A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinhardt, Moana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cezar da Rosa, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7197
Resumo: O presente estudo aborda a articulação entre a Ouvidoria e a autoavaliação institucional como subsídio para a Gestão Universitária, por meio da realização de um estudo de caso, envolvendo três universidades comunitárias do RS e mais especificamente, o Ouvidor e o Coordenador da CPA das mesmas. Teve como objetivo analisar como se dá a articulação entre o trabalho da Ouvidoria e da CPA no processo de autoavaliação institucional a fim de melhor subsidiar o planejamento e a gestão institucional. O estudo de abordagem qualitativa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo (Bardin, 2011), a partir dos referenciais legais e teóricos adotados: Andriola (2009); Alves (2019); Biagini (2016); Kalil (2013), dentre outros. A análise dos dados evidenciou que há relação entre o trabalho das duas instâncias institucionais - CPA e Ouvidoria. As articulações já existentes entre elas, em duas das três instituições investigadas, já denotam contribuições ao planejamento e à gestão institucional, o que poderia ser fortalecido a partir da intensificação e ampliação do trabalho articulado por meio de ações conjuntas que possibilitem o cruzamento das informações oriundas de ambos os processos.
id UNOCHAPO-1_4f9bb471055c7fed52af291541713a15
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7197
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIAEnsino Superior. Ouvidoria. Autoavaliação. Planejamento. Gestão.O presente estudo aborda a articulação entre a Ouvidoria e a autoavaliação institucional como subsídio para a Gestão Universitária, por meio da realização de um estudo de caso, envolvendo três universidades comunitárias do RS e mais especificamente, o Ouvidor e o Coordenador da CPA das mesmas. Teve como objetivo analisar como se dá a articulação entre o trabalho da Ouvidoria e da CPA no processo de autoavaliação institucional a fim de melhor subsidiar o planejamento e a gestão institucional. O estudo de abordagem qualitativa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo (Bardin, 2011), a partir dos referenciais legais e teóricos adotados: Andriola (2009); Alves (2019); Biagini (2016); Kalil (2013), dentre outros. A análise dos dados evidenciou que há relação entre o trabalho das duas instâncias institucionais - CPA e Ouvidoria. As articulações já existentes entre elas, em duas das três instituições investigadas, já denotam contribuições ao planejamento e à gestão institucional, o que poderia ser fortalecido a partir da intensificação e ampliação do trabalho articulado por meio de ações conjuntas que possibilitem o cruzamento das informações oriundas de ambos os processos.Unochapecó2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/719710.22196/rp.v24i1.7197Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-23Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-231984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7197/3816Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeinhardt, MoanaCezar da Rosa, Isabel Cristina2022-10-12T21:58:33Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7197Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2022-10-12T21:58:33Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
spellingShingle A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Meinhardt, Moana
Ensino Superior. Ouvidoria. Autoavaliação. Planejamento. Gestão.
title_short A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_full A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_fullStr A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
title_sort A ARTICULAÇÃO ENTRE A OUVIDORIA E A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FORTALECENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA
author Meinhardt, Moana
author_facet Meinhardt, Moana
Cezar da Rosa, Isabel Cristina
author_role author
author2 Cezar da Rosa, Isabel Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meinhardt, Moana
Cezar da Rosa, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior. Ouvidoria. Autoavaliação. Planejamento. Gestão.
topic Ensino Superior. Ouvidoria. Autoavaliação. Planejamento. Gestão.
description O presente estudo aborda a articulação entre a Ouvidoria e a autoavaliação institucional como subsídio para a Gestão Universitária, por meio da realização de um estudo de caso, envolvendo três universidades comunitárias do RS e mais especificamente, o Ouvidor e o Coordenador da CPA das mesmas. Teve como objetivo analisar como se dá a articulação entre o trabalho da Ouvidoria e da CPA no processo de autoavaliação institucional a fim de melhor subsidiar o planejamento e a gestão institucional. O estudo de abordagem qualitativa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo (Bardin, 2011), a partir dos referenciais legais e teóricos adotados: Andriola (2009); Alves (2019); Biagini (2016); Kalil (2013), dentre outros. A análise dos dados evidenciou que há relação entre o trabalho das duas instâncias institucionais - CPA e Ouvidoria. As articulações já existentes entre elas, em duas das três instituições investigadas, já denotam contribuições ao planejamento e à gestão institucional, o que poderia ser fortalecido a partir da intensificação e ampliação do trabalho articulado por meio de ações conjuntas que possibilitem o cruzamento das informações oriundas de ambos os processos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7197
10.22196/rp.v24i1.7197
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7197
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.7197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7197/3816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-23
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-23
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1754571041961672704