Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Interface Saúde e Educação: Uma Experiência com Educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Tássia Lorene
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Peron, Suellen Ibrahim, Sena, Soraya da Silva, de Souza, Luciana Karine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/484
Resumo: Neste artigo relata-se a experiência resultante da realização de um curso de extensão oferecido a professores de Ensino Médio que acompanharam seus estudantes na visita à Mostra das Profissões/2008, organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais. O curso teve por objetivo oferecer um espaço de reflexão crítica e cientificamente fundamentada para os professores sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações para a saúde e a educação. São traçadas também considerações acerca dos desafios enfrentados e das possibilidades de melhoria para próximas edições do curso. Entende-se que a articulação entre pesquisa e extensão encontra espaço privilegiado em oportunidades como a relatada, com trocas ímpares entre educadores e pesquisadores que compartilham objetivos na busca da aproximação entre saúde e educação.
id UNOCHAPO-1_984e92c8b9d43b326900001b2df71e45
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/484
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Interface Saúde e Educação: Uma Experiência com Educadores Neste artigo relata-se a experiência resultante da realização de um curso de extensão oferecido a professores de Ensino Médio que acompanharam seus estudantes na visita à Mostra das Profissões/2008, organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais. O curso teve por objetivo oferecer um espaço de reflexão crítica e cientificamente fundamentada para os professores sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações para a saúde e a educação. São traçadas também considerações acerca dos desafios enfrentados e das possibilidades de melhoria para próximas edições do curso. Entende-se que a articulação entre pesquisa e extensão encontra espaço privilegiado em oportunidades como a relatada, com trocas ímpares entre educadores e pesquisadores que compartilham objetivos na busca da aproximação entre saúde e educação.Unochapecó2010-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/48410.22196/rp.v11i23.484Revista Pedagógica; Vol. 11 Núm. 23: Jul./Dez. 2009; 284-295Revista Pedagógica; v. 11 n. 23: Jul./Dez. 2009; 284-2951984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/484/308Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Tássia LorenePeron, Suellen IbrahimSena, Soraya da Silvade Souza, Luciana Karine2023-01-09T18:10:21Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/484Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:21Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Interface Saúde e Educação: Uma Experiência com Educadores
title Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Interface Saúde e Educação: Uma Experiência com Educadores
spellingShingle Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Interface Saúde e Educação: Uma Experiência com Educadores
de Carvalho, Tássia Lorene
title_short Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Interface Saúde e Educação: Uma Experiência com Educadores
title_full Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Interface Saúde e Educação: Uma Experiência com Educadores
title_fullStr Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Interface Saúde e Educação: Uma Experiência com Educadores
title_full_unstemmed Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Interface Saúde e Educação: Uma Experiência com Educadores
title_sort Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Interface Saúde e Educação: Uma Experiência com Educadores
author de Carvalho, Tássia Lorene
author_facet de Carvalho, Tássia Lorene
Peron, Suellen Ibrahim
Sena, Soraya da Silva
de Souza, Luciana Karine
author_role author
author2 Peron, Suellen Ibrahim
Sena, Soraya da Silva
de Souza, Luciana Karine
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Tássia Lorene
Peron, Suellen Ibrahim
Sena, Soraya da Silva
de Souza, Luciana Karine
description Neste artigo relata-se a experiência resultante da realização de um curso de extensão oferecido a professores de Ensino Médio que acompanharam seus estudantes na visita à Mostra das Profissões/2008, organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais. O curso teve por objetivo oferecer um espaço de reflexão crítica e cientificamente fundamentada para os professores sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações para a saúde e a educação. São traçadas também considerações acerca dos desafios enfrentados e das possibilidades de melhoria para próximas edições do curso. Entende-se que a articulação entre pesquisa e extensão encontra espaço privilegiado em oportunidades como a relatada, com trocas ímpares entre educadores e pesquisadores que compartilham objetivos na busca da aproximação entre saúde e educação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/484
10.22196/rp.v11i23.484
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/484
identifier_str_mv 10.22196/rp.v11i23.484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/484/308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 11 Núm. 23: Jul./Dez. 2009; 284-295
Revista Pedagógica; v. 11 n. 23: Jul./Dez. 2009; 284-295
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992085344256