Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453 |
Resumo: | Sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, o presente artigo trata sobre questões que perpassam o processo de produção acadêmica, em especial aquelas entrelaçadas com a escrita, autonomia e autoria. Problematizamos, indagamos e trazemos à reflexão questões inerentes ao constituir-se autor a partir da escrita, aos desafios de se tornar autor e autônomo em um contexto cultural permeado de tecnologias digitais que, muitas vezes, facilita o acesso à informação, mas torna a autoria difusa; e, finalmente, acerca dos desafios impostos às universidades para a formação de autores autônomos em um contexto de produtivismo acadêmico cada vez maior. Longe da pretensão de responder com certeza a todas estas questões, partimos do pressuposto que o leitor também possui sua autonomia para, junto com – e a partir de – nossas palavras, construir os sentidos e significados do texto e refletir sobre os limites e possibilidades que permeiam escrita, autoria e autonomia no meio acadêmico. |
id |
UNOCHAPO-1_a8227c8ae0fee9cbf202e3c602148344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1453 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectualBiologiaEnsino médioMétodos de ensinoAnfíbios.Sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, o presente artigo trata sobre questões que perpassam o processo de produção acadêmica, em especial aquelas entrelaçadas com a escrita, autonomia e autoria. Problematizamos, indagamos e trazemos à reflexão questões inerentes ao constituir-se autor a partir da escrita, aos desafios de se tornar autor e autônomo em um contexto cultural permeado de tecnologias digitais que, muitas vezes, facilita o acesso à informação, mas torna a autoria difusa; e, finalmente, acerca dos desafios impostos às universidades para a formação de autores autônomos em um contexto de produtivismo acadêmico cada vez maior. Longe da pretensão de responder com certeza a todas estas questões, partimos do pressuposto que o leitor também possui sua autonomia para, junto com – e a partir de – nossas palavras, construir os sentidos e significados do texto e refletir sobre os limites e possibilidades que permeiam escrita, autoria e autonomia no meio acadêmico. Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/145310.22196/rp.v14i29.1453Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 259-294Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 259-2941984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453/814Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Adriano deMachado, Monike Caroline ZirkeLara, Rafael da Cunha2016-11-25T16:39:19Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1453Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:19Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual |
title |
Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual |
spellingShingle |
Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual Oliveira, Adriano de Biologia Ensino médio Métodos de ensino Anfíbios. |
title_short |
Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual |
title_full |
Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual |
title_fullStr |
Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual |
title_full_unstemmed |
Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual |
title_sort |
Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual |
author |
Oliveira, Adriano de |
author_facet |
Oliveira, Adriano de Machado, Monike Caroline Zirke Lara, Rafael da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Monike Caroline Zirke Lara, Rafael da Cunha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adriano de Machado, Monike Caroline Zirke Lara, Rafael da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Ensino médio Métodos de ensino Anfíbios. |
topic |
Biologia Ensino médio Métodos de ensino Anfíbios. |
description |
Sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, o presente artigo trata sobre questões que perpassam o processo de produção acadêmica, em especial aquelas entrelaçadas com a escrita, autonomia e autoria. Problematizamos, indagamos e trazemos à reflexão questões inerentes ao constituir-se autor a partir da escrita, aos desafios de se tornar autor e autônomo em um contexto cultural permeado de tecnologias digitais que, muitas vezes, facilita o acesso à informação, mas torna a autoria difusa; e, finalmente, acerca dos desafios impostos às universidades para a formação de autores autônomos em um contexto de produtivismo acadêmico cada vez maior. Longe da pretensão de responder com certeza a todas estas questões, partimos do pressuposto que o leitor também possui sua autonomia para, junto com – e a partir de – nossas palavras, construir os sentidos e significados do texto e refletir sobre os limites e possibilidades que permeiam escrita, autoria e autonomia no meio acadêmico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453 10.22196/rp.v14i29.1453 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v14i29.1453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453/814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 259-294 Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 259-294 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992594952192 |