Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4535 |
Resumo: | O artigo trata da relação entre dois usos conceituais no contexto da educação não escolar: a Educação Popular e a educação social. A análise parte do referencial de Paulo Freire e da interlocução com um material empírico, advindo de dois cursos de formação de educadores sociais. Avaliamos que para além de uma disputa de conceitos e de projetos educacionais, há compreensões contraditórias em relação ao uso de Paulo Freire na afirmação da educação social como fundamento da prática educativa de educadores sociais. Em nossas análises, baseadas no referencial da pedagogia crítica, na pesquisa bibliográfica e de campo, esses conceitos não são complementares, ao contrário estão em disputa por afirmação e reconhecimento de uma nova área da educação. |
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Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?Educação à distância. Curso Técnico. InstitucionalizaçãoO artigo trata da relação entre dois usos conceituais no contexto da educação não escolar: a Educação Popular e a educação social. A análise parte do referencial de Paulo Freire e da interlocução com um material empírico, advindo de dois cursos de formação de educadores sociais. Avaliamos que para além de uma disputa de conceitos e de projetos educacionais, há compreensões contraditórias em relação ao uso de Paulo Freire na afirmação da educação social como fundamento da prática educativa de educadores sociais. Em nossas análises, baseadas no referencial da pedagogia crítica, na pesquisa bibliográfica e de campo, esses conceitos não são complementares, ao contrário estão em disputa por afirmação e reconhecimento de uma nova área da educação.Unochapecó2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/453510.22196/rp.v21i0.4535Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 43-62Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 43-621984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4535/2693Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulo, Fernanda SantosNachtigall, Nara Rosana GodfriedGões, Taís Pereira de2019-12-20T17:54:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4535Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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