Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assano, Christiane Reis Dias V.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4221
Resumo: O que pode ser uma escola de música inclusiva? Como desconstruir práticas de educação musical tão presas ao sentido da visão? Como construir uma prática musical includente que permita aos deficientes visuais criar, ler, interpretar e escrever músicas? Como professora de música do CETEP Niterói-RJ (FAETEC), tenho refletido sobre estas questões desde o ingresso de alunos com deficiência visual no Curso de Teclado. Neste trabalho, procuro refletir sobre alguns momentos de nossos encontros em que exploramos sons/ruídos, "tiramos músicas de ouvido" e criamos novas músicas, navegando pelas teclas pretas e brancas do teclado. Procuro, também, refletir sobre os conhecimentos construídos por nós, mostrando o confronto de nossas diferentes lógicas e o mergulho profundo que este confronto tem provocado em nossas formas de "ler" o mundo.
id UNOCHAPO-1_8dc29685ebe24f9e6b9c2bd8e5f1afd0
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4221
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusivaciências da saúdefisioterapiaO que pode ser uma escola de música inclusiva? Como desconstruir práticas de educação musical tão presas ao sentido da visão? Como construir uma prática musical includente que permita aos deficientes visuais criar, ler, interpretar e escrever músicas? Como professora de música do CETEP Niterói-RJ (FAETEC), tenho refletido sobre estas questões desde o ingresso de alunos com deficiência visual no Curso de Teclado. Neste trabalho, procuro refletir sobre alguns momentos de nossos encontros em que exploramos sons/ruídos, "tiramos músicas de ouvido" e criamos novas músicas, navegando pelas teclas pretas e brancas do teclado. Procuro, também, refletir sobre os conhecimentos construídos por nós, mostrando o confronto de nossas diferentes lógicas e o mergulho profundo que este confronto tem provocado em nossas formas de "ler" o mundo.Unochapecó2018-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/422110.22196/rp.v7i15.4221Revista Pedagógica; Vol. 7 Núm. 15: Jul. / Dez. 2005; 181-192Revista Pedagógica; v. 7 n. 15: Jul. / Dez. 2005; 181-1921984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4221/2401Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAssano, Christiane Reis Dias V.2018-02-11T22:30:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4221Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-11T22:30:37Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva
title Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva
spellingShingle Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva
Assano, Christiane Reis Dias V.
ciências da saúde
fisioterapia
title_short Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva
title_full Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva
title_fullStr Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva
title_sort Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva
author Assano, Christiane Reis Dias V.
author_facet Assano, Christiane Reis Dias V.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assano, Christiane Reis Dias V.
dc.subject.por.fl_str_mv ciências da saúde
fisioterapia
topic ciências da saúde
fisioterapia
description O que pode ser uma escola de música inclusiva? Como desconstruir práticas de educação musical tão presas ao sentido da visão? Como construir uma prática musical includente que permita aos deficientes visuais criar, ler, interpretar e escrever músicas? Como professora de música do CETEP Niterói-RJ (FAETEC), tenho refletido sobre estas questões desde o ingresso de alunos com deficiência visual no Curso de Teclado. Neste trabalho, procuro refletir sobre alguns momentos de nossos encontros em que exploramos sons/ruídos, "tiramos músicas de ouvido" e criamos novas músicas, navegando pelas teclas pretas e brancas do teclado. Procuro, também, refletir sobre os conhecimentos construídos por nós, mostrando o confronto de nossas diferentes lógicas e o mergulho profundo que este confronto tem provocado em nossas formas de "ler" o mundo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4221
10.22196/rp.v7i15.4221
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4221
identifier_str_mv 10.22196/rp.v7i15.4221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4221/2401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 7 Núm. 15: Jul. / Dez. 2005; 181-192
Revista Pedagógica; v. 7 n. 15: Jul. / Dez. 2005; 181-192
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994817933312