Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriano de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Machado, Monike Caroline Zirke, Lara, Rafael da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453
Resumo: Sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, o presente artigo trata sobre questões que perpassam o processo de produção acadêmica, em especial aquelas entrelaçadas com a escrita, autonomia e autoria. Problematizamos, indagamos e trazemos à reflexão questões inerentes ao constituir-se autor a partir da escrita, aos desafios de se tornar autor e autônomo em um contexto cultural permeado de tecnologias digitais que, muitas vezes, facilita o acesso à informação, mas torna a autoria difusa; e, finalmente, acerca dos desafios impostos às universidades para a formação de autores autônomos em um contexto de produtivismo acadêmico cada vez maior. Longe da pretensão de responder com certeza a todas estas questões, partimos do pressuposto que o leitor também possui sua autonomia para, junto com – e a partir de – nossas palavras, construir os sentidos e significados do texto e refletir sobre os limites e possibilidades que permeiam escrita, autoria e autonomia no meio acadêmico. 
id UNOCHAPO-1_a8227c8ae0fee9cbf202e3c602148344
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1453
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectualBiologiaEnsino médioMétodos de ensinoAnfíbios.Sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, o presente artigo trata sobre questões que perpassam o processo de produção acadêmica, em especial aquelas entrelaçadas com a escrita, autonomia e autoria. Problematizamos, indagamos e trazemos à reflexão questões inerentes ao constituir-se autor a partir da escrita, aos desafios de se tornar autor e autônomo em um contexto cultural permeado de tecnologias digitais que, muitas vezes, facilita o acesso à informação, mas torna a autoria difusa; e, finalmente, acerca dos desafios impostos às universidades para a formação de autores autônomos em um contexto de produtivismo acadêmico cada vez maior. Longe da pretensão de responder com certeza a todas estas questões, partimos do pressuposto que o leitor também possui sua autonomia para, junto com – e a partir de – nossas palavras, construir os sentidos e significados do texto e refletir sobre os limites e possibilidades que permeiam escrita, autoria e autonomia no meio acadêmico. Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/145310.22196/rp.v14i29.1453Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 259-294Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 259-2941984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453/814Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Adriano deMachado, Monike Caroline ZirkeLara, Rafael da Cunha2016-11-25T16:39:19Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1453Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:19Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual
title Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual
spellingShingle Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual
Oliveira, Adriano de
Biologia
Ensino médio
Métodos de ensino
Anfíbios.
title_short Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual
title_full Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual
title_fullStr Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual
title_full_unstemmed Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual
title_sort Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual
author Oliveira, Adriano de
author_facet Oliveira, Adriano de
Machado, Monike Caroline Zirke
Lara, Rafael da Cunha
author_role author
author2 Machado, Monike Caroline Zirke
Lara, Rafael da Cunha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriano de
Machado, Monike Caroline Zirke
Lara, Rafael da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Ensino médio
Métodos de ensino
Anfíbios.
topic Biologia
Ensino médio
Métodos de ensino
Anfíbios.
description Sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, o presente artigo trata sobre questões que perpassam o processo de produção acadêmica, em especial aquelas entrelaçadas com a escrita, autonomia e autoria. Problematizamos, indagamos e trazemos à reflexão questões inerentes ao constituir-se autor a partir da escrita, aos desafios de se tornar autor e autônomo em um contexto cultural permeado de tecnologias digitais que, muitas vezes, facilita o acesso à informação, mas torna a autoria difusa; e, finalmente, acerca dos desafios impostos às universidades para a formação de autores autônomos em um contexto de produtivismo acadêmico cada vez maior. Longe da pretensão de responder com certeza a todas estas questões, partimos do pressuposto que o leitor também possui sua autonomia para, junto com – e a partir de – nossas palavras, construir os sentidos e significados do texto e refletir sobre os limites e possibilidades que permeiam escrita, autoria e autonomia no meio acadêmico. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453
10.22196/rp.v14i29.1453
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453
identifier_str_mv 10.22196/rp.v14i29.1453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453/814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 259-294
Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 259-294
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1754571039617056768