Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação?”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Jason Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Camacho, Carlos Mário Paes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3800
Resumo: Este artigo tem como objeto de investigação a presença do Materialismo Histórico em Paulo Freire, particularmente no livro Extensão ou Comunicação?. Escrito em 1969, no Chile, ocasião em que o educador brasileiro coordenou o projeto extensionista do Instituto de Capacitación e Investigación en Reforma Agrária (ICIRA), o livro problematiza a questão da educação no campo, a partir de algumas teses fundamentais propostas pelo humanista brasileiro. A hipótese central deste estudo reside na afirmativa de que Paulo Freire, ao propor uma educação libertadora e dialógica junto ao trabalho educativo do agrônomo e de camponeses, recorre ao Materialismo Histórico como método de investigação social e histórica. Se essa obra já demarca, teoricamente, o materialismo no pensamento de Freire, suas análises acerca da sociedade e da educação brasileira alcançaram o ápice em Pedagogia do oprimido, produção de maior referência do autor, ainda hoje, no campo das ciências sociais.
id UNOCHAPO-1_40cbf88b56d564f17d86ddd781c069bc
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3800
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação?”História de Vida de Professor. Memórias do Professor. História Oral.Este artigo tem como objeto de investigação a presença do Materialismo Histórico em Paulo Freire, particularmente no livro Extensão ou Comunicação?. Escrito em 1969, no Chile, ocasião em que o educador brasileiro coordenou o projeto extensionista do Instituto de Capacitación e Investigación en Reforma Agrária (ICIRA), o livro problematiza a questão da educação no campo, a partir de algumas teses fundamentais propostas pelo humanista brasileiro. A hipótese central deste estudo reside na afirmativa de que Paulo Freire, ao propor uma educação libertadora e dialógica junto ao trabalho educativo do agrônomo e de camponeses, recorre ao Materialismo Histórico como método de investigação social e histórica. Se essa obra já demarca, teoricamente, o materialismo no pensamento de Freire, suas análises acerca da sociedade e da educação brasileira alcançaram o ápice em Pedagogia do oprimido, produção de maior referência do autor, ainda hoje, no campo das ciências sociais.Unochapecó2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/380010.22196/rp.v19i41.3800Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 118-136Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 118-1361984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3800/2211Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMafra, Jason FerreiraCamacho, Carlos Mário Paes2017-09-28T03:37:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3800Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-09-28T03:37:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação?”
title Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação?”
spellingShingle Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação?”
Mafra, Jason Ferreira
História de Vida de Professor. Memórias do Professor. História Oral.
title_short Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação?”
title_full Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação?”
title_fullStr Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação?”
title_full_unstemmed Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação?”
title_sort Paulo Freire e o materialismo histórico: um estudo de “extensão ou comunicação?”
author Mafra, Jason Ferreira
author_facet Mafra, Jason Ferreira
Camacho, Carlos Mário Paes
author_role author
author2 Camacho, Carlos Mário Paes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra, Jason Ferreira
Camacho, Carlos Mário Paes
dc.subject.por.fl_str_mv História de Vida de Professor. Memórias do Professor. História Oral.
topic História de Vida de Professor. Memórias do Professor. História Oral.
description Este artigo tem como objeto de investigação a presença do Materialismo Histórico em Paulo Freire, particularmente no livro Extensão ou Comunicação?. Escrito em 1969, no Chile, ocasião em que o educador brasileiro coordenou o projeto extensionista do Instituto de Capacitación e Investigación en Reforma Agrária (ICIRA), o livro problematiza a questão da educação no campo, a partir de algumas teses fundamentais propostas pelo humanista brasileiro. A hipótese central deste estudo reside na afirmativa de que Paulo Freire, ao propor uma educação libertadora e dialógica junto ao trabalho educativo do agrônomo e de camponeses, recorre ao Materialismo Histórico como método de investigação social e histórica. Se essa obra já demarca, teoricamente, o materialismo no pensamento de Freire, suas análises acerca da sociedade e da educação brasileira alcançaram o ápice em Pedagogia do oprimido, produção de maior referência do autor, ainda hoje, no campo das ciências sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3800
10.22196/rp.v19i41.3800
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3800
identifier_str_mv 10.22196/rp.v19i41.3800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3800/2211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 118-136
Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 118-136
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994216050688