Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4221 |
Resumo: | O que pode ser uma escola de música inclusiva? Como desconstruir práticas de educação musical tão presas ao sentido da visão? Como construir uma prática musical includente que permita aos deficientes visuais criar, ler, interpretar e escrever músicas? Como professora de música do CETEP Niterói-RJ (FAETEC), tenho refletido sobre estas questões desde o ingresso de alunos com deficiência visual no Curso de Teclado. Neste trabalho, procuro refletir sobre alguns momentos de nossos encontros em que exploramos sons/ruídos, "tiramos músicas de ouvido" e criamos novas músicas, navegando pelas teclas pretas e brancas do teclado. Procuro, também, refletir sobre os conhecimentos construídos por nós, mostrando o confronto de nossas diferentes lógicas e o mergulho profundo que este confronto tem provocado em nossas formas de "ler" o mundo. |
id |
UNOCHAPO-1_8dc29685ebe24f9e6b9c2bd8e5f1afd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4221 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusivaciências da saúdefisioterapiaO que pode ser uma escola de música inclusiva? Como desconstruir práticas de educação musical tão presas ao sentido da visão? Como construir uma prática musical includente que permita aos deficientes visuais criar, ler, interpretar e escrever músicas? Como professora de música do CETEP Niterói-RJ (FAETEC), tenho refletido sobre estas questões desde o ingresso de alunos com deficiência visual no Curso de Teclado. Neste trabalho, procuro refletir sobre alguns momentos de nossos encontros em que exploramos sons/ruídos, "tiramos músicas de ouvido" e criamos novas músicas, navegando pelas teclas pretas e brancas do teclado. Procuro, também, refletir sobre os conhecimentos construídos por nós, mostrando o confronto de nossas diferentes lógicas e o mergulho profundo que este confronto tem provocado em nossas formas de "ler" o mundo.Unochapecó2018-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/422110.22196/rp.v7i15.4221Revista Pedagógica; Vol. 7 Núm. 15: Jul. / Dez. 2005; 181-192Revista Pedagógica; v. 7 n. 15: Jul. / Dez. 2005; 181-1921984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4221/2401Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAssano, Christiane Reis Dias V.2018-02-11T22:30:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4221Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-11T22:30:37Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva |
title |
Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva |
spellingShingle |
Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva Assano, Christiane Reis Dias V. ciências da saúde fisioterapia |
title_short |
Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva |
title_full |
Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva |
title_fullStr |
Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva |
title_full_unstemmed |
Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva |
title_sort |
Práticas cotidianas de uma professora de música: recolhendo pistas para a formação de professores numa perspectiva inclusiva |
author |
Assano, Christiane Reis Dias V. |
author_facet |
Assano, Christiane Reis Dias V. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assano, Christiane Reis Dias V. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências da saúde fisioterapia |
topic |
ciências da saúde fisioterapia |
description |
O que pode ser uma escola de música inclusiva? Como desconstruir práticas de educação musical tão presas ao sentido da visão? Como construir uma prática musical includente que permita aos deficientes visuais criar, ler, interpretar e escrever músicas? Como professora de música do CETEP Niterói-RJ (FAETEC), tenho refletido sobre estas questões desde o ingresso de alunos com deficiência visual no Curso de Teclado. Neste trabalho, procuro refletir sobre alguns momentos de nossos encontros em que exploramos sons/ruídos, "tiramos músicas de ouvido" e criamos novas músicas, navegando pelas teclas pretas e brancas do teclado. Procuro, também, refletir sobre os conhecimentos construídos por nós, mostrando o confronto de nossas diferentes lógicas e o mergulho profundo que este confronto tem provocado em nossas formas de "ler" o mundo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4221 10.22196/rp.v7i15.4221 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4221 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v7i15.4221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4221/2401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 7 Núm. 15: Jul. / Dez. 2005; 181-192 Revista Pedagógica; v. 7 n. 15: Jul. / Dez. 2005; 181-192 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994817933312 |