COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019 |
Resumo: | O artigo objetiva investigar como se dá a compreensão do processo de aprendizagem segundo as contribuições da neuroeducação, haja vista a necessidade de estratégias didáticas que respeitem as especificidades de cada aluno e que promovam condições para que estes avancem em seus processos de aprendizagem. Assim, esse estudo se desenvolveu a partir de uma revisão de literatura científica em artigos publicados entre janeiro de 2009 a janeiro de 2019, na base de dados SciELO. Além desses estudos, também livros sobre o tema foram utilizados para a estruturação do artigo. O período do estudo transcorreu de setembro de 2009 a dezembro de 2019. Com essa revisão de literatura, percebe-se uma convergência entre os estudos dos diversos autores que apontam que os estudos de neuroeducação podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias que auxiliam o aluno em sua aprendizagem e com embasamento científico, sobretudo respeitando a forma como o cérebro funciona. O estudo também aponta que os conhecimentos agregados às neurociências podem contribuir substantivamente para a educação e, ainda, melhorar a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. |
id |
UNOCHAPO-1_96a40effc1894fbf0091ac972d09abd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6019 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da NeuroeducaçãoNeuroeducação. Cérebro. Educação. Aprendizagem.O artigo objetiva investigar como se dá a compreensão do processo de aprendizagem segundo as contribuições da neuroeducação, haja vista a necessidade de estratégias didáticas que respeitem as especificidades de cada aluno e que promovam condições para que estes avancem em seus processos de aprendizagem. Assim, esse estudo se desenvolveu a partir de uma revisão de literatura científica em artigos publicados entre janeiro de 2009 a janeiro de 2019, na base de dados SciELO. Além desses estudos, também livros sobre o tema foram utilizados para a estruturação do artigo. O período do estudo transcorreu de setembro de 2009 a dezembro de 2019. Com essa revisão de literatura, percebe-se uma convergência entre os estudos dos diversos autores que apontam que os estudos de neuroeducação podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias que auxiliam o aluno em sua aprendizagem e com embasamento científico, sobretudo respeitando a forma como o cérebro funciona. O estudo também aponta que os conhecimentos agregados às neurociências podem contribuir substantivamente para a educação e, ainda, melhorar a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.Unochapecó2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/601910.22196/rp.v22i0.6019Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-28Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-281984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019/3379Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, ClaudioNóbile, MárciaCrespi, Lívia Regina Saiani 2021-02-08T18:48:11Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6019Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-08T18:48:11Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação |
title |
COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação |
spellingShingle |
COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação Costa, Claudio Neuroeducação. Cérebro. Educação. Aprendizagem. |
title_short |
COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação |
title_full |
COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação |
title_fullStr |
COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação |
title_full_unstemmed |
COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação |
title_sort |
COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação |
author |
Costa, Claudio |
author_facet |
Costa, Claudio Nóbile, Márcia Crespi, Lívia Regina Saiani |
author_role |
author |
author2 |
Nóbile, Márcia Crespi, Lívia Regina Saiani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Claudio Nóbile, Márcia Crespi, Lívia Regina Saiani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neuroeducação. Cérebro. Educação. Aprendizagem. |
topic |
Neuroeducação. Cérebro. Educação. Aprendizagem. |
description |
O artigo objetiva investigar como se dá a compreensão do processo de aprendizagem segundo as contribuições da neuroeducação, haja vista a necessidade de estratégias didáticas que respeitem as especificidades de cada aluno e que promovam condições para que estes avancem em seus processos de aprendizagem. Assim, esse estudo se desenvolveu a partir de uma revisão de literatura científica em artigos publicados entre janeiro de 2009 a janeiro de 2019, na base de dados SciELO. Além desses estudos, também livros sobre o tema foram utilizados para a estruturação do artigo. O período do estudo transcorreu de setembro de 2009 a dezembro de 2019. Com essa revisão de literatura, percebe-se uma convergência entre os estudos dos diversos autores que apontam que os estudos de neuroeducação podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias que auxiliam o aluno em sua aprendizagem e com embasamento científico, sobretudo respeitando a forma como o cérebro funciona. O estudo também aponta que os conhecimentos agregados às neurociências podem contribuir substantivamente para a educação e, ainda, melhorar a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019 10.22196/rp.v22i0.6019 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019/3379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-28 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-28 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996088807424 |