INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6296 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir o desenvolvimento do indivíduo e do complexo da educação como perspectiva da formação humana. A pesquisa utiliza a metodologia que se adequa à natureza teórico-bibliográfica sobre o desenvolvimento do indivíduo e sua relação com o complexo da educação, a partir de uma investigação crítica com base nas contribuições da ontologia do ser social e da psicologia histórico-cultural. Por situar-se em uma investigação crítica, busca apreender a natureza própria, as contradições, as possibilidades e os limites do processo social de formação humana. O artigo está dividido em três partes: na primeira, tratamos sobre o que é o indivíduo como ser social e cultural; na segunda, analisamos a formação do indivíduo na sociedade do capital; e, por fim, abordamos o processo de educação na perspectiva da emancipação humana. Conclui-se que somente a partir de uma compreensão histórica dos processos de formação do indivíduo e da análise do complexo educativo, pelo qual se efetiva esse processo de formação é possível uma contribuição na busca da emancipação humana. |
id |
UNOCHAPO-1_60cef64e6e083a4d513cae0ec66f87fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6296 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANAIndivíduo. Educação. Emancipação Humana.O objetivo deste trabalho é discutir o desenvolvimento do indivíduo e do complexo da educação como perspectiva da formação humana. A pesquisa utiliza a metodologia que se adequa à natureza teórico-bibliográfica sobre o desenvolvimento do indivíduo e sua relação com o complexo da educação, a partir de uma investigação crítica com base nas contribuições da ontologia do ser social e da psicologia histórico-cultural. Por situar-se em uma investigação crítica, busca apreender a natureza própria, as contradições, as possibilidades e os limites do processo social de formação humana. O artigo está dividido em três partes: na primeira, tratamos sobre o que é o indivíduo como ser social e cultural; na segunda, analisamos a formação do indivíduo na sociedade do capital; e, por fim, abordamos o processo de educação na perspectiva da emancipação humana. Conclui-se que somente a partir de uma compreensão histórica dos processos de formação do indivíduo e da análise do complexo educativo, pelo qual se efetiva esse processo de formação é possível uma contribuição na busca da emancipação humana.Unochapecó2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/629610.22196/rp.v22i0.6296Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-20Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6296/3514Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira dos Santos, Marismêniade Araújo, Maria Núbiade Paula Gonçalves, Ruth Maria Mesquita de Oliveira, Ciro2021-07-07T17:31:23Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6296Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-07-07T17:31:23Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA |
title |
INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA |
spellingShingle |
INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA Nogueira dos Santos, Marismênia Indivíduo. Educação. Emancipação Humana. |
title_short |
INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA |
title_full |
INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA |
title_fullStr |
INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA |
title_full_unstemmed |
INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA |
title_sort |
INDIVÍDUO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA |
author |
Nogueira dos Santos, Marismênia |
author_facet |
Nogueira dos Santos, Marismênia de Araújo, Maria Núbia de Paula Gonçalves, Ruth Maria Mesquita de Oliveira, Ciro |
author_role |
author |
author2 |
de Araújo, Maria Núbia de Paula Gonçalves, Ruth Maria Mesquita de Oliveira, Ciro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira dos Santos, Marismênia de Araújo, Maria Núbia de Paula Gonçalves, Ruth Maria Mesquita de Oliveira, Ciro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indivíduo. Educação. Emancipação Humana. |
topic |
Indivíduo. Educação. Emancipação Humana. |
description |
O objetivo deste trabalho é discutir o desenvolvimento do indivíduo e do complexo da educação como perspectiva da formação humana. A pesquisa utiliza a metodologia que se adequa à natureza teórico-bibliográfica sobre o desenvolvimento do indivíduo e sua relação com o complexo da educação, a partir de uma investigação crítica com base nas contribuições da ontologia do ser social e da psicologia histórico-cultural. Por situar-se em uma investigação crítica, busca apreender a natureza própria, as contradições, as possibilidades e os limites do processo social de formação humana. O artigo está dividido em três partes: na primeira, tratamos sobre o que é o indivíduo como ser social e cultural; na segunda, analisamos a formação do indivíduo na sociedade do capital; e, por fim, abordamos o processo de educação na perspectiva da emancipação humana. Conclui-se que somente a partir de uma compreensão histórica dos processos de formação do indivíduo e da análise do complexo educativo, pelo qual se efetiva esse processo de formação é possível uma contribuição na busca da emancipação humana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6296 10.22196/rp.v22i0.6296 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6296 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6296/3514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-20 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-20 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1820871349919285248 |