Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5064 |
Resumo: | Na educação atual um dos temas que possui grande importância é a inclusão escolar e a formação de professores para atuar com a diversidade do alunado. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas das universidades federais da região Nordeste, no que tange à discussão da educação inclusiva. Foram analisados os currículos destas licenciaturas disponibilizados pelas universidades federais da região Nordeste por meio de três etapas. A primeira tratou da presença de disciplinas voltadas para a Educação Inclusiva. A segunda analisou a distribuição da carga horária dos cursos; e a terceira analisou as ementas das disciplinas. Nossos resultados mostram grande defasagem do currículo dos cursos de licenciatura quanto à formação voltada para a inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, mostrando a necessidade de se repensar os mesmos. |
id |
UNOCHAPO-1_671ad7d802eb79302d0c9c70c60988ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5064 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e FísicaNa educação atual um dos temas que possui grande importância é a inclusão escolar e a formação de professores para atuar com a diversidade do alunado. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas das universidades federais da região Nordeste, no que tange à discussão da educação inclusiva. Foram analisados os currículos destas licenciaturas disponibilizados pelas universidades federais da região Nordeste por meio de três etapas. A primeira tratou da presença de disciplinas voltadas para a Educação Inclusiva. A segunda analisou a distribuição da carga horária dos cursos; e a terceira analisou as ementas das disciplinas. Nossos resultados mostram grande defasagem do currículo dos cursos de licenciatura quanto à formação voltada para a inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, mostrando a necessidade de se repensar os mesmos.Unochapecó2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/506410.22196/rp.v22i0.5064Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-24Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-241984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5064/2999Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBazon, Fernanda Vilhena MafraSilva, Gabriela Freitas Souza da2020-05-20T18:51:45Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5064Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:51:45Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física |
title |
Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física |
spellingShingle |
Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física Bazon, Fernanda Vilhena Mafra |
title_short |
Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física |
title_full |
Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física |
title_fullStr |
Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física |
title_full_unstemmed |
Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física |
title_sort |
Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física |
author |
Bazon, Fernanda Vilhena Mafra |
author_facet |
Bazon, Fernanda Vilhena Mafra Silva, Gabriela Freitas Souza da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gabriela Freitas Souza da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bazon, Fernanda Vilhena Mafra Silva, Gabriela Freitas Souza da |
description |
Na educação atual um dos temas que possui grande importância é a inclusão escolar e a formação de professores para atuar com a diversidade do alunado. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas das universidades federais da região Nordeste, no que tange à discussão da educação inclusiva. Foram analisados os currículos destas licenciaturas disponibilizados pelas universidades federais da região Nordeste por meio de três etapas. A primeira tratou da presença de disciplinas voltadas para a Educação Inclusiva. A segunda analisou a distribuição da carga horária dos cursos; e a terceira analisou as ementas das disciplinas. Nossos resultados mostram grande defasagem do currículo dos cursos de licenciatura quanto à formação voltada para a inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, mostrando a necessidade de se repensar os mesmos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5064 10.22196/rp.v22i0.5064 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5064 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5064/2999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-24 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-24 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995565568000 |