A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7197 |
Resumo: | O presente estudo aborda a articulação entre a Ouvidoria e a autoavaliação institucional como subsídio para a Gestão Universitária, por meio da realização de um estudo de caso, envolvendo três universidades comunitárias do RS e mais especificamente, o Ouvidor e o Coordenador da CPA das mesmas. Teve como objetivo analisar como se dá a articulação entre o trabalho da Ouvidoria e da CPA no processo de autoavaliação institucional a fim de melhor subsidiar o planejamento e a gestão institucional. O estudo de abordagem qualitativa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo (Bardin, 2011), a partir dos referenciais legais e teóricos adotados: Andriola (2009); Alves (2019); Biagini (2016); Kalil (2013), dentre outros. A análise dos dados evidenciou que há relação entre o trabalho das duas instâncias institucionais - CPA e Ouvidoria. As articulações já existentes entre elas, em duas das três instituições investigadas, já denotam contribuições ao planejamento e à gestão institucional, o que poderia ser fortalecido a partir da intensificação e ampliação do trabalho articulado por meio de ações conjuntas que possibilitem o cruzamento das informações oriundas de ambos os processos. |
id |
UNOCHAPO-1_4f9bb471055c7fed52af291541713a15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7197 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIAEnsino Superior. Ouvidoria. Autoavaliação. Planejamento. Gestão.O presente estudo aborda a articulação entre a Ouvidoria e a autoavaliação institucional como subsídio para a Gestão Universitária, por meio da realização de um estudo de caso, envolvendo três universidades comunitárias do RS e mais especificamente, o Ouvidor e o Coordenador da CPA das mesmas. Teve como objetivo analisar como se dá a articulação entre o trabalho da Ouvidoria e da CPA no processo de autoavaliação institucional a fim de melhor subsidiar o planejamento e a gestão institucional. O estudo de abordagem qualitativa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo (Bardin, 2011), a partir dos referenciais legais e teóricos adotados: Andriola (2009); Alves (2019); Biagini (2016); Kalil (2013), dentre outros. A análise dos dados evidenciou que há relação entre o trabalho das duas instâncias institucionais - CPA e Ouvidoria. As articulações já existentes entre elas, em duas das três instituições investigadas, já denotam contribuições ao planejamento e à gestão institucional, o que poderia ser fortalecido a partir da intensificação e ampliação do trabalho articulado por meio de ações conjuntas que possibilitem o cruzamento das informações oriundas de ambos os processos.Unochapecó2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/719710.22196/rp.v24i1.7197Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-23Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-231984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7197/3816Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeinhardt, MoanaCezar da Rosa, Isabel Cristina2023-01-17T16:32:30Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7197Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T16:32:30Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title |
A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
spellingShingle |
A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA Meinhardt, Moana Ensino Superior. Ouvidoria. Autoavaliação. Planejamento. Gestão. |
title_short |
A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full |
A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_fullStr |
A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full_unstemmed |
A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_sort |
A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
author |
Meinhardt, Moana |
author_facet |
Meinhardt, Moana Cezar da Rosa, Isabel Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Cezar da Rosa, Isabel Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meinhardt, Moana Cezar da Rosa, Isabel Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior. Ouvidoria. Autoavaliação. Planejamento. Gestão. |
topic |
Ensino Superior. Ouvidoria. Autoavaliação. Planejamento. Gestão. |
description |
O presente estudo aborda a articulação entre a Ouvidoria e a autoavaliação institucional como subsídio para a Gestão Universitária, por meio da realização de um estudo de caso, envolvendo três universidades comunitárias do RS e mais especificamente, o Ouvidor e o Coordenador da CPA das mesmas. Teve como objetivo analisar como se dá a articulação entre o trabalho da Ouvidoria e da CPA no processo de autoavaliação institucional a fim de melhor subsidiar o planejamento e a gestão institucional. O estudo de abordagem qualitativa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo (Bardin, 2011), a partir dos referenciais legais e teóricos adotados: Andriola (2009); Alves (2019); Biagini (2016); Kalil (2013), dentre outros. A análise dos dados evidenciou que há relação entre o trabalho das duas instâncias institucionais - CPA e Ouvidoria. As articulações já existentes entre elas, em duas das três instituições investigadas, já denotam contribuições ao planejamento e à gestão institucional, o que poderia ser fortalecido a partir da intensificação e ampliação do trabalho articulado por meio de ações conjuntas que possibilitem o cruzamento das informações oriundas de ambos os processos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7197 10.22196/rp.v24i1.7197 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7197 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.7197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7197/3816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-23 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-23 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991574687744 |