Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Fernanda Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nachtigall, Nara Rosana Godfried, Gões, Taís Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4535
Resumo: O artigo trata da relação entre dois usos conceituais no contexto da educação não escolar: a Educação Popular e a educação social.  A análise parte do referencial de Paulo Freire e da interlocução com um material empírico, advindo de dois cursos de formação de educadores sociais. Avaliamos que para além de uma disputa de conceitos e de projetos educacionais, há compreensões contraditórias em relação ao uso de Paulo Freire na afirmação da educação social como fundamento da prática educativa de educadores sociais. Em nossas análises, baseadas no referencial da pedagogia crítica, na pesquisa bibliográfica e de campo, esses conceitos não são complementares, ao contrário estão em disputa por afirmação e reconhecimento de uma nova área da educação.
id UNOCHAPO-1_65a0c0378fd46bebd0e8bd47d8bed5d1
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4535
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?Educação à distância. Curso Técnico. InstitucionalizaçãoO artigo trata da relação entre dois usos conceituais no contexto da educação não escolar: a Educação Popular e a educação social.  A análise parte do referencial de Paulo Freire e da interlocução com um material empírico, advindo de dois cursos de formação de educadores sociais. Avaliamos que para além de uma disputa de conceitos e de projetos educacionais, há compreensões contraditórias em relação ao uso de Paulo Freire na afirmação da educação social como fundamento da prática educativa de educadores sociais. Em nossas análises, baseadas no referencial da pedagogia crítica, na pesquisa bibliográfica e de campo, esses conceitos não são complementares, ao contrário estão em disputa por afirmação e reconhecimento de uma nova área da educação.Unochapecó2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/453510.22196/rp.v21i0.4535Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 43-62Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 43-621984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4535/2693Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulo, Fernanda SantosNachtigall, Nara Rosana GodfriedGões, Taís Pereira de2019-12-20T17:54:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4535Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?
title Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?
spellingShingle Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?
Paulo, Fernanda Santos
Educação à distância. Curso Técnico. Institucionalização
title_short Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?
title_full Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?
title_fullStr Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?
title_full_unstemmed Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?
title_sort Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?
author Paulo, Fernanda Santos
author_facet Paulo, Fernanda Santos
Nachtigall, Nara Rosana Godfried
Gões, Taís Pereira de
author_role author
author2 Nachtigall, Nara Rosana Godfried
Gões, Taís Pereira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Fernanda Santos
Nachtigall, Nara Rosana Godfried
Gões, Taís Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância. Curso Técnico. Institucionalização
topic Educação à distância. Curso Técnico. Institucionalização
description O artigo trata da relação entre dois usos conceituais no contexto da educação não escolar: a Educação Popular e a educação social.  A análise parte do referencial de Paulo Freire e da interlocução com um material empírico, advindo de dois cursos de formação de educadores sociais. Avaliamos que para além de uma disputa de conceitos e de projetos educacionais, há compreensões contraditórias em relação ao uso de Paulo Freire na afirmação da educação social como fundamento da prática educativa de educadores sociais. Em nossas análises, baseadas no referencial da pedagogia crítica, na pesquisa bibliográfica e de campo, esses conceitos não são complementares, ao contrário estão em disputa por afirmação e reconhecimento de uma nova área da educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4535
10.22196/rp.v21i0.4535
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4535
identifier_str_mv 10.22196/rp.v21i0.4535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4535/2693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 43-62
Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 43-62
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995479584768