Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYzNw== http://hdl.handle.net/11449/146936 |
Resumo: | A educação brasileira tem discutido de forma mais efetiva a pouco mais de uma década um novo paradigma em que a escola, segmento social fundamental na formação humana, deverá oferecer a todos os indivíduos condições plenas de desenvolvimento. Esse paradigma recebe o adjetivo de novo porque historicamente a escola não se constituiu como espaço aberto de educação para toda população brasileira. O movimento denominado de inclusão escolar é relativamente novo se considerarmos o grande período de exclusão escolar que muitas minorias historicamente marginalizadas viveram, sendo estas impedidas de usufruírem das oportunidades educacionais disponibilizadas aos que tinham acesso à educação. A educação inclusiva pressupõe uma reorganização no sistema educacional de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem a toda população em idade escolar. Embora o "todos" seja abrangente e englobe uma variedade de segmentos, neste projeto focamos um segmento populacional especifico, alunos com deficiência, que por características distintas muitas vezes requerem da escola ações diferenciadas. Este projeto tem como objetivo geral implementar uma investigação sobre formação de professores articulada a um trabalho na rede de ensino municipal de Araraquara com uma proposta de formação em serviço para os professores da educação infantil com vistas a promover a educação inclusiva. Para realização desse objetivo está sendo desenvolvido paralelamente um estudo sobre formação de professores e um programa de formação em serviço em uma escola de educação infantil. O programa segue uma metodologia de pesquisa colaborativa por meio da técnica de grupo focal. Foi realizado um mapeamento da rede de ensino infantil do município de Araraquara para obtenção de dados sobre os alunos com deficiência nela existente, bem como, um levantamento das necessidades de formação em serviço com vistas à efetivação de um trabalho inclusivo a partir de um questionário. O programa de formação acontece quinzenalmente no horário de trabalho pedagógico coletivo e conta com a participação de 05 professoras. Os dados de um ano e meio do desenvolvimento do programa mostram as dificuldades da ação reflexiva por parte das professoras, uma vez que as mesmas não vivenciam tal prática em outras situações de formação, o que é referendado pela literatura, porém, mostram também uma avaliação positiva referente a criação de um espaço de interlocução entre a prática pedagógica, o estudo teórico e a prática reflexiva proporcionado por essa experiência, que vem contribuindo com a formação em serviço das professoras participantes e modificando práticas pedagógicas no sentido de garantir um ensino de qualidade para todos. A proposta do programa é justamente criar esse espaço e contribuir nessa formação. |
id |
UNSP_582d8aa3aafafb76dabaaa3767ce8c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146936 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivasEducação inclusivaFormação de professoresEducação infantilA educação brasileira tem discutido de forma mais efetiva a pouco mais de uma década um novo paradigma em que a escola, segmento social fundamental na formação humana, deverá oferecer a todos os indivíduos condições plenas de desenvolvimento. Esse paradigma recebe o adjetivo de novo porque historicamente a escola não se constituiu como espaço aberto de educação para toda população brasileira. O movimento denominado de inclusão escolar é relativamente novo se considerarmos o grande período de exclusão escolar que muitas minorias historicamente marginalizadas viveram, sendo estas impedidas de usufruírem das oportunidades educacionais disponibilizadas aos que tinham acesso à educação. A educação inclusiva pressupõe uma reorganização no sistema educacional de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem a toda população em idade escolar. Embora o "todos" seja abrangente e englobe uma variedade de segmentos, neste projeto focamos um segmento populacional especifico, alunos com deficiência, que por características distintas muitas vezes requerem da escola ações diferenciadas. Este projeto tem como objetivo geral implementar uma investigação sobre formação de professores articulada a um trabalho na rede de ensino municipal de Araraquara com uma proposta de formação em serviço para os professores da educação infantil com vistas a promover a educação inclusiva. Para realização desse objetivo está sendo desenvolvido paralelamente um estudo sobre formação de professores e um programa de formação em serviço em uma escola de educação infantil. O programa segue uma metodologia de pesquisa colaborativa por meio da técnica de grupo focal. Foi realizado um mapeamento da rede de ensino infantil do município de Araraquara para obtenção de dados sobre os alunos com deficiência nela existente, bem como, um levantamento das necessidades de formação em serviço com vistas à efetivação de um trabalho inclusivo a partir de um questionário. O programa de formação acontece quinzenalmente no horário de trabalho pedagógico coletivo e conta com a participação de 05 professoras. Os dados de um ano e meio do desenvolvimento do programa mostram as dificuldades da ação reflexiva por parte das professoras, uma vez que as mesmas não vivenciam tal prática em outras situações de formação, o que é referendado pela literatura, porém, mostram também uma avaliação positiva referente a criação de um espaço de interlocução entre a prática pedagógica, o estudo teórico e a prática reflexiva proporcionado por essa experiência, que vem contribuindo com a formação em serviço das professoras participantes e modificando práticas pedagógicas no sentido de garantir um ensino de qualidade para todos. A proposta do programa é justamente criar esse espaço e contribuir nessa formação.