Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza, Tauane Andrade de [UNESP], Piva, Maria Carolina [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYzNw==
http://hdl.handle.net/11449/146936
Resumo: A educação brasileira tem discutido de forma mais efetiva a pouco mais de uma década um novo paradigma em que a escola, segmento social fundamental na formação humana, deverá oferecer a todos os indivíduos condições plenas de desenvolvimento. Esse paradigma recebe o adjetivo de novo porque historicamente a escola não se constituiu como espaço aberto de educação para toda população brasileira. O movimento denominado de inclusão escolar é relativamente novo se considerarmos o grande período de exclusão escolar que muitas minorias historicamente marginalizadas viveram, sendo estas impedidas de usufruírem das oportunidades educacionais disponibilizadas aos que tinham acesso à educação. A educação inclusiva pressupõe uma reorganização no sistema educacional de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem a toda população em idade escolar. Embora o "todos" seja abrangente e englobe uma variedade de segmentos, neste projeto focamos um segmento populacional especifico, alunos com deficiência, que por características distintas muitas vezes requerem da escola ações diferenciadas. Este projeto tem como objetivo geral implementar uma investigação sobre formação de professores articulada a um trabalho na rede de ensino municipal de Araraquara com uma proposta de formação em serviço para os professores da educação infantil com vistas a promover a educação inclusiva. Para realização desse objetivo está sendo desenvolvido paralelamente um estudo sobre formação de professores e um programa de formação em serviço em uma escola de educação infantil. O programa segue uma metodologia de pesquisa colaborativa por meio da técnica de grupo focal. Foi realizado um mapeamento da rede de ensino infantil do município de Araraquara para obtenção de dados sobre os alunos com deficiência nela existente, bem como, um levantamento das necessidades de formação em serviço com vistas à efetivação de um trabalho inclusivo a partir de um questionário. O programa de formação acontece quinzenalmente no horário de trabalho pedagógico coletivo e conta com a participação de 05 professoras. Os dados de um ano e meio do desenvolvimento do programa mostram as dificuldades da ação reflexiva por parte das professoras, uma vez que as mesmas não vivenciam tal prática em outras situações de formação, o que é referendado pela literatura, porém, mostram também uma avaliação positiva referente a criação de um espaço de interlocução entre a prática pedagógica, o estudo teórico e a prática reflexiva proporcionado por essa experiência, que vem contribuindo com a formação em serviço das professoras participantes e modificando práticas pedagógicas no sentido de garantir um ensino de qualidade para todos. A proposta do programa é justamente criar esse espaço e contribuir nessa formação.
id UNSP_582d8aa3aafafb76dabaaa3767ce8c3f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146936
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivasEducação inclusivaFormação de professoresEducação infantilA educação brasileira tem discutido de forma mais efetiva a pouco mais de uma década um novo paradigma em que a escola, segmento social fundamental na formação humana, deverá oferecer a todos os indivíduos condições plenas de desenvolvimento. Esse paradigma recebe o adjetivo de novo porque historicamente a escola não se constituiu como espaço aberto de educação para toda população brasileira. O movimento denominado de inclusão escolar é relativamente novo se considerarmos o grande período de exclusão escolar que muitas minorias historicamente marginalizadas viveram, sendo estas impedidas de usufruírem das oportunidades educacionais disponibilizadas aos que tinham acesso à educação. A educação inclusiva pressupõe uma reorganização no sistema educacional de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem a toda população em idade escolar. Embora o "todos" seja abrangente e englobe uma variedade de segmentos, neste projeto focamos um segmento populacional especifico, alunos com deficiência, que por características distintas muitas vezes requerem da escola ações diferenciadas. Este projeto tem como objetivo geral implementar uma investigação sobre formação de professores articulada a um trabalho na rede de ensino municipal de Araraquara com uma proposta de formação em serviço para os professores da educação infantil com vistas a promover a educação inclusiva. Para realização desse objetivo está sendo desenvolvido paralelamente um estudo sobre formação de professores e um programa de formação em serviço em uma escola de educação infantil. O programa segue uma metodologia de pesquisa colaborativa por meio da técnica de grupo focal. Foi realizado um mapeamento da rede de ensino infantil do município de Araraquara para obtenção de dados sobre os alunos com deficiência nela existente, bem como, um levantamento das necessidades de formação em serviço com vistas à efetivação de um trabalho inclusivo a partir de um questionário. O programa de formação acontece quinzenalmente no horário de trabalho pedagógico coletivo e conta com a participação de 05 professoras. Os dados de um ano e meio do desenvolvimento do programa mostram as dificuldades da ação reflexiva por parte das professoras, uma vez que as mesmas não vivenciam tal prática em outras situações de formação, o que é referendado pela literatura, porém, mostram também uma avaliação positiva referente a criação de um espaço de interlocução entre a prática pedagógica, o estudo teórico e a prática reflexiva proporcionado por essa experiência, que vem contribuindo com a formação em serviço das professoras participantes e modificando práticas pedagógicas no sentido de garantir um ensino de qualidade para todos. A proposta do programa é justamente criar esse espaço e contribuir nessa formação.