Bandeiras, hinos e cantos: as armas cívicas dos pelotões de saúde em Santa Catarina (1941-1953)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3945 |
Resumo: | Apresentamos, no presente texto, os resultados de uma pesquisa histórica que se fundamentou nas relações estabelecidas entre as propostas de nacionalização do ensino e das ideias da Escola Nova, por meio de símbolos educativos que visavam à reestruturação e regeneração da pátria. Com essa perspectiva, a partir de 1940, o Estado de Santa Catarina implantou as associações auxiliares da escola, e, entre elas, os pelotões de saúde. Tomamos como pressuposto de análise o período de 1941 a 1953 e utilizamos como principais fontes de pesquisa os relatórios e as atas dessas associações, documentos escritos pelos próprios alunos alistados nos pelotões. As fontes permitem compreender como as crianças interagiam e concebiam os cuidados com a saúde, possibilitando escrutinar e inferir como era o funcionamento das instituições que objetivavam inculcar valores morais e físicos, incorporados exatamente como pretendia o discurso médico higienista. |
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Apresentamos, no presente texto, os resultados de uma pesquisa histórica que se fundamentou nas relações estabelecidas entre as propostas de nacionalização do ensino e das ideias da Escola Nova, por meio de símbolos educativos que visavam à reestruturação e regeneração da pátria. Com essa perspectiva, a partir de 1940, o Estado de Santa Catarina implantou as associações auxiliares da escola, e, entre elas, os pelotões de saúde. Tomamos como pressuposto de análise o período de 1941 a 1953 e utilizamos como principais fontes de pesquisa os relatórios e as atas dessas associações, documentos escritos pelos próprios alunos alistados nos pelotões. As fontes permitem compreender como as crianças interagiam e concebiam os cuidados com a saúde, possibilitando escrutinar e inferir como era o funcionamento das instituições que objetivavam inculcar valores morais e físicos, incorporados exatamente como pretendia o discurso médico higienista. |
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