizada uma descrição do programa, identificando suas principais características. Por fim, são apresentadas as possibilidades para se trabalhar a educação no contexto fronteiriço e as limitações enfrentadas por professores e escola diante deste recorte territorial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4353
10.22196/rp.v22i0.4353
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4353
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4353/3304
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-20
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994876653568