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]Souza, Tauane Andrade de [UNESP]Piva, Maria Carolina [UNESP]2017-01-02T15:40:01Z2017-01-02T15:40:01Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09637application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYzNw==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09849http://hdl.handle.net/11449/1469362013-09637-carneiro.pdf41077553968977950000-0002-8961-3617PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146936Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:11:53.193348Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas
title Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas
spellingShingle Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas
Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
Educação inclusiva
Formação de professores
Educação infantil
title_short Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas
title_full Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas
title_fullStr Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas
title_full_unstemmed Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas
title_sort Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas
author Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
author_facet Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
Souza, Tauane Andrade de [UNESP]
Piva, Maria Carolina [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Tauane Andrade de [UNESP]
Piva, Maria Carolina [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
Souza, Tauane Andrade de [UNESP]
Piva, Maria Carolina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Formação de professores
Educação infantil
topic Educação inclusiva
Formação de professores
Educação infantil
description A educação brasileira tem discutido de forma mais efetiva a pouco mais de uma década um novo paradigma em que a escola, segmento social fundamental na formação humana, deverá oferecer a todos os indivíduos condições plenas de desenvolvimento. Esse paradigma recebe o adjetivo de novo porque historicamente a escola não se constituiu como espaço aberto de educação para toda população brasileira. O movimento denominado de inclusão escolar é relativamente novo se considerarmos o grande período de exclusão escolar que muitas minorias historicamente marginalizadas viveram, sendo estas impedidas de usufruírem das oportunidades educacionais disponibilizadas aos que tinham acesso à educação. A educação inclusiva pressupõe uma reorganização no sistema educacional de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem a toda população em idade escolar. Embora o "todos" seja abrangente e englobe uma variedade de segmentos, neste projeto focamos um segmento populacional especifico, alunos com deficiência, que por características distintas muitas vezes requerem da escola ações diferenciadas. Este projeto tem como objetivo geral implementar uma investigação sobre formação de professores articulada a um trabalho na rede de ensino municipal de Araraquara com uma proposta de formação em serviço para os professores da educação infantil com vistas a promover a educação inclusiva. Para realização desse objetivo está sendo desenvolvido paralelamente um estudo sobre formação de professores e um programa de formação em serviço em uma escola de educação infantil. O programa segue uma metodologia de pesquisa colaborativa por meio da técnica de grupo focal. Foi realizado um mapeamento da rede de ensino infantil do município de Araraquara para obtenção de dados sobre os alunos com deficiência nela existente, bem como, um levantamento das necessidades de formação em serviço com vistas à efetivação de um trabalho inclusivo a partir de um questionário. O programa de formação acontece quinzenalmente no horário de trabalho pedagógico coletivo e conta com a participação de 05 professoras. Os dados de um ano e meio do desenvolvimento do programa mostram as dificuldades da ação reflexiva por parte das professoras, uma vez que as mesmas não vivenciam tal prática em outras situações de formação, o que é referendado pela literatura, porém, mostram também uma avaliação positiva referente a criação de um espaço de interlocução entre a prática pedagógica, o estudo teórico e a prática reflexiva proporcionado por essa experiência, que vem contribuindo com a formação em serviço das professoras participantes e modificando práticas pedagógicas no sentido de garantir um ensino de qualidade para todos. A proposta do programa é justamente criar esse espaço e contribuir nessa formação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:01Z
2017-01-02T15:40:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYzNw==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09849
http://hdl.handle.net/11449/146936
2013-09637-carneiro.pdf
4107755396897795
0000-0002-8961-3617
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYzNw==
http://hdl.handle.net/11449/146936
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09849
2013-09637-carneiro.pdf
4107755396897795
0000-0002-8961-3617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09637
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128907069620224