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]Souza, Tauane Andrade de [UNESP]Piva, Maria Carolina [UNESP]2017-01-02T15:40:01Z2017-01-02T15:40:01Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09637application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYzNw==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09849http://hdl.handle.net/11449/1469362013-09637-carneiro.pdf41077553968977950000-0002-8961-3617PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146936Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:11:53.193348Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas |
title |
Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas |
spellingShingle |
Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP] Educação inclusiva Formação de professores Educação infantil |
title_short |
Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas |
title_full |
Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas |
title_fullStr |
Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas |
title_full_unstemmed |
Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas |
title_sort |
Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas |
author |
Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP] |
author_facet |
Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP] Souza, Tauane Andrade de [UNESP] Piva, Maria Carolina [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Tauane Andrade de [UNESP] Piva, Maria Carolina [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP] Souza, Tauane Andrade de [UNESP] Piva, Maria Carolina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Formação de professores Educação infantil |
topic |
Educação inclusiva Formação de professores Educação infantil |
description |
A educação brasileira tem discutido de forma mais efetiva a pouco mais de uma década um novo paradigma em que a escola, segmento social fundamental na formação humana, deverá oferecer a todos os indivíduos condições plenas de desenvolvimento. Esse paradigma recebe o adjetivo de novo porque historicamente a escola não se constituiu como espaço aberto de educação para toda população brasileira. O movimento denominado de inclusão escolar é relativamente novo se considerarmos o grande período de exclusão escolar que muitas minorias historicamente marginalizadas viveram, sendo estas impedidas de usufruírem das oportunidades educacionais disponibilizadas aos que tinham acesso à educação. A educação inclusiva pressupõe uma reorganização no sistema educacional de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem a toda população em idade escolar. Embora o "todos" seja abrangente e englobe uma variedade de segmentos, neste projeto focamos um segmento populacional especifico, alunos com deficiência, que por características distintas muitas vezes requerem da escola ações diferenciadas. Este projeto tem como objetivo geral implementar uma investigação sobre formação de professores articulada a um trabalho na rede de ensino municipal de Araraquara com uma proposta de formação em serviço para os professores da educação infantil com vistas a promover a educação inclusiva. Para realização desse objetivo está sendo desenvolvido paralelamente um estudo sobre formação de professores e um programa de formação em serviço em uma escola de educação infantil. O programa segue uma metodologia de pesquisa colaborativa por meio da técnica de grupo focal. Foi realizado um mapeamento da rede de ensino infantil do município de Araraquara para obtenção de dados sobre os alunos com deficiência nela existente, bem como, um levantamento das necessidades de formação em serviço com vistas à efetivação de um trabalho inclusivo a partir de um questionário. O programa de formação acontece quinzenalmente no horário de trabalho pedagógico coletivo e conta com a participação de 05 professoras. Os dados de um ano e meio do desenvolvimento do programa mostram as dificuldades da ação reflexiva por parte das professoras, uma vez que as mesmas não vivenciam tal prática em outras situações de formação, o que é referendado pela literatura, porém, mostram também uma avaliação positiva referente a criação de um espaço de interlocução entre a prática pedagógica, o estudo teórico e a prática reflexiva proporcionado por essa experiência, que vem contribuindo com a formação em serviço das professoras participantes e modificando práticas pedagógicas no sentido de garantir um ensino de qualidade para todos. A proposta do programa é justamente criar esse espaço e contribuir nessa formação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:01Z 2017-01-02T15:40:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYzNw== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09849 http://hdl.handle.net/11449/146936 2013-09637-carneiro.pdf 4107755396897795 0000-0002-8961-3617 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYzNw== http://hdl.handle.net/11449/146936 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09849 2013-09637-carneiro.pdf 4107755396897795 0000-0002-8961-3617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09637 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128907069620224 |