COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Claudio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nóbile, Márcia, Crespi, Lívia Regina Saiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019
Resumo: O artigo objetiva investigar como se dá a compreensão do processo de aprendizagem segundo as contribuições da neuroeducação, haja vista a necessidade de estratégias didáticas que respeitem as especificidades de cada aluno e que promovam condições para que estes avancem em seus processos de aprendizagem.  Assim, esse estudo se desenvolveu a partir de uma revisão de literatura científica em artigos publicados entre janeiro de 2009 a janeiro de 2019, na base de dados SciELO. Além desses estudos, também livros sobre o tema foram utilizados para a estruturação do artigo. O período do estudo transcorreu de setembro de 2009 a dezembro de 2019. Com essa revisão de literatura, percebe-se uma convergência entre os estudos dos diversos autores que apontam que os estudos de neuroeducação podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias que auxiliam o aluno em sua aprendizagem e com embasamento científico, sobretudo respeitando a forma como o cérebro funciona. O estudo também aponta que os conhecimentos agregados às neurociências podem contribuir substantivamente para a educação e, ainda, melhorar a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.
id UNOCHAPO-1_96a40effc1894fbf0091ac972d09abd9
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6019
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da NeuroeducaçãoNeuroeducação. Cérebro. Educação. Aprendizagem.O artigo objetiva investigar como se dá a compreensão do processo de aprendizagem segundo as contribuições da neuroeducação, haja vista a necessidade de estratégias didáticas que respeitem as especificidades de cada aluno e que promovam condições para que estes avancem em seus processos de aprendizagem.  Assim, esse estudo se desenvolveu a partir de uma revisão de literatura científica em artigos publicados entre janeiro de 2009 a janeiro de 2019, na base de dados SciELO. Além desses estudos, também livros sobre o tema foram utilizados para a estruturação do artigo. O período do estudo transcorreu de setembro de 2009 a dezembro de 2019. Com essa revisão de literatura, percebe-se uma convergência entre os estudos dos diversos autores que apontam que os estudos de neuroeducação podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias que auxiliam o aluno em sua aprendizagem e com embasamento científico, sobretudo respeitando a forma como o cérebro funciona. O estudo também aponta que os conhecimentos agregados às neurociências podem contribuir substantivamente para a educação e, ainda, melhorar a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.Unochapecó2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/601910.22196/rp.v22i0.6019Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-28Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-281984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019/3379Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, ClaudioNóbile, MárciaCrespi, Lívia Regina Saiani 2021-02-08T18:48:11Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6019Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-08T18:48:11Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação
title COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação
spellingShingle COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação
Costa, Claudio
Neuroeducação. Cérebro. Educação. Aprendizagem.
title_short COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação
title_full COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação
title_fullStr COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação
title_full_unstemmed COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação
title_sort COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação
author Costa, Claudio
author_facet Costa, Claudio
Nóbile, Márcia
Crespi, Lívia Regina Saiani
author_role author
author2 Nóbile, Márcia
Crespi, Lívia Regina Saiani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Claudio
Nóbile, Márcia
Crespi, Lívia Regina Saiani
dc.subject.por.fl_str_mv Neuroeducação. Cérebro. Educação. Aprendizagem.
topic Neuroeducação. Cérebro. Educação. Aprendizagem.
description O artigo objetiva investigar como se dá a compreensão do processo de aprendizagem segundo as contribuições da neuroeducação, haja vista a necessidade de estratégias didáticas que respeitem as especificidades de cada aluno e que promovam condições para que estes avancem em seus processos de aprendizagem.  Assim, esse estudo se desenvolveu a partir de uma revisão de literatura científica em artigos publicados entre janeiro de 2009 a janeiro de 2019, na base de dados SciELO. Além desses estudos, também livros sobre o tema foram utilizados para a estruturação do artigo. O período do estudo transcorreu de setembro de 2009 a dezembro de 2019. Com essa revisão de literatura, percebe-se uma convergência entre os estudos dos diversos autores que apontam que os estudos de neuroeducação podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias que auxiliam o aluno em sua aprendizagem e com embasamento científico, sobretudo respeitando a forma como o cérebro funciona. O estudo também aponta que os conhecimentos agregados às neurociências podem contribuir substantivamente para a educação e, ainda, melhorar a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019
10.22196/rp.v22i0.6019
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.6019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019/3379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-28
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-28
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996088